O Instituto Sagres e seus parceiros possuem dezenas de associados, representados por especialistas com expertise no setor público, iniciativa privada e terceiro setor, o que garante a presença da melhor equipe de profissionais para a maximização dos resultados entregues ao final de cada projeto. Além disso, conta com parceiros nacionais e internacionais, entre pessoas físicas (personalidades de destaque) e jurídicas (instituições e organizações) de referência em atividades aderentes às suas áreas de atuação, alocados de acordo com o perfil de cada projeto, fortalecendo a formação de equipes interdisciplinares de trabalho. A seguir, é apresentado extrato da equipe técnica principal do Sagres (clique nos nomes para conhecer um breve currículo).

Artur de Melo Reis de Souza

Economista pela PUC/RJ, Mestre em Administração de Empresas pela St. Mary´s Universities of San Antonio, Texas, MBA em Gestão para a Excelência pelo SENAI SC e Mestrando em Inovação e Desenvolvimento pela FG Laureate International Universites. Mais de 30 anos de experiência acadêmica como professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino no Brasil. Sólida experiência como executivo de planejamento financeiro e gestor de marketing de empresas multinacionais: Texaco, Gillette, Pepsi-Cola, Kibon-Sorvane e Tintas Coral. Atuou por mais de 6 anos como Gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sesi PE. Reconhecida vivência como consultor e palestrante em planejamento estratégico, marketing, vendas e gestão empresarial. Foi Sócio-Diretor da Puma Comunicação e Marketing e da Prolev Indústria de Alimentos Saudáveis. Reconhecida participação como Presidente e Diretor de Associações como: Rotary Club do Recife, ADVB, Abrigo Cristo Redentor e G-10 Consultorias Associadas.

Bárbara Krysttal Motta Almeida Reis

• Consultoria em Implementação de Compliance, âmbito setor público.
• Consultoria em Implementação de Programa de Integridade, âmbito setor público.
• Consultoria em Implementação de Sistema de Controle (Ouvidoria, Auditoria, Correição e Controladoria), âmbito setor público.
• Consultoria em Criação de projeto de lei, manuais, redesenho e procedimentos e sistemas, âmbito setor público.
• Consultoria em Implementação de Controle Interno, âmbito setor privado
• Consultoria em Implementação de Compliance, âmbito setor privado.
• Consultoria em Lei Anticorrupção e Promoção da Integridade, âmbito setor privado e setor público.
• Consultoria em Auditorias, âmbito setor público.
• Ministrar curso de Sistema de Controle para todos os entes federativos, âmbito setor público.
• Ministrar curso de Compliance para todos os entes federativos, âmbito setor público.
• Ministrar curso de 3 Linhas de Defesa para todos os entes federativos , âmbito setor público.
• Ministrar Curso de Compliance, âmbito privado.
• Ministrar Curso de Transparência Pública, âmbito setor público.
• Ministrar Curso de Lei de Proteção de Dados, âmbito privado e público.
• Ministrar Curso de Auditoria e Controle Interno, âmbito setor privado e público.
• Instrução de Sistema de Análise de Riscos e Fraudes
• Ministrar curso de Crimes de Corrupção e Identificação de Fraudes e Irregularidades, âmbito setor público.
• Ministrar curso de Gestão de Riscos, âmbito público e privado.
• Participação de projetos do gênero Controle e Gestão
• Participação em projetos do gênero Gestão Pública.

Carlos Hugo Studart Corrêa

Daniela Parra Lima

Pós-graduanda em “Gestão e Coordenação Pedagógica” pelo UNICEUB-DF. Pós-graduada em “Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual” pela FACON-Santos. Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (Mogi das Cruzes – SP). Formada em Geografia e em História pela Universidade Metropolitana de Santos. Professora com ampla experiência na área de Educação, com foco em Ensino Fundamental e Médio. Atuou, ainda, na formação de jovens adultos (EJA) em cursos subsidiados pelo governo do Estado de São Paulo. Experiência em tutoria de EAD, pela Universidade do Paraná (UNOPAR).

Dayane Andrade Ricardo

Graduada em Direito pela Universidade Católica de Brasília.Advogada militante nas áreas de Direito Público, mais precisamente atuando na Administração Pública, com experiência na área de Direito Administrativo, Licitações, Contratos Administrativos, Legislativo, Processos Administrativos em geral e Processos Administrativos de Sindicância e Disciplinares. Ampla experiência em Assessoria Jurídico-Legislativa de órgãos públicos, advocacia nas áreas de Direito Civil, Família, Saúde Ocupacional, Consumidor, Administrativo, Institucional e Previdenciário, atuando ainda em causas de Anistia Política. Sólida experiência na Administração Pública assumindo os cargos: Coordenadora da Advocacia-Geral da OAB/DF, Coordenadora da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Chefe de Gabinete da Administração Regional do Gama, Assessora Especial da Assessoria Jurídico-Legislativa do Gabinete da Secretaria de Estado das Cidades, Assessora Especial do Gabinete da Secretaria de Estado das Cidades, Chefe da Assessoria Técnica da Administração Regional de Taguatinga, Chefe da Assessoria Técnica da Administração Regional de Sobradinho II, Chefe da Assessoria Técnica da Administração Regional da Fercal, Assessora na Procuradoria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional – CODHAB. Foi sócia do Escritório Mendonça Neiva Advocacia. Reconhecida participação como Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, sendo inclusive representante da OAB/DF no Comitê Executivo de Saúde do Distrito Federal. Atualmente está como Coordenadora da Advocacia-Geral da OAB/DF, além de atuar pro bono como Diretora Jurídica da Associação de Desenvolvimento Humano e da ONG – Amigos em Ação.

Dóris Santos de Faria

Emanoel Lira

Oficial intendente da Reserva do Exército Brasileiro, com experiência como Encarregado de Setores Financeiros, Tomador de Contas (vivência em órgão de Controle Interno) e Ordenador de Despesas de Grande Unidade.
Atua como professor convidado da Academia de Polícia Militar do Estado da Paraíba há 20 anos nas disciplinas de Orçamento/Finanças Públicas e Administração Patrimonial Pública e como professor de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Educacional (INBRAD), em Natal – RN

Eugênio Moretzsohn de Nóbrega Cesarino

Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, é Bacharel em Ciências Militares e Oficial de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN); Mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro (EsAO). Especialista em Operações de Inteligência pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República/Agência Brasileira de Inteligência (SAE/ABIN).
Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); possui curso de extensão em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e extensão em Avaliação da Gestão Pública pelo Ministério de Planejamento e Gestão.
Capacitação em Proteção de Autoridades pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).
Professor e consultor de Compliance e Segurança da Informação com experiência em treinamentos de operações em montanha, operações em selva, contrainsurgência e antiterrorismo.
Experiência profissional nas atividades de Inteligência (inclusive contra crimes transnacionais ambientais e organizações narco-terroristas na Amazônia e na Tríplice Fronteira), Contrainteligência, Comunicação Social e Operações Psicossociais.
Na Reserva, atuou, pelo Instituto Sagres, como um dos implantadores do Sistema de Inteligência do Ministério Público do Trabalho (MPT) e em outros projetos em suas áreas de atuação.

Skills and expertises:
– SW / SO
– Social and networking intelligence coaching
– Military intelligence consulting
– Police intelligence and counterintelligence program planning
– Special situation reconnaissances in multiple scenarios advising
– Information gathering training
– Surveillance techniques consulting and instructions
– Slipping into and slipping out planning
– Elicitation trainning
– Social engineering and exploitation coaching
– Counterintelligence and protection of critical information support
– Counterespionage and counter sabotage supervision
– Bodyguard and anti-kidnapping consulting and planning
– Personal, collective and corporative defensive measures consulting
– Security education programs
– Compliance coaching for corporative and public organisms

Fábio Sahm Paggiaro

Coronel da Reserva da Força Aérea Brasileira, piloto de caça; Experiência: gestão de informação; modelagem e implantação de processos de Comando, Controle e Inteligência (tomada de decisão); planejamento e condução de operações aéreas, nacionais e multinacionais; desenvolvimento e implantação de soluções para gestão organizacional; gestão estratégica; construção de cenários; gestão de projetos complexos e multidisciplinares, e respectivas equipes de trabalho; trabalhou na Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa (2010-2019) onde estruturou o Sistema de Planejamento Estratégico de Defesa e o Cenário de Defesa 2020-2039; ministrou palestras sobre os temas anteriores na Escola Superior de Guerra (ESG), Universidade de Força Aérea (Unifa), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Instituto Rio Branco.

Fernando de Galvão e Albuquerque Montenegro

Coronel da reserva do Exército Brasileiro. Especialista em Operações Especiais, Operações na Selva e Operações Aeroterrestres. Comandou tropas na Amazônia, no Nordeste, na Região Sudeste e no Sul do País. No exterior, é conferencista da Academia da Força Aérea de Portugal, realizou curso de Defesa Nacional em Portugal, Pós Graduação em Gestão e Direção de Segurança na Universidade Autônoma de Lisboa, aonde também é Doutorando em Relações Internacionais e pesquisador do OBSERVARE-Observatório de Relações Internacionais da Universidade Autônoma de Lisboa. Também é professor e conferencista convidado na Universidade de Miami, US SOUTHCOM, Instituto Universitário da Maia, dentre outros. Tem mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na área de Defesa – Gestão de Pessoal. Comandou o 1º Batalhão de Infantaria Motorizado Escola (Regimento Sampaio), no Rio de Janeiro, Foi Comandante da Força Tarefa Sampaio na Ocupação e Pacificação dos Complexos do Alemão e da Penha (2011/2012), operação interagências em que interagiu e assumiu o controle operacional de outros atores do cenário naquela Área de Operações.

Humberto de Sá Garay

Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Inteligência Empresarial, é especialista em Políticas e Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar. É consultor para o desenvolvimento de relações com o mercado de tecnologias, aplicadas às atividades de Inteligência, pública e corporativa, e na elaboração de metodologias para aplicação de data Analytics. Atua como design de sistemas de informação, bem como na constituição do planejamento estratégico institucional para a gestão do conhecimento e produção de Inteligência. Nas atividades profissionais, voltadas às políticas institucionais de proteção ao conhecimento e compliance, opera na criação da sistematização e normas para a proteção dos ativos de informação, na elaboração de diagnósticos de vulnerabilidades e na implantação de políticas para gestão de riscos e segurança da informação.

Jacintho Lopes Júnior

Formado em Ciências Aeroespaciais pela Academia da Força Aérea (AFA). Pós-graduado em Análise de Sistemas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Mestrado em Informática pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Curso de Comando e Estado-Maior pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Curso de Política e Estratégia Aeroespacial (CPEA). Atuou como piloto de Busca e Salvamento e Coordenador SAR, Instrutor do Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), como Co-Orientador no Curso de Especialização em Análise de Sistemas (CEANSIS) do ITA e como Assessor no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Na Reserva, foi Consultor do PNUD – Projeto Brasil 3 Tempos – Segurança Cibernética. Possui conhecimentos nas áreas de Simulação, Especificação de Requisitos, Desenvolvimento de Software, Modelagem de Processos, Comando e Controle, Segurança da Informação, Negociação, Gestão de Projetos, Governança (COBIT Foundation), Gestão de Riscos, Privacidade e Proteção de dados, sendo certificado PDPF e PDPP pelo Exin.

Jefferson de Souza Oliveira

Oficial de Marinha da Reserva Remunerada.
Atuou como Assessor de Inteligência na Marinha do Brasil e no Ministério da Defesa.

