O Instituto Sagres e seus parceiros possuem dezenas de associados, representados por especialistas com expertise no setor público, iniciativa privada e terceiro setor, o que garante a presença da melhor equipe de profissionais para a maximização dos resultados entregues ao final de cada projeto. Além disso, conta com parceiros nacionais e internacionais, entre pessoas físicas (personalidades de destaque) e jurídicas (instituições e organizações) de referência em atividades aderentes às suas áreas de atuação, alocados de acordo com o perfil de cada projeto, fortalecendo a formação de equipes interdisciplinares de trabalho. A seguir, é apresentado extrato da equipe técnica principal do Sagres (clique nos nomes para conhecer um breve currículo).

Artur de Melo Reis de Souza

Economista pela PUC/RJ, Mestre em Administração de Empresas pela St. Mary´s Universities of San Antonio, Texas, MBA em Gestão para a Excelência pelo SENAI SC e Mestrando em Inovação e Desenvolvimento pela FG Laureate International Universites. Mais de 30 anos de experiência acadêmica como professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino no Brasil. Sólida experiência como executivo de planejamento financeiro e gestor de marketing de empresas multinacionais: Texaco, Gillette, Pepsi-Cola, Kibon-Sorvane e Tintas Coral. Atuou por mais de 6 anos como Gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sesi PE. Reconhecida vivência como consultor e palestrante em planejamento estratégico, marketing, vendas e gestão empresarial. Foi Sócio-Diretor da Puma Comunicação e Marketing e da Prolev Indústria de Alimentos Saudáveis. Reconhecida participação como Presidente e Diretor de Associações como: Rotary Club do Recife, ADVB, Abrigo Cristo Redentor e G-10 Consultorias Associadas.

Carlos Roberto Sucha

É Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN, 1978), mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2003), mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO, 1988) e doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME, 1994). Foi instrutor na AMAN, EsAO e ECEME; professor convidado de Geopolítica na Academia de Guerra do Exército do Chile; Diretor do Departamento de Segurança Presidencial; Assessor-Chefe de Inteligência da Direção Geral Brasileira da Itaipu Binacional; coordenador da Câmara Técnica de Segurança na Tríplice Fronteira, do Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu; Assessor Especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR); Chefe da Assessoria de Temas Institucionais da Vice-presidência da República e coordenador da Comissão Integradora de Políticas Públicas do Conselho Nacional da Amazônia Legal. Tem experiência na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase em Integração Internacional, Conflito, Guerra e Paz, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas políticos, educacionais, científicos, tecnológicos e de inovação, políticas públicas, planejamento estratégico, integração regional, gestão por projetos, gestão territorial e ambiental, defesa do estado, inteligência estratégica e gestão do conhecimento.

Daniela Parra Lima

Pós-graduanda em “Gestão e Coordenação Pedagógica” pelo UNICEUB-DF. Pós-graduada em “Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual” pela FACON-Santos. Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (Mogi das Cruzes – SP). Formada em Geografia e em História pela Universidade Metropolitana de Santos. Professora com ampla experiência na área de Educação, com foco em Ensino Fundamental e Médio. Atuou, ainda, na formação de jovens adultos (EJA) em cursos subsidiados pelo governo do Estado de São Paulo. Experiência em tutoria de EAD, pela Universidade do Paraná (UNOPAR).

Dayane Andrade Ricardo

Graduada em Direito pela Universidade Católica de Brasília.Advogada militante nas áreas de Direito Público, mais precisamente atuando na Administração Pública, com experiência na área de Direito Administrativo, Licitações, Contratos Administrativos, Legislativo, Processos Administrativos em geral e Processos Administrativos de Sindicância e Disciplinares. Ampla experiência em Assessoria Jurídico-Legislativa de órgãos públicos, advocacia nas áreas de Direito Civil, Família, Saúde Ocupacional, Consumidor, Administrativo, Institucional e Previdenciário, atuando ainda em causas de Anistia Política. Sólida experiência na Administração Pública assumindo os cargos: Coordenadora da Advocacia-Geral da OAB/DF, Coordenadora da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Chefe de Gabinete da Administração Regional do Gama, Assessora Especial da Assessoria Jurídico-Legislativa do Gabinete da Secretaria de Estado das Cidades, Assessora Especial do Gabinete da Secretaria de Estado das Cidades, Chefe da Assessoria Técnica da Administração Regional de Taguatinga, Chefe da Assessoria Técnica da Administração Regional de Sobradinho II, Chefe da Assessoria Técnica da Administração Regional da Fercal, Assessora na Procuradoria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional – CODHAB. Foi sócia do Escritório Mendonça Neiva Advocacia. Reconhecida participação como Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, sendo inclusive representante da OAB/DF no Comitê Executivo de Saúde do Distrito Federal. Atualmente está como Coordenadora da Advocacia-Geral da OAB/DF, além de atuar pro bono como Diretora Jurídica da Associação de Desenvolvimento Humano e da ONG – Amigos em Ação.

Emanoel Lira

Oficial intendente da Reserva do Exército Brasileiro, com experiência como Encarregado de Setores Financeiros, Tomador de Contas (vivência em órgão de Controle Interno) e Ordenador de Despesas de Grande Unidade.
Atua como professor convidado da Academia de Polícia Militar do Estado da Paraíba há 20 anos nas disciplinas de Orçamento/Finanças Públicas e Administração Patrimonial Pública e como professor de pós-graduação no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Educacional (INBRAD), em Natal – RN

Fábio Sahm Paggiaro

Coronel da Reserva da Força Aérea Brasileira, piloto de caça; Experiência: gestão de informação; modelagem e implantação de processos de Comando, Controle e Inteligência (tomada de decisão); planejamento e condução de operações aéreas, nacionais e multinacionais; desenvolvimento e implantação de soluções para gestão organizacional; gestão estratégica; construção de cenários; gestão de projetos complexos e multidisciplinares, e respectivas equipes de trabalho; trabalhou na Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa (2010-2019) onde estruturou o Sistema de Planejamento Estratégico de Defesa e o Cenário de Defesa 2020-2039; ministrou palestras sobre os temas anteriores na Escola Superior de Guerra (ESG), Universidade de Força Aérea (Unifa), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Instituto Rio Branco.

Hélio Alves Mendes

Cargo atual: Presidente diretor do Instituto Latino e professor de Estratégia, Gestão e Inteligência Competitiva no curso de pós-graduação da Esamc – Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação em Uberlândia-MG.

Principais cargos ocupados: Diretor executivo do CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, Conselheiro do Grupo Braspelco, Professor da Universidade Federal de Uberlândia, Assessor Geral de Planejamento da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Administrativo da Cia. Souza Cruz, Assessor político da executiva do PDS, Administrativo do Ministério das Relações Exteriores.

Principais consultorias e projetos: Coordenou planejamentos estratégicos e projetos de grandes empresas e associações, como: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil – CICB, Associação Brasileira da Indústria Frigorífica – ABF, Associação Brasileira das Faculdades de Odontologia, Fórum de Competitividade do MDIC e de várias grandes empresas, entre elas, JBS Friboi e Atacado União, Plastro, Café Veloso. Palestrante e adesguiano desde 1983. Coordenador do Plano diretor da Cidade de Uberlândia MG.

Publicações: Autor de três livros e mais de mil artigos em diversas áreas.

Homero José Zanotta Vieira

Foi Diretor do Instituto Sagres de 2015 a 2016

Co-autor do Livro Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica – FIGE.

Ex Comandante de organização Militar (3º BPE, Porto Alegre, 2000 e 2001)

FORMAÇÃO

1992\93 – Doutor em Aplicações e Planejamento Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Certificação do então Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) em jul/2003;

2010 – Bacharel em Administração pela UNISUL, Universidade Sul de Santa Catarina. Diploma registrado/MEC em 18/6/2012.

1986 – Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Certificação do então DEP em jul/2003;

1976 – Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Certificado expedido em maio de 2002 com base na Lei de Ensino do Exército;

Pós-graduação em Comunicação e Marketing Institucionais pela Universidade Castelo Branco, RJ.;

Curso de Gestão Estratégica da Informação pela FGV/Escola de Administração Pública – Brasília, DF.

MBA Executivo na FGV-RJ, 2002.

Curso de Análise Prospectiva, pela ECEME/ Brainstorming Assessoria e Planejamento e Informática Ltda.

Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx), 2002.

VIVÊNCIA ACADÊMICA

Professor do Centro de Pós-Gradução JK, Brasília, DF, período de 2004 até hoje;

Professor do IBMEC-DF, em 2011/2012;

Professor da Fundação Universa, Brasília, DF, 2008/2009;

Extensão universitária em METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Humberto de Sá Garay

Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Inteligência Empresarial, é especialista em Políticas e Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar. É consultor para o desenvolvimento de relações com o mercado de tecnologias, aplicadas às atividades de Inteligência, pública e corporativa, e na elaboração de metodologias para aplicação de data Analytics. Atua como design de sistemas de informação, bem como na constituição do planejamento estratégico institucional para a gestão do conhecimento e produção de Inteligência. Nas atividades profissionais, voltadas às políticas institucionais de proteção ao conhecimento e compliance, opera na criação da sistematização e normas para a proteção dos ativos de informação, na elaboração de diagnósticos de vulnerabilidades e na implantação de políticas para gestão de riscos e segurança da informação.

Jefferson de Souza Oliveira

Oficial de Marinha da Reserva Remunerada.
Atuou como Assessor de Inteligência na Marinha do Brasil e no Ministério da Defesa.

Jorge Corrêa Neto

Possui graduação, pós-graduado e mestrado em Administração de Empresas e reúne vasta experiência em gestão empresarial, em especial na área de gestão hospitalar. Ocupou cargos gerenciais em grandes empresas e no Governo de Minas Gerais. Prestou consultoria e assessoramento a instituições públicas e privadas em MG e foi Diretor Executivo no Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato e Secretário Municipal de Saúde em Sete Lagoas – MG. Foi também Diretor do Hospital Regional de Barbacena / Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG e Diretor Geral das Santas Casas de Misericórdia de Piumhi e de Barbacena – MG. Atuou como Secretário Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão e de Assistência Social de Piumhi – MG. Realizou trabalhos de consultoria no segmento de Gestão em Saúde Pública e Privada, voltada para o alcance de resultados, metas e indicadores estabelecidos no planejamento estratégico, bem como no desenvolvimento de ações gerenciais de fortalecimento institucional através da racionalização de processos de trabalho, qualificação de gestores e corpo de colaboradores e na identificação de novas oportunidades de negócio. Prestou consultorias na formulação, estruturação e execução de Planos de Governo em Saúde Pública, com o desenvolvimento e acompanhamento da execução de projetos para captação de recursos. É Diretor de Gestão em Saúde do Instituto Sagres.

José Alexandre Pires

Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e Graduado em Administração de Sistemas pela Escola Naval. No Hospital Naval Marcílio Dias, Chefe do Departamento de Contabilidade e Gerente da Organização Militar Prestadora de Serviços (OMPS). No Depósito Naval de Manaus, Diretor e Ordenador de Despesa. No Hospital das Forças Armadas, Encarregado do Setor de Contas Hospitalares, Agente Financeiro, Encarregado do Centro de Informações Gerenciais, Chefe do Departamento de Administração e Ordenador de Despesa. No Ministério da Defesa, Assessor do Diretor do Departamento de Organização e Legislação, na Secretaria de Organização Institucional, para a gerência do Banco de Informações Estratégicas e Gerenciais, tendo participado da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias referente ao estudo financeiro e atuarial dos militares da ativa, inativos e seus pensionistas e Assessor do Secretário-Geral. Na Autoridade Pública Olímpica, foi o Superintendente da Gestão Corporativa da Diretoria Executiva. Participou na condição de “Voluntário” nos Jogos Paralímpicos, que ocorreu na Cidade do Rio de Janeiro, em 2016.

José Alberto Cunha Couto

Oficial reformado da Marinha (CMG)

Chefiou o gabinete de crises da PR (1998-2011)

Professor e Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais da Facamp (2012-2017)

Assessor de Planejamento Estratégico da Amazul (2013-2019)

Colunista do jornal eletrônico SorocabaNews (desde 2020)

Professor convidado da Link Business School

Palestrante em diversas instituições

José do Carmo Ferreira

É administrador, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – Fundação Álvares Penteado, em 1974. Participou como instrutor no treinamento e implantação de vários sistemas do segmento contábil financeiro no SERPRO, bem como do desenvolvimento do SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal e sua implantação no SERPRO, EMBRAPA e CONAB. Participou também de vários encontros, cursos, seminários, fóruns, workshops e outros eventos voltados principalmente às áreas orçamentária, financeira, contábil, de investimentos, atuarial e previdenciária, tais como, Problemas do Desenvolvimento Brasileiro, Administração Regional do Distrito Federal, Seminário sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, Seminário Intensivo de Factoring, Fórum Transformando Organizações – Paul Kennedy IBM, Atualização Gerencial – Amana-Key, II e III Encontro Nacional de Gestão de Investimentos e Fundos, Modelo de Gestão do Prêmio Qualidade Rio – PQRio, A Responsabilidade Civil de Dirigentes e Profissionais das Entidades de Previdência Privada, 22º e 23º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão – ABRAPP. Possui os seguintes cursos profissionalizantes: Administração de Material, Administração Financeira, Administração Orçamentária e Financeira, Análise de Crédito e Cobrança, Análise Estruturada de Sistema, Auditoria e Controle Interno no Setor Público, Desenvolvimento e Capacitação Profissional, Desenvolvimento Gerencial, Elaboração e Análise de Projetos, Fluxo de Caixa Diário – como Projetar e Gerenciar, Gerenciamento de Processos Organizacionais, Internet como Ferramenta de Negócios e de Trabalho, Investimentos no Mercado de Renda Fixa, Licitações e Contratos Administrativos, Matemática Financeira, Negociação Inteligente – Influenciando a Tomada de Decisão, Organização e Racionalização de Serviços, Organizações e Métodos, Perícia e Assistência Técnica Judicial. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Gerente de Orçamento e Finanças da CODHAB em 2011, Consultor Tributário no âmbito Municipal de 2006 a 2010, Funcionário concursado do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO Brasília, Diretor de Investimentos do SERPROS – Fundo Multipatrocinado, de 2001 a 2003, Membro e vice-presidente do Conselho de Administração da empresa Kepler Weber no biênio 2002 / 2003. Empresa de capital aberto atuando no setor de agronegócios, especializada no desenvolvimento de soluções para armazenagem, líder na América Latina nesse segmento e exportadora para vários países, Presidente do Conselho Fiscal do SERPROS – Fundo Multipatrocinado no biênio 1995 / 1996, Funcionário concursado do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica – CNPq – Brasília – de 1978 a 1980, Contador geral do Grupo Imobiliário Onísio Ludovico – Brasília – de 1977 a 1978, Funcionário concursado do Banco do Estado de São Paulo S.A. – BANESPA –de 1972 a 1977, Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Sacramento – MG – em 1971, Possui conhecimento e domínio amplo das ferramentas básicas utilizadas na gestão empresarial e domínio intermediário da língua inglesa.

José Osmar Monte Rocha

Contador, Auditor, Auditor Federal de Finanças e Controle, Assessor de Ministro, Inspetor de Finanças, Delegado de Contabilidade; Professor Universitário, Diretor Financeiro do Instituto Nacional de Finanças Públicas – INAFIP; Gerente Administrativo da Fundação Astrojildo Pereira – FAP

Luiz Eduardo Rocha Paiva

Possui cursos de nível graduação, mestrado e doutorado na área de Ciências Militares, respectivamente, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). É pós-Graduado pelo MBA Executivo do Exército Brasileiro – Especialização – na Fundação Getúlio Vargas. Realizou o Curso de Altos Estudos Militares da Escola Superior de Guerra do Exército Argentino, nível pós-graduação, e o Curso de Assalto Aéreo, técnico-operacional, na 101ª Divisão de Assalto Aéreo do Exército dos EUA. Foi Instrutor na AMAN, EsAO e ECEME e Observador Militar da ONU em El Salvador – América Central.  Como oficial superior, serviu no Estado-Maior do Exército, na Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, no Comando
Militar do Planalto, no Gabinete do Ministro do Exército e no Gabinete do Comandante do Exército. Comandou do 5º Batalhão de Infantaria Leve (Regimento Itororó), da Força de Ação Rápida do Exército. Na oportunidade, comandou missão de pacificação no Sul do Pará em conflito entre o MST e fazendeiros locais. Como oficial-general, foi Gerente da implantação do Programa Excelência Gerencial do Exército, Secretário-Geral do Exército e Comandante da ECEME. É professor emérito da ECEME, Diretor da Área de Geopolítica e Conflitos do Sagres e membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Realiza palestras e escreve artigos, publicados em livros, jornais e revistas nacionais e estrangeiras, sobre geopolítica, estratégia, liderança, política nacional e segurança.

Manoel da Penha Alves

Possui cursos de nível de graduação, mestrado e doutorado na área de Ciências Militares, respectivamente, na Academia Militar das Agulhas Negras ( AMAN ), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
É pós- Graduado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, nível pós Graduação (CPEAEx) na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco, em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Educação Física pela Universidade Castelo Branco.
Possui o curso de Técnico de Ensino pelo Centro de Estudos de Pessoal do Exército, (CEP/ RJ) e desempenhou as funções de Técnico de Ensino do Colégio Militar de Fortaleza (CMF).
Comandou o 20º Batalhão Logístico Paraquedista, o Colégio Militar de Manaus (CMM) e o Colégio Militar de Recife (CMR)
Serviu na Força de Emergência da Nações Unidas e desempenhou as funções de Oficial de Educação Física e Walfare Ofice do Leave Center da ONU no Cairo – Egito.
Possui experiência como docente dos cursos de Administração e Engenharia Civil da Universidade Autônoma de João Pessoa, Universidade do Desenvolvimento do Centro Oeste e do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, este por dez anos.

Maria Verônica Korilio Campos

Doutoranda em Educação (UCB). MBA em Gestão Empresarial, com Docência Superior (UDF). Pós-Graduada em Administração Financeira, Orçamentária e Contabilidade Pública (FGV) e em Educação a Distância (UnB). Graduada em Administração de Empresas e em Ciências Econômicas (UDF). Habilitada como Personal e Leader Coach (SBC). Foi servidora pública do Departamento de Polícia Federal (DPF), da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério da Fazenda (Secretaria do Tesouro Nacional, Secretaria de Política Econômica e Delegacia da Fazenda Nacional), na carreira de Finanças e Controle. Consultora e Professora nas áreas de Administração Pública, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão.
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3374651291797150

Paulo Gilmar Marques Berguenmayer

Paulo Henrique Gregório

● Gestor Ambiental, formado pela Universidade Cesumar/PR, Pós-Graduando em Perícia e Auditoria Ambiental, com sólida experiência técnica, tendo atuado como Diretor de Operações; Green Ambiental; Reziduall tratamento de resíduos, Atuando neste momento na Confiança Ambiental:

● Projeto e Implantação de relativos a coletas seletivas de Resíduos Sólidos Urbanos.
● Projeto e Implantação, gerenciamento, transporte, tratamento dos resíduos da Saúde.
● Projeto e Implantação de coleta de embalagens de vidro para Logística Reversa.
● Gestão e fiscalização de contratos
● Projeto, implantação e gestão de aterros sanitários.
● Projeto, implantação e gestão de estação de tratamento de esgoto com reuso d´água, tratamento biológico e químico.
● PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Nos termos da LEI 12.305 de 2010 e da LEI 5.610 –DF , que regulamenta e dispõe sobre a responsabilidade dos Grandes Geradores de Resíduos Sólido.
● PGRSS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde – Nos termos da LEI 12.305 de 2010, legislação vigente da ANVISA (RDC 306/04 e 222/18, e CONAMA 358/05).

Peter Otávio Costa

– Advogado especialista em Direito Socioambiental e perito judicial socioambiental.
Membro Consultor da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB Federal (gestão 2022-
2025).
– Secretário-geral da Comissão de Direito Ambiental e Sustentabilidade da OAB/DF (triênio
2022-2024).
– Membro da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG da OAB/DF (triênio
2022-2024).
– Membro da Comissão de Urbanismo e Regularização Fundiária da OAB/DF (2023-2024).
Membro representante da OAB/DF no Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal
(CONAM-DF).
– Membro representante da OAB/DF na Comissão Julgadora de Autos de Infrações Ambientais
do Distrito Federal (CJAI).
– Membro do Comitê ESG da ACIPG – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta
Grossa.
– Presidente do Instituto Eco Habitat, OSC que promove o desenvolvimento sustentável aliado
às boas práticas socioambientais.
– Fundador e CEO da Eco Mundi Consultoria e Gestão, com escritórios em Curitiba e Brasília,
que desde 2006 atende empresas de todos os portes orientando a trabalharem em
conformidade e com práticas sustentáveis adequadas, diminuindo os impactos
socioambientais de suas atividades sem deixar de promover o crescimento.
– Sócio do escritório Otávio & Lemos advogados associados, especializado em Direito
Ambiental e Penal.
– Trabalhando na área ambiental desde 1998, fui superintendente da Delegacia de