O Instituto Sagres teve a honra de contar, entre seus associados, com profissionais do mais alto gabarito representados por especialistas com expertise no setor público, iniciativa privada e terceiro setor, que, durante o tempo em que foram nossos associados, ajudaram a escrever com as letras do seu valor, páginas gloriosas da nossa história que já conta com mais de 15 anos. Fica aqui a nossa homenagem àqueles que embarcaram na nossa equipe e viveram a nossa história, sendo apresentado um breve currículo de cada um.

Adrian Nicolaiev

In Memoriam.
Formado em Ciências Aeroespaciais pela Academia da Força Aérea (AFA). Pós-graduado em Análise de Sistemas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Analista Senior pelo Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER). Curso de Comando e Estado-Maior pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Possui o curso de Segurança das Comunicações da Escola Nacional de Inteligência. Ministra aulas e palestras nas áreas de Inteligência, Contrainteligência e Segurança de Tecnologia da Informação. Participou do Grupo de Trabalho do Ministério da Defesa (MD) para criação de Centro de Defesa Cibernética.

Eliana de Aquino

Presta assessoria jurídica (voluntária) para associações de pacientes com doenças neuromotoras (Síndrome Pós-Poliomielite – SPP e Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA), realiza palestras e ministra cursos sobre temas afins. Participa e colabora em cursos e palestras junto a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo. Promove consulta e assessoria jurídica junto à Superintendência da Pessoa com Deficiência do Município de Uberlândia e na área da saúde complementar em Biossíntese.

Fernando do Carmo Fernandes

Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército. Especialista em Inteligência pela Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEX)e pós-graduado em Inteligência Estratégica, pela Universidade Euroamericana de Brasília e em Gestão Estratégica Corporativa pela Universidade Católica de Brasília. Possui os cursos Básico, Intermediário e Avançado de Inteligência do Exército e de Técnica de Entrevista pela Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Esint/Abin). É certificado no Competitive Intelligence Professional ( CIP™-I) pela Academy of Competitive Intelligence (ACI). É consultor qualificado e experiente em Análise de Inteligência, Operações de Inteligência, Técnica de Entrevista e Contrainteligência. Foi instrutor de Operações de Inteligência da ExIMEx e da Esint/Abin. É coautor dos livros Fundamentos da Inteligência Competitiva (Ed. Thesaurus, 2010) e Metodologia FIGE – Ferramentas integradas de Gestão Estratégica, além de possuir artigos publicados na Revista Brasileira de Inteligência da Abin. É o criador da metodologia Análise da Dinâmica de Atores, publicada na revista eletrônica “o Debatedouro”(Ed. 84 de maio de 2014). Presta consultoria em Inteligência, Contrainteligência, Planejamento e Gestão estratégicos desde 2009.
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3394395284756024

Luiz Alberto de Almeida e Silva

In Memoriam
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduado em Engenharia de Armamento Aéreo pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e MBA em Planejamento Estratégico Institucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em Communications-Computer Systems (USAF). Curso de Comando e Estado-Maior e Política e Estratégia Aeroespaciais, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica.
Experiência profissional nas áreas de: Desenvolvimento de Sistemas de Defesa, Gestão de Sistemas de Informação e Telecomunicações Relações Institucionais e Ensino Superior (Professor do Curso de Engenharia de Armamento Aéreo do ITA).

Roberto Carvalho de Medeiros

É Doutor em Ciências Navais – Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval (EGN – 2002). Possui o Mestrado Profissional em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (1993-1994) e Especialização em Negociações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM – 2001). Na área acadêmica foi Instrutor na EGN das disciplinas de Política, Inteligência e Assuntos Psicossociais; Chefe da Área de Estudos III (Política, Estratégia, Inteligência e Assuntos Psicossociais); e Árbitro e Coordenador de Jogos de Manobra de Crise Político-Estratégicas Internacionais. Atualmente é colaborador para o Curso de Relações Internacionais da Faculdade Integrada do Recife (FIR) e membro visitante da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) para Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado Profissional. É palestrante em seminários e encontros nacionais, Instituições Públicas e Empresas Privadas, Fundações e Organizações Não-Governamentais (nacionais e internacionais).

Rossana Pavanelli

In Memoriam
Executiva de alta performance, voltada para resultados. Consultora Sênior da FGV, que é o Think Tank líder na América Latina, posicionada entre os 5 principais Think Tanks do mundo. Nos últimos 25 anos trabalhando para Nível Estratégico (C Level) em organizações públicas e privadas, com foco em estratégia e marketing de alto nível, alto desempenho, gerenciamento de riscos, redução de custos, inovação, novas soluções e avaliação de impacto de resultados.
ESPECIALIDADES:
Estratégia. Liderança. Negócios. Gestão. Análise e Gerenciamento de Riscos. Organização de Alta Performance. Desenvolvimento de Mercado Internacional. Desenvolvimento de Novos Produtos. Avaliação de Programas e Projetos. Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de Processos. Economia Criativa. Indústrias Criativas. Modelos de Gerenciamento em Rede e Modelos Colaborativos.

Said Brandão Sayd

Mestre em APLICAÇÕES MILITARES (stricto senso) pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), Rio de Janeiro-RJ, em 1992 e em CIÊNCIAS MILITARES (stricto senso) pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Rio de Janeiro-RJ, em 2003; Em 2004 foi o Gerente de implantação do Programa de Excelência Gerencial (PEG) em 13 Organizações Militares da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada – Recife-PE; m 2005 foi o Gerente de implantação do Programa de Excelência Gerencial (PEG) em 48 Organizações Militares do Comando Militar do Nordeste, Recife-PE; em 2006 e 2007 comandou o Colégio Militar de Manaus-AM, onde implantou o Programa de Excelência, com resultados excepcionais; em 2008 e 2009 chefiou o Escritório do Projeto de Implantação e Organização do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), em Brasília-DF, coordenando o trabalho da equipe do Projeto; em 2010 e 2011, servindo no CCOMGEX, em Brasília-DF, foi o Supervisor do Projeto Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON). O SISFRON é um sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira, coordenando o trabalho da equipe do Projeto; e em 2015 foi o Supervisor do Projeto de implantação do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC), no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, coordenando o trabalho da equipe do Projeto.