Projetos e Estudos Prospectivos para Organizações e Segmentos Econômicos

Serviços técnicos especializados de consultoria em apoio ao desenvolvimento de projetos e estudos prospectivos, incluindo ou não a implantação de Unidade de Prospectiva Estratégica. Os estudos normalmente estão inseridos em um sistema de Planejamento e Gestão Estratégica, também apoiado pela consultoria.

Planejamento e Gestão Estratégica Territorial

Serviços técnicos especializados de consultoria para a elaboração de Plano Estratégico (Longo Prazo) para Estados ou Municípios, como subsídio para a orientação, a construção e a execução dos Planos Diretores, Planos Plurianuais (PPA) e Orçamentos Anuais. O diferencial metodológico consiste na criação e implementação, quando for o caso, de Núcleo de Inteligência e Prospectiva Estratégicas (NIPE), cuja principal atribuição é monitorar atores e eventos, no presente e no futuro, para produzir conhecimentos estratégicos e, desta forma, contribuir para a construção do melhor futuro possível.
Durante o projeto são elaborados cenários futuros com o uso de técnicas prospectivas, para subsidiar decisões relativas às dimensões: social, cultural, científico-tecnológica, ambiental, política e econômica.

Planejamento e Gestão Estratégica

Serviços técnicos especializados de consultoria em apoio ao Planejamento e à implementação da Gestão Estratégica, incluindo ou não a implantação de Unidade de Gestão Estratégica. As metodologias praticadas pelo SAGRES são fruto de inúmeras experiências profissionais e adaptadas de diversos autores reconhecidos no âmbito da administração, desde Taylor e Fayol, passando por Peter Drucker, Henry Mintzberg e Gary Hamel, até Kaplan e Norton, criadores do balanced scorecard. As atividades normalmente são apoiadas por técnicas de Prospectiva Estratégica, também orientadas pela consultoria.

Desdobramento e Alinhamento da Estratégia

Serviços técnicos especializados de consultoria com vistas a elaborar os Planos Táticos e os Planos Operacionais no âmbito corporativo. Inclui objetivos e mapas de contribuição, indicadores e metas e portfólio de iniciativas, projetos e processos, bem como diagramas de Gantt, macroações, responsáveis, prazos, custos etc., ligando a estratégia à operação, convencionalmente conhecida como “chão de fábrica”, ou seja, onde as coisas efetivamente acontecem.

Dinâmicas Governantes

Serviços técnicos especializados de consultoria para a organização e implementação de Unidade de Dinâmicas Governantes em instituições públicas e privadas, para atuação junto ao ambiente externo, com o apoio de técnicas de Inteligência, Teoria dos Jogos e Negociação. A ADG oferece subsídios para interação com os demais atores sociais, a partir da análise de suas estratégias e fatores de influência.

 

Recuperação Judicial de Empresas

Serviços técnicos especializados de consultoria para a organização e implementação de ações que visam a minimizar ou evitar o risco de falência de empresas.

 

Atuação como Conselheiro de Empresas

Serviços técnicos especializados de consultoria para o aprimoramento da gestão dos negócios das empresas.

Planejamento de Campanhas Políticas utilizando um Marketing Ético

Serviços técnicos especializados de consultoria para a organização e divulgação de Plano de Campanha Política baseado em um marketing ético.

Transição de Governo nos Planos Estadual e Municipal

Serviços técnicos especializados de consultoria para o planejamento e execução da transição de governos na esfera estadual e municipal.

Tem interesse em algum desses produtos? Fale com o SAGRES: