Artur de Melo Reis de Souza
Carlos Roberto Sucha
Daniela Parra Lima
Dayane Andrade Ricardo
Emanoel Lira
Atua como professor convidado da Academia de Polícia Militar do Estado da Paraíba há 20 anos nas disciplinas de Orçamento/Finanças Públicas e Administração Patrimonial Pública e como professor de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Educacional (INBRAD), em Natal – RN
Fábio Sahm Paggiaro
Hélio Alves Mendes
Principais cargos ocupados: Diretor executivo do CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, Conselheiro do Grupo Braspelco, Professor da Universidade Federal de Uberlândia, Assessor Geral de Planejamento da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Administrativo da Cia. Souza Cruz, Assessor político da executiva do PDS, Administrativo do Ministério das Relações Exteriores.
Principais consultorias e projetos: Coordenou planejamentos estratégicos e projetos de grandes empresas e associações, como: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil – CICB, Associação Brasileira da Indústria Frigorífica – ABF, Associação Brasileira das Faculdades de Odontologia, Fórum de Competitividade do MDIC e de várias grandes empresas, entre elas, JBS Friboi e Atacado União, Plastro, Café Veloso. Palestrante e adesguiano desde 1983. Coordenador do Plano diretor da Cidade de Uberlândia MG.
Publicações: Autor de três livros e mais de mil artigos em diversas áreas.
Homero José Zanotta Vieira
Co-autor do Livro Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica – FIGE.
Ex Comandante de organização Militar (3º BPE, Porto Alegre, 2000 e 2001)
FORMAÇÃO
1992\93 – Doutor em Aplicações e Planejamento Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Certificação do então Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) em jul/2003;
2010 – Bacharel em Administração pela UNISUL, Universidade Sul de Santa Catarina. Diploma registrado/MEC em 18/6/2012.
1986 – Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Certificação do então DEP em jul/2003;
1976 – Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Certificado expedido em maio de 2002 com base na Lei de Ensino do Exército;
Pós-graduação em Comunicação e Marketing Institucionais pela Universidade Castelo Branco, RJ.;
Curso de Gestão Estratégica da Informação pela FGV/Escola de Administração Pública – Brasília, DF.
MBA Executivo na FGV-RJ, 2002.
Curso de Análise Prospectiva, pela ECEME/ Brainstorming Assessoria e Planejamento e Informática Ltda.
Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx), 2002.
VIVÊNCIA ACADÊMICA
Professor do Centro de Pós-Gradução JK, Brasília, DF, período de 2004 até hoje;
Professor do IBMEC-DF, em 2011/2012;
Professor da Fundação Universa, Brasília, DF, 2008/2009;
Extensão universitária em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Jefferson de Souza Oliveira
Atuou como Assessor de Inteligência na Marinha do Brasil e no Ministério da Defesa.
Jorge Corrêa Neto
José Alexandre Pires
José Alberto Cunha Couto
Chefiou o gabinete de crises da PR (1998-2011)
Professor e Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais da Facamp (2012-2017)
Assessor de Planejamento Estratégico da Amazul (2013-2019)
Colunista do jornal eletrônico SorocabaNews (desde 2020)
Professor convidado da Link Business School
Palestrante em diversas instituições
José do Carmo Ferreira
José Osmar Monte Rocha
Luiz Eduardo Rocha Paiva
Militar do Planalto, no Gabinete do Ministro do Exército e no Gabinete do Comandante do Exército. Comandou do 5º Batalhão de Infantaria Leve (Regimento Itororó), da Força de Ação Rápida do Exército. Na oportunidade, comandou missão de pacificação no Sul do Pará em conflito entre o MST e fazendeiros locais. Como oficial-general, foi Gerente da implantação do Programa Excelência Gerencial do Exército, Secretário-Geral do Exército e Comandante da ECEME. É professor emérito da ECEME, Diretor da Área de Geopolítica e Conflitos do Sagres e membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Realiza palestras e escreve artigos, publicados em livros, jornais e revistas nacionais e estrangeiras, sobre geopolítica, estratégia, liderança, política nacional e segurança.
Manoel da Penha Alves
É pós- Graduado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, nível pós Graduação (CPEAEx) na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco, em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Educação Física pela Universidade Castelo Branco.
Possui o curso de Técnico de Ensino pelo Centro de Estudos de Pessoal do Exército, (CEP/ RJ) e desempenhou as funções de Técnico de Ensino do Colégio Militar de Fortaleza (CMF).
Comandou o 20º Batalhão Logístico Paraquedista, o Colégio Militar de Manaus (CMM) e o Colégio Militar de Recife (CMR)
Serviu na Força de Emergência da Nações Unidas e desempenhou as funções de Oficial de Educação Física e Walfare Ofice do Leave Center da ONU no Cairo – Egito.
Possui experiência como docente dos cursos de Administração e Engenharia Civil da Universidade Autônoma de João Pessoa, Universidade do Desenvolvimento do Centro Oeste e do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, este por dez anos.
Maria Verônica Korilio Campos
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3374651291797150
Paulo Gilmar Marques Berguenmayer
Paulo Henrique Gregório
● Projeto e Implantação de relativos a coletas seletivas de Resíduos Sólidos Urbanos.
● Projeto e Implantação, gerenciamento, transporte, tratamento dos resíduos da Saúde.
● Projeto e Implantação de coleta de embalagens de vidro para Logística Reversa.
● Gestão e fiscalização de contratos
● Projeto, implantação e gestão de aterros sanitários.
● Projeto, implantação e gestão de estação de tratamento de esgoto com reuso d´água, tratamento biológico e químico.
● PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Nos termos da LEI 12.305 de 2010 e da LEI 5.610 –DF , que regulamenta e dispõe sobre a responsabilidade dos Grandes Geradores de Resíduos Sólido.
● PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde – Nos termos da LEI 12.305 de 2010, legislação vigente da ANVISA (RDC 306/04 e 222/18, e CONAMA 358/05).
Peter Otávio Costa
Membro Consultor da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB Federal (gestão 2022-
2025).
– Secretário-geral da Comissão de Direito Ambiental e Sustentabilidade da OAB/DF (triênio
2022-2024).
– Membro da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG da OAB/DF (triênio
2022-2024).
– Membro da Comissão de Urbanismo e Regularização Fundiária da OAB/DF (2023-2024).
Membro representante da OAB/DF no Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal
(CONAM-DF).
– Membro representante da OAB/DF na Comissão Julgadora de Autos de Infrações Ambientais
do Distrito Federal (CJAI).
– Membro do Comitê ESG da ACIPG – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta
Grossa.
– Presidente do Instituto Eco Habitat, OSC que promove o desenvolvimento sustentável aliado
às boas práticas socioambientais.
– Fundador e CEO da Eco Mundi Consultoria e Gestão, com escritórios em Curitiba e Brasília,
que desde 2006 atende empresas de todos os portes orientando a trabalharem em
conformidade e com práticas sustentáveis adequadas, diminuindo os impactos
socioambientais de suas atividades sem deixar de promover o crescimento.
– Sócio do escritório Otávio & Lemos advogados associados, especializado em Direito
Ambiental e Penal.
– Trabalhando na área ambiental desde 1998, fui superintendente da Delegacia de Meio
Ambiente do Paraná, onde idealizei e coordenei diversos projetos estaduais e nacionais, com
destaque para o Programa Verão Ambiental e I Encontro Nacional de Polícia Ambiental
Judiciária.
– De 2011 a 2013 atuei como coordenador-geral do resgate e salvamento de fauna e flora na
área de abrangência da Usina Hidrelétrica Mauá, no Paraná.
– De 2008 a 2010 fui colunista de meio ambiente do Jornal do Cidadão Curitibano.
Colunista de sustentabilidade da Revista Nova Família.
– Palestrante nas áreas de ESG, gestão empresarial em governança e compliance, gestão de
resíduos sólidos.
– Sustainable Urban Development (Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions
– AMS Institute, 2021);
– Plataforma +Brasil -SICONV (Organização Paulista em Gestão Pública, 2022);
– Captação de recursos para prefeituras (Amaro, 2021);
– Lei Anticorrupção e Acordo de Leniência (UNICEUB 2019);
– Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas – PAR (CGU 2019);
– Compliance (FGV 2018);
– Recursos Jurídicos nos Tribunais Superiores (Escola Magistratura 2018);
– Mediação de Conflitos, FGV, 2016;
· Gestão de Parcerias Público Privadas, Escola da Magistratura do Estado do Paraná, 2016;
– Direito Civil e suas Aplicações na Legislação Ambiental, OAB/PR, 2015;
– Elaboração e Gestão de Projetos, Escola de Governo do Estado do Paraná, 2015;
– Gestão e articulações institucionais para o Terceiro Setor, Escola de Governo do Estado do
Paraná, 2014;
– Gestão Empresarial, Sebrae Curitiba, 2014;
– Perícia Judicial Ambiental (Rui Juliano Perícias, 2006);
– Gestão e Auditoria Ambiental (Inst. Brasileiro de Educação Ambiental, 2006).