Jorge Corrêa Neto

Possui graduação, pós-graduado e mestrado em Administração de Empresas e reúne vasta experiência em gestão empresarial, em especial na área de gestão hospitalar. Ocupou cargos gerenciais em grandes empresas e no Governo de Minas Gerais. Prestou consultoria e assessoramento a instituições públicas e privadas em MG e foi Diretor Executivo no Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato e Secretário Municipal de Saúde em Sete Lagoas – MG. Foi também Diretor do Hospital Regional de Barbacena / Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG e Diretor Geral das Santas Casas de Misericórdia de Piumhi e de Barbacena – MG. Atuou como Secretário Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão e de Assistência Social de Piumhi – MG. Realizou trabalhos de consultoria no segmento de Gestão em Saúde Pública e Privada, voltada para o alcance de resultados, metas e indicadores estabelecidos no planejamento estratégico, bem como no desenvolvimento de ações gerenciais de fortalecimento institucional através da racionalização de processos de trabalho, qualificação de gestores e corpo de colaboradores e na identificação de novas oportunidades de negócio. Prestou consultorias na formulação, estruturação e execução de Planos de Governo em Saúde Pública, com o desenvolvimento e acompanhamento da execução de projetos para captação de recursos. É Diretor de Gestão em Saúde do Instituto Sagres.

José Alexandre Pires

Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e Graduado em Administração de Sistemas pela Escola Naval. No Hospital Naval Marcílio Dias, Chefe do Departamento de Contabilidade e Gerente da Organização Militar Prestadora de Serviços (OMPS). No Depósito Naval de Manaus, Diretor e Ordenador de Despesa. No Hospital das Forças Armadas, Encarregado do Setor de Contas Hospitalares, Agente Financeiro, Encarregado do Centro de Informações Gerenciais, Chefe do Departamento de Administração e Ordenador de Despesa. No Ministério da Defesa, Assessor do Diretor do Departamento de Organização e Legislação, na Secretaria de Organização Institucional, para a gerência do Banco de Informações Estratégicas e Gerenciais, tendo participado da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias referente ao estudo financeiro e atuarial dos militares da ativa, inativos e seus pensionistas e Assessor do Secretário-Geral. Na Autoridade Pública Olímpica, foi o Superintendente da Gestão Corporativa da Diretoria Executiva. Participou na condição de “Voluntário” nos Jogos Paralímpicos, que ocorreu na Cidade do Rio de Janeiro, em 2016.

José de Fátima Moura Leal

Oficial do Exército da Reserva, Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Augusto Motta (Rio, RJ) e Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília, DF). Foi oficial de ligação do Exército Brasileiro no Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (Nova Iorque – EUA) e assessor técnico do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Brasília –DF). Exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Licitações da Prefeitura de Campinas e de Diretor Financeiro da empresa Informática de Municípios Associados, que atua na área de soluções de informática para o setor governamental. Correntemente, presta consultoria na área de contratos, licitações, parcerias e concessões conduzidas pela Administração Pública.

José do Carmo Ferreira

É administrador, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – Fundação Álvares Penteado, em 1974. Participou como instrutor no treinamento e implantação de vários sistemas do segmento contábil financeiro no SERPRO, bem como do desenvolvimento do SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal e sua implantação no SERPRO, EMBRAPA e CONAB. Participou também de vários encontros, cursos, seminários, fóruns, workshops e outros eventos voltados principalmente às áreas orçamentária, financeira, contábil, de investimentos, atuarial e previdenciária, tais como, Problemas do Desenvolvimento Brasileiro, Administração Regional do Distrito Federal, Seminário sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, Seminário Intensivo de Factoring, Fórum Transformando Organizações – Paul Kennedy IBM, Atualização Gerencial – Amana-Key, II e III Encontro Nacional de Gestão de Investimentos e Fundos, Modelo de Gestão do Prêmio Qualidade Rio – PQRio, A Responsabilidade Civil de Dirigentes e Profissionais das Entidades de Previdência Privada, 22º e 23º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão – ABRAPP. Possui os seguintes cursos profissionalizantes: Administração de Material, Administração Financeira, Administração Orçamentária e Financeira, Análise de Crédito e Cobrança, Análise Estruturada de Sistema, Auditoria e Controle Interno no Setor Público, Desenvolvimento e Capacitação Profissional, Desenvolvimento Gerencial, Elaboração e Análise de Projetos, Fluxo de Caixa Diário – como Projetar e Gerenciar, Gerenciamento de Processos Organizacionais, Internet como Ferramenta de Negócios e de Trabalho, Investimentos no Mercado de Renda Fixa, Licitações e Contratos Administrativos, Matemática Financeira, Negociação Inteligente – Influenciando a Tomada de Decisão, Organização e Racionalização de Serviços, Organizações e Métodos, Perícia e Assistência Técnica Judicial. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Gerente de Orçamento e Finanças da CODHAB em 2011, Consultor Tributário no âmbito Municipal de 2006 a 2010, Funcionário concursado do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO Brasília, Diretor de Investimentos do SERPROS – Fundo Multipatrocinado, de 2001 a 2003, Membro e vice-presidente do Conselho de Administração da empresa Kepler Weber no biênio 2002 / 2003. Empresa de capital aberto atuando no setor de agronegócios, especializada no desenvolvimento de soluções para armazenagem, líder na América Latina nesse segmento e exportadora para vários países, Presidente do Conselho Fiscal do SERPROS – Fundo Multipatrocinado no biênio 1995 / 1996, Funcionário concursado do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica – CNPq – Brasília – de 1978 a 1980, Contador geral do Grupo Imobiliário Onísio Ludovico – Brasília – de 1977 a 1978, Funcionário concursado do Banco do Estado de São Paulo S.A. – BANESPA –de 1972 a 1977, Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Sacramento – MG – em 1971, Possui conhecimento e domínio amplo das ferramentas básicas utilizadas na gestão empresarial e domínio intermediário da língua inglesa.

José Osmar Monte Rocha

Contador, Auditor, Auditor Federal de Finanças e Controle, Assessor de Ministro, Inspetor de Finanças, Delegado de Contabilidade; Professor Universitário, Diretor Financeiro do Instituto Nacional de Finanças Públicas – INAFIP; Gerente Administrativo da Fundação Astrojildo Pereira – FAP

Karine da Silva Araújo

Engenheira Agrônoma, cursando Doutorado em Políticas públicas. Mestra em Agricultura no Trópico Úmido, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). 12 anos de experiência em gestão de projetos e programas governamentais.

Luís Henrique Sganzella Lopes

Consultor em projetos de cooperação técnica internacional, com mais de 20 anos de experiência em planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas direcionadas à Agricultura Familiar e a Empreendimentos Familiares Rurais. Engenheiro Agrônomo com Especialização em Administração de Comércio Exterior (IEL/UFMT) e Agronegócio (UnB). Mestrando em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha, com parceria da Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI, Puerto Rico. Experiência em formulação, monitoramento e gestão de Programas e Projetos voltados ao desenvolvimento rural de Cadeias Produtivas Sustentáveis; no desenvolvimento de estudos e análises específicas de mercado de terras; na coordenação de pesquisas de campo e mercadológicas relacionadas a promoção da inserção competitiva da produção agrícola familiar nos mercados. Atuou como Monitor de Crédito Rural e comercialização do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Agroambiental do Estado de Mato Grosso – PRODEAGRO. Foi Presidente da Comissão Técnica do Sistema Estadual de Crédito Alternativo – SECRA/MT. Atuou como Especialista em informação de mercado da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. Coordenou o Programa de Capacitação em Agronegócio Frutícola: Mercados Interno e Externo, com a formação de Professores de Escolas Agrotécnicas em Plano de Negócio para a Gestão Empresarial no âmbito do convênio IBRADEC/MEC. Atualmente é consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, atuando no Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, realizando estudos e análises específicas relativas a dinâmica do mercado de terras nacionais de forma a proporcionar mais transparência no atual processo de aquisição de terras do PNCF.

Luiz Eduardo Rocha Paiva

Possui cursos de nível graduação, mestrado e doutorado na área de Ciências Militares, respectivamente, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). É pós-Graduado pelo MBA Executivo do Exército Brasileiro – Especialização – na Fundação Getúlio Vargas. Realizou o Curso de Altos Estudos Militares da Escola Superior de Guerra do Exército Argentino, nível pós-graduação, e o Curso de Assalto Aéreo, técnico-operacional, na 101ª Divisão de Assalto Aéreo do Exército dos EUA. Foi Instrutor na AMAN, EsAO e ECEME e Observador Militar da ONU em El Salvador – América Central.  Como oficial superior, serviu no Estado-Maior do Exército, na Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, no Comando
Militar do Planalto, no Gabinete do Ministro do Exército e no Gabinete do Comandante do Exército. Comandou do 5º Batalhão de Infantaria Leve (Regimento Itororó), da Força de Ação Rápida do Exército. Na oportunidade, comandou missão de pacificação no Sul do Pará em conflito entre o MST e fazendeiros locais. Como oficial-general, foi Gerente da implantação do Programa Excelência Gerencial do Exército, Secretário-Geral do Exército e Comandante da ECEME. É professor emérito da ECEME, Diretor da Área de Geopolítica e Conflitos do Sagres e membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Realiza palestras e escreve artigos, publicados em livros, jornais e revistas nacionais e estrangeiras, sobre geopolítica, estratégia, liderança, política nacional e segurança.

Manoel da Penha Alves

Possui cursos de nível de graduação, mestrado e doutorado na área de Ciências Militares, respectivamente, na Academia Militar das Agulhas Negras ( AMAN ), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
É pós- Graduado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, nível pós Graduação (CPEAEx) na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco, em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Educação Física pela Universidade Castelo Branco.
Possui o curso de Técnico de Ensino pelo Centro de Estudos de Pessoal do Exército, (CEP/ RJ) e desempenhou as funções de Técnico de Ensino do Colégio Militar de Fortaleza (CMF).
Comandou o 20º Batalhão Logístico Paraquedista, o Colégio Militar de Manaus (CMM) e o Colégio Militar de Recife (CMR)
Serviu na Força de Emergência da Nações Unidas e desempenhou as funções de Oficial de Educação Física e Walfare Ofice do Leave Center da ONU no Cairo – Egito.
Possui experiência como docente dos cursos de Administração e Engenharia Civil da Universidade Autônoma de João Pessoa, Universidade do Desenvolvimento do Centro Oeste e do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, este por dez anos.

 

Maria Verônica Korilio Campos

Doutoranda em Educação (UCB). MBA em Gestão Empresarial, com Docência Superior (UDF). Pós-Graduada em Administração Financeira, Orçamentária e Contabilidade Pública (FGV) e em Educação a Distância (UnB). Graduada em Administração de Empresas e em Ciências Econômicas (UDF). Habilitada como Personal e Leader Coach (SBC). Foi servidora pública do Departamento de Polícia Federal (DPF), da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério da Fazenda (Secretaria do Tesouro Nacional, Secretaria de Política Econômica e Delegacia da Fazenda Nacional), na carreira de Finanças e Controle. Consultora e Professora nas áreas de Administração Pública, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão.
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3374651291797150

Marilene Antunes Nogueira Lopes

Profissional com experiência em gestão estratégica, com atuação no período 2019/2020 na administração pública federal como coordenadora-geral de monitoramento da aquicultura e pesca na Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP/DRM) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), coordenando projetos e equipe na missão de integrar e aprimorar diversas ferramentas informatizadas de controle, monitoramento e planejamento em benefício da atividade pesqueira nacional. Atuou como Consultora em projetos de cooperação técnica internacional, colocando em prática mais de 15 anos de experiência em planejamento, análise e gestão financeira de projetos e programas governamentais. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas-DF; Pós-graduada em Administração Pública. Contabilista de profissão, com ampla experiência em gestão administrativa, orçamentária e financeira. Vivência em análise de prestações de contas de convênios vinculados a projetos de cooperação técnica internacional de grande complexidade. Expertise em elaboração e avaliação de indicadores de desempenho, em planejamento e análise financeira de programas governamentais e gestão pública. Competência em sistemas de gerenciamento de informações financeiras, orçamentárias e análises contábeis, nos setores público e privado. Foi consultora da UNESCO no Programa de Restauração do Patrimônio Histórico (UNESCO-IPHAN) atuando no Programa PAC Cidades Históricas no período 2013 a 2018 e no Programa Monumenta (UNESCO – Ministério da Cultura) por oito anos, sendo responsável pelo planejamento e acompanhamento orçamentário e financeiro do contrato com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Atuou como técnico-financeiro do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no projeto Prodeagro/MT do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Mario Andreuzza

Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército onde realizou também o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Possui o MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas – RJ e é pós-graduado em Gestão Empresarial, pela PUC/RS. Especializado em Planejamento, Gestão Estratégica e Gestão de Projetos, pela Escola Nacional de Administração Pública (Brasília – DF). Foi professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), da Fundação Armando Alvares Penteado – SP (FAAP), da Fundação Getúlio Vargas (BSB) e do Instituto Eckart (RS). Possui o curso da Academy of Competitive Intelligence (ACI) e atuou como coordenador geral e consultor em vários projetos, tanto na área pública quanto na área privada. De 2015 a 2018, chefiou no Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul. Ex-Presidente do Instituto SAGRES.
Atualmente, desenvolve suas atividades na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9429105098212909..

Paulo Henrique Gregório

● Gestor Ambiental, formado pela Universidade Cesumar/PR, Pós-Graduando em Perícia e Auditoria Ambiental, com sólida experiência técnica, tendo atuado como Diretor de Operações; Green Ambiental; Reziduall tratamento de resíduos, Atuando neste momento na Confiança Ambiental:

● Projeto e Implantação de relativos a coletas seletivas de Resíduos Sólidos Urbanos.
● Projeto e Implantação, gerenciamento, transporte, tratamento dos resíduos da Saúde.
● Projeto e Implantação de coleta de embalagens de vidro para Logística Reversa.
● Gestão e fiscalização de contratos
● Projeto, implantação e gestão de aterros sanitários.
● Projeto, implantação e gestão de estação de tratamento de esgoto com reuso d´água, tratamento biológico e químico.
● PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Nos termos da LEI 12.305 de 2010 e da LEI 5.610 –DF , que regulamenta e dispõe sobre a responsabilidade dos Grandes Geradores de Resíduos Sólido.
● PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde – Nos termos da LEI 12.305 de 2010, legislação vigente da ANVISA (RDC 306/04 e 222/18, e CONAMA 358/05).

Raul José de Abreu Sturari

Fundador

Graduado em Administração (Fac. Salesianas), pós-graduado em Educação (UFRJ), bacharel, mestre e doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares (Exército Brasileiro) e doutor em Política e Estratégia (Marinha do Brasil). Foi Secretário Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE/PR) e Assessor de Estratégia do DRCI (Ministério da Justiça). Ex-presidente do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas.

Coordenador e consultor em diversos projetos de Planejamento e Gestão Estratégica, com destaque para: Projeto Brasil 3 Tempos (NAE/PR); Cenários Ambientais 2020, para o Estado de São Paulo; Plano Goiás 2030; Redesenho do Sistema Estadual de Planejamento da Bahia. É consultor e professor nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Prospectiva Estratégica e Dinâmicas Governantes.

É Diretor de Prospectiva Estratégica do Instituto SAGRES.

Ricardo Pucci Magalhães

Brigadeiro do Ar da Reserva de Força Aérea Brasileira, possui os Cursos Acadêmicos de Oficial Aviador (Bacharel em Ciências Aeronáuticas), de Tática Aérea, de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Comando e Estado-Maior e de Política e Estratégia Aeroespaciais.
É também Pós-Graduado em Inteligência Estratégica na Universidade Euroamericana e tem MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado – Gestão em Política e Defesa na Universidade Federal Fluminense.
Durante a sua vida operacional, alcançou as qualificações de Líder de Esquadrilha e Líder de Esquadrão na Aviação de Caça, formou-se Mission Commander, bem como realizou os cursos de Electronic Warfare Simulation e de Air Battle Planning and Management, respectivamente na École Militaire e no Centre D’ Analyse et de Simulation por la Préparation aux Opérations Aériennes, ambos na França.
Como Oficial Superior, comandou o 1º Esquadrão do 3º Grupo de Avaiação, em Boa Vista, RR, serviu na III Força Aérea e no Comando-Geral de Operações Aéreas, com atuação nas áreas de Operações, Inteligência, Guerra Eletrônica, Planejamento e Comando e Controle.
Já como Oficial-General da ativa, foi Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, Subchefe de Comando e Controle do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos e Canadá.
Na reserva,assumiu os cargos de Assessor da Comissão de Reestruturação da FAB, de Assessor do Grupo de Assessoramento Especial do Estado-Maior da Aeronáutica e de Chefe da Assessoria de Planejamento Baseado em Capacidades do EMCFA.

Ridauto Lúcio Fernandes

Militar, deixou o serviço ativo no posto de General de Brigada. Ao longo de 37 anos de serviço, realizou cursos militares na área de operações especiais e paraquedismo. Comandou tropas na Amazônia, no Planalto Central, no Nordeste, na Região Sudeste e no Sul do País. No exterior, realizou curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos da América e de altos estudos militares na Espanha. Tem mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na área de Defesa – Gestão de Pessoal. Comandou o 63º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Florianópolis e a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal. Em 2017/2018, foi encarregado de Operação de Garantia da Lei e da Ordem no Rio Grande do Norte, ocasião em que assumiu o controle operacional da Secretaria de Segurança Pública daquele Estado

Rodolfo de Melo Prado

Bacharel em Direito pela UFMG (1963), inscrito na OAB/DF. Administrador, inscrito no CRTA do D.F. Especialização em “Management”, pelo International Institute for Management Development-IMD, da Universidade de Lausanne, Suíça(1979 e 1999). Especialização em Recursos Humanos pela Escola Brasileira de Administração Pública – EBAP/FGV/Rio. Especialização em Planejamento Estratégico pela Fundação João Pinheiro (professores da Graduate School of Business Administration/Columbia University, NY); pelo Tavistock Institute of Operational Research, de Londres, em convênio com a Fundap, S.P., e em Planejamento overnamental pelo CENDEC. Especializado em Desenvolvimento Organizacional e credenciado como Consultor pela Organization Development Associates – USA. Especialização em Análise Gerencial de Problemas e Tomada de Decisões pela Kepner-Tregoe, International, de Princeton, New Jersey, USA. Como executivo, foi Diretor do Instituto de Administração Pública – InAP – de M.G.; Diretor Administrativo da FUB/UnB; Secretário Adjunto da Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste – SUDECO e Secretário Adjunto da Secretaria de Modernização Administrativa – SEMOR/SEPLAN da Presidência da República. Fundador (1991) e Presidente da Prado & Consultores Associados, empresa de consultoria na área de micro e pequenas empresas. Como consultor, atuou como responsável direto na condução de diagnóstico organizacional e planejamento de entidades e programas públicos de grande porte (Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN (1978); Programa Nacional de Centros Sociais Urbanos (1980); Procuradoria Geral da República (1981); Programa de Expansão da Educação Profissional –PROEP – MEC (2002). Ex-consultor do SEBRAE, atuou, nacionalmente, como facilitador em mais de 120 seminários Empretec. Conta com mais de 10.000 horas em sala de aula, conduzindo programas de qualificação gerencial e empreendedorismo.
Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Sagres de Política e Gestão Estratégicas Aplicadas”.

Sérgio Ferreira de Lima

Timothy Martin Mulholland

PhD em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Pittsburgh (EUA), fez carreira docente na Universidade de Brasília como professor de graduação e pós-graduação em processos cognitivos e análise de dados de pesquisa, entre outros, e pesquisador em cognição. Exerceu cargos de gestão, incluindo Diretor do Instituto de Psicologia, Vice-reitor e Reitor (2005-2008). Atualmente aposentado.

Túlio Eufrásio Marques Júnior

35 anos de atuação no Sistema Financeiro, 11 anos de experiência em Planejamento Estratégico. Dez anos de experiência em Gestão de Risco. Sete anos de experiência em Finanças Pessoais.
Coordenador de Pós Graduação, Mestre em Economia, Pós Graduado em: Política e Estratégia, e Finanças. Pós Graduando em Economia Comportamental. Pesquisador em Modelos de Decisão e Investimento.