Banco Central do Brasil
Cliente:
PROJETO
Curso “Técnicas de Elaboração de Cenários Prospectivos”
Dez / 2014 – duração 24h
CONSULTORES
- Raul Sturari
- Verônica Korilio
Conteúdo programático:
- A Prospectiva Estratégica
- Cenários prospectivos
- O planejamento por cenários
- Apresentação da Metodologia FIGE – Ferramentas
- Integradas de Gestão Estratégica
- A prospectiva no tempo
- A prospectiva no Brasil e no mundo
- Principais técnicas de análise prospectiva, com apresentação de casos
- Método GBN
- Análise Morfológica
- SWOT prospectivo
- Método SAGRES para elaboração de cenários prospectivos
- Esquematização, análise, interpretação e descrição de Cenários
- Monitoramento e atualização dos cenários
- Estudo de caso referente ao método Sagres
CGEE
Cliente:
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos
Projeto:
Concepção metodológica e elaboração de cenários prospectivos no âmbito do estudo Estratégia de Expansão da Educação Superior no Brasil, do ponto de vista técnico e institucional, com ênfase nos aspectos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação
EQUIPE PRINCIPAL
Consultores:
- Raul Sturari– coordenador geral
- Mário Andreuzza
- Verônica Korilio
- Fernando Fernandes
- Rodolfo Prado Mello
- Carlos Porfírio Junior
Amazul
Cliente:
Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.
EQUIPE PRINCIPAL
Consultores:
- Mário Andreuzza – coordenador geral
- Verônica Korilio
- Raul Sturari
Projeto:
O primeiro processo de Planejamento e Gestão Estratégica no âmbito da AMAZUL permitiu oportuna integração e fortalecimento institucional, antes mesmo da empresa completar seu primeiro ano de efetivo funcionamento. O projeto teve a duração de 06 meses e foi estruturado em 06 (seis) fases:
- Início do projeto
- Intenção estratégica e avaliação diagnóstica
- Análise prospectiva
- Planejamento estratégico
- Desdobramento e alinhamento da Estratégia
- Encerramento do projeto
A implantação e o funcionamento do Planejamento Estratégico na AMAZUL contemplou a efetiva participação de dirigentes e empregados na construção e consolidação de um pensamento sistêmico. Também considerou os valores que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Os trinta objetivos e respectivos indicadores e metas permitirão que a AMAZUL participe de modo protagonista na construção do Submarino Nuclear Brasileiro, ao tempo que oferece à Nação conhecimentos e tecnologias, bem como profissionais qualificados na área nuclear e de construção de submarinos.
Produto:
Este número especial do Informativo AMAZUL foi elaborado no âmbito do projeto denominado Planejamento Estratégico da AMAZUL (PEA), como um artifício para apresentar o cenário foco em que a empresa estará atuando, no horizonte temporal de 2030. Trata-se de transportar o leitor até a data de sua “publicação”, ou seja, sexta-feira, 23 de agosto de 2030. A descrição comporta um cenário futuro perfeitamente plausível, cuja construção depende, em parte, de atitudes e medidas ao alcance da AMAZUL. O futuro chegou. Qual foi sua contribuição?
Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Cliente:
Tribunal Regional Federal da 1ª Região, da Justiça Federal
Projetos:
Assessoria técnica especializada para instrumentalização à definição e ao alinhamento de indicadores de desempenho, fundamentados em Sistemáticas de Medição e Avaliação de Desempenho (SMAds), para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) – que responde por mais de 80% do território nacional, em conformidade à prestação de informações estratégicas advindas do Conselho Nacional de Justiça e Conselho de Justiça Federal e à aplicabilidade e repercussão da avaliação possibilitada pela análise de sua utilização, com foco em atividades estratégicas relacionadas à gestão de pessoas.
Período
2013
Coordenação Técnica
Rossana Pavanelli
Análise de estruturas de avaliação de desempenho e repasse técnico, contemplando:
- Ação de capacitação presencial, com vistas ao estabelecimento de SMADs e à avaliação de indicadores de desempenho organizacional.
Análise prévia de possíveis indicadores pré-selecionados pela Divisão de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos – DIREH; - Apresentação de exemplos de indicadores de desempenho, relacionados às áreas meio e fim (com destaque à área de gestão de pessoas/RH);
- Apresentação de benchmarks por meio de casos do setor público (exemplos compartilhados, a partir da experiência do Instituto Sagres);
- Assessoramento técnico para definição de indicadores estratégicos iniciais para a área de recursos humanos, objetivando o atendimento da prestação de informações estratégicas advindas do Conselho Nacional de Justiça e Conselho de Justiça Federal, além do entendimento da aplicabilidade e repercussão da avaliação possibilitada pela análise de sua utilização;
- Análises de exemplos de indicadores de desempenho relacionados às áreas meio e fim, em referência às áreas estruturantes propostas pela metodologia do Balanced Scorecard (BSC);
- Recomendações técnicas para implementação, monitoramento e avaliação de desempenho, por meio de indicadores relacionados à gestão de pessoas, com dicas práticas para a gestão de indicadores de desempenho na área de recursos humanos.
- Apropriação de estrutura básica para medição e avaliação dos resultados, fundamentada em bases de gestão e acompanhamento de metas e de indicadores, de forma a possibilitar o estabelecimento de estrutura para aprimoramento continuado.
Instituto Eckart
Cliente:
Instituto Eckart
O projeto:
O projeto consistiu em:
- Capacitação Básica e Intermediária em Inteligência Competitiva;
- Acompanhamento e Monitoramento da concorrência por intermédio do Ciclo de Inteligência, desde o Planejamento; definição das Necessidades Informacionais; levantamento de KITs (Key Intelligence Topics) e KIQs (Key Intelligence Questions);Definição das fontes de informação a serem monitoradas; produção de alertas , análises periódicas e análises ad hoc e disseminação dos produtos de Inteligência Competitiva elaborados.
- Produção de conhecimentos para subsidiar a elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da Instituição.
Período:
2009 a 2010
EQUIPE PRINCIPAL
Consultor
Mario Andreuzza
ANDE Brasil
Cliente:
Associação Nacional de Equoterapia – ANDE BRASIL
O projeto:
Elaboração do Planejamento Estratégico, baseado em cenários prospectivos, com horizonte temporal até 2020. Aplicação da metodologia FIGE integrando técnicas de avaliação diagnóstica, planejamento estratégico de longo prazo, prospectiva estratégica (cenários futuros), gestão estratégica, dinâmicas governantes, planejamento de médio prazo e planejamento de curto prazo, tendo como suporte a inteligência estratégica e a comunicação social.
Período:
2010 a 2012
EQUIPE PRINCIPAL
Consultores
- Raul Sturari – cordenador geral
- Mario Andreuzza
- Veronica Korilio
- Rodolfo Prado
- Andre Barreto
Prefeitura de Maricá
Cliente:
Prefeitura Municipal de Maricá – RJ
O projeto:
Com base em uma visão prospectiva de longo prazo, elaborar o Plano Maricá 2031, de modo a subsidiar o planejamento e a implementação de políticas públicas e ações privadas para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do município de Maricá.
Período:
2010 a 2012
EQUIPE PRINCIPAL
Consultores
- Raul Sturari
- Mario Andreuzza
- Fernando Fernandes
- Verônica Korilio
- André Barreto
Fundação Universa
Cliente:
Fundação Universa
O projeto:
Coordenação pedagógica e aulas presenciais para alunos de pós-graduação de diversos cursos.
Período:
2005 a 2008
EQUIPE PRINCIPAL
Consultores
- Raul Sturari – coordenação pedagógica e aulas de Prospectiva Estratégica
- Mario Andreuzza – aulas de Inteligência Competitiva e Cultura Organizacional
- Homero Zanotta – aulas de Inteligência Competitiva, Cultura Organizacional e Comunicação Social