Raul José de Abreu Sturari
Graduado em Administração (Fac. Salesianas), pós-graduado em Educação (UFRJ), bacharel, mestre e doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares (Exército Brasileiro) e doutor em Política e Estratégia (Marinha do Brasil). Foi Secretário Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE/PR) e Assessor de Estratégia do DRCI (Ministério da Justiça). Ex-presidente do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas.
Coordenador e consultor em diversos projetos de Planejamento e Gestão Estratégica, com destaque para: Projeto Brasil 3 Tempos (NAE/PR); Cenários Ambientais 2020, para o Estado de São Paulo; Plano Goiás 2030; Redesenho do Sistema Estadual de Planejamento da Bahia. É consultor e professor nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Prospectiva Estratégica e Dinâmicas Governantes.
É Diretor de Prospectiva Estratégica do Instituto SAGRES.
Ricardo Pucci Magalhães
É também Pós-Graduado em Inteligência Estratégica na Universidade Euroamericana e tem MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado – Gestão em Política e Defesa na Universidade Federal Fluminense.
Durante a sua vida operacional, alcançou as qualificações de Líder de Esquadrilha e Líder de Esquadrão na Aviação de Caça, formou-se Mission Commander, bem como realizou os cursos de Electronic Warfare Simulation e de Air Battle Planning and Management, respectivamente na École Militaire e no Centre D’ Analyse et de Simulation por la Préparation aux Opérations Aériennes, ambos na França.
Como Oficial Superior, comandou o 1º Esquadrão do 3º Grupo de Avaiação, em Boa Vista, RR, serviu na III Força Aérea e no Comando-Geral de Operações Aéreas, com atuação nas áreas de Operações, Inteligência, Guerra Eletrônica, Planejamento e Comando e Controle.
Já como Oficial-General da ativa, foi Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, Subchefe de Comando e Controle do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos e Canadá.
Na reserva,assumiu os cargos de Assessor da Comissão de Reestruturação da FAB, de Assessor do Grupo de Assessoramento Especial do Estado-Maior da Aeronáutica e de Chefe da Assessoria de Planejamento Baseado em Capacidades do EMCFA.
Ricardo Vogel
- Experiência em consultoria, conselho de empresas e mentoria empresarial para mais de 15 empresas, com foco em finanças, precificação, transformação digital com e-commerce em todas as plataformas integradas com delivery e dark-stores;
- Diversos projetos realizados em diferentes áreas de atuação na multinacional Nestlé[1] onde trabalhou por mais de 21 anos – inclusive como Vice-Presidente – em nível nacional e global;
- Responsável pela operação Empório Nestlé, operação de varejo que inclui e-commerce, B2C todos os produtos e brands, com mais de 1.500 produtos;
- Simplificação, padronização e otimização dos processos end-to-end do pedido ao caixa;
- Formação e multiplicação de equipes para operar o melhor atendimento aos mercados;
- Maior eficiência de custo para capturar e alavancar escalas e análises de equipe multidisciplinar.
- Ampla experiência com estabelecimento de metas, inovações e estudos de projetos de mercado, além de vendas comerciais on-line e off-line, trade marketing e planejamento e controle tributário;
- Profissional de finanças, vendas e varejo com experiência em planejamento e análise financeira, precificação, planejamento de negócios, análise estratégica e de viabilidade e controles internos;
- Vasta experiência em consultoria e assessoria para diferentes empresas de diferentes áreas, que inclui alimentos, engenharia, construção, paisagismo e jardins verticais, universidade, laboratório;
- Vasta experiência em potencialização de resultados corporativos;
- Forte vivência e expertise em gestão de pessoas, trabalho em equipe, solução de problemas empresariais, gestão de negócios e geração de resultados;
- Tem vivência e atuação no gerenciamento estatístico de resultados alcançados (entregas contratadas versus entregas realizadas);
- Alcance de objetivos e lucratividade a diversas empresas de diferentes áreas por meio de consultoria, com implementação de ferramentas específicas para cada caso;
- Gestor de processos com técnica administrativa capaz de otimizar custos e potencializar resultados de forma bastante expressiva nos âmbitos pessoal, material, serviços e outras despesas de uma empresa;
- Atuação como responsável pela gestão das seguintes atividades:
- Líder de Preços;
- Gerente Nacional de Crédito;
- Gerente de Controladora da Unidade de Negócios;
- Gerente Regional da Controladoria de Vendas e Marketing.
- Direção e coordenação das atividades do pessoal envolvido na compra, venda e
- distribuição de materiais, equipamentos, máquinas e suprimentos;
- Profissional com altíssima capacidade de trabalhar com equipes multidisciplinares, coordenar negociações, trabalhar em ambiente cultural multitarefa e diversificado e se comunicar em diferentes níveis na organização;
- Sabe desenvolver e implementar instruções, políticas e procedimentos de gerenciamento de compras e contratos;
- Ampla experiência em entrevistar e contratar funcionários e supervisionar o treinamento de funcionários;
- Grande habilidade em localizar fornecedores de materiais, equipamentos ou suprimentos e entrevistá-los para determinar a disponibilidade do produto e os termos de vendas;
- Experiência em manter registros de mercadorias encomendadas e recebidas, além de administrar de forma exímia sistemas de compras online;
- Grande habilidade em treinamento de equipes, incluindo excelente comunicação que mantém com gestores dos demais setores, engenheiros, supervisores e outros, além de incentivar e construir confiança mútua, respeito e cooperação entre os membros da equipe;
- Forte base técnica em coordenar propostas e contratos comerciais incluindo revisão, discussão e negociação de termos legais, riscos e responsabilidades, escopo de serviços, custos e aspectos operacionais dos contratos;
- Habilidade em colaborar para garantir uma comunicação clara das especificações e expectativas da empresa;
- Conhecimento avançado em metodologia de gerenciamento de projetos com forte habilidade em antecipar eventos desfavoráveis por meio da análise de dados;
Ridauto Lúcio Fernandes
Rodolfo de Melo Prado
Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Sagres de Política e Gestão Estratégicas Aplicadas”.
Sérgio Ferreira de Lima
Valério Luiz Lange
O Gen LANGE possui os cursos de Instrutor de Educação Física, de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Gestão de Recursos de Defesa pela Escola Superior de Guerra (ESG), de Preparo e Emprego de Mísseis e Foguetes, de Comando e Estado-Maior pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e pelo Command and General Staff College (CGSC), Fort Leavenworth, KS, do Exército dos EUA (2009), com especialidade em estratégia militar (6Z). É doutor em turma pioneira de Ciências Militares pela ECEME (2007), com ênfase no relacionamento entre o Exército e a Base Industrial de Defesa. Possui os cursos de Altos Estudos Militares e de Mestrado em Estudos Estratégicos pelo US Army War College, Carlisle, Pensilvânia (2016).
Como oficial subalterno e capitão serviu no Regimento Mallet, em Santa Maria – RS e no Grupo Barão de Jundiaí, SP, assim como foi instrutor do Curso de Artilharia, na AMAN. Ainda no posto de capitão, comandou a 1a Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes, em Brasília, DF, em 2001 e 2002. Foi oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto à Força Tarefa Argentina 13 no Chipre/ONU (UNFICYP) em 1999 e junto à empresa AVIBRAS Aeroespacial em 2003 e 2004. No posto de major, ele foi oficial de ligação junto ao COMDEFESA/FIESP, quando em comissão como oficial de estado-maior (E2) na 2a Região Militar, São Paulo, no biênio 2007 e 2008, assim como também foi ligação do Exército Brasileiro quando em comissão junto ao Exército Sul do US Army, San Antonio, Texas, em 2010. Foi Supervisor do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020 no Escritório de Projetos do Exército (EPEx) nos anos de 2013 e 2014, após ter comandado o 6o Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (ASTROS) e Campo de Instrução de Formosa (GO) em 2011-2012. Desempenhou a função de Chefe do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, na 3a Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME) entre 2016 e 2018.
O Gen Lange foi o Comandante do Comando de Artilharia do Exército no biênio 2019 e 2020, oportunidade de inauguração de sua nova sede no Forte Santa Bárbara (FSB), Formosa, Goiás, após transferência de Porto Alegre, RS. O Gen Lange exerceu também a chefia do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/CMO) em Campo Grande, MS, entre dezembro de 2020 e agosto de 2022, oportunidade em que ingressou na reserva do Exército Brasileiro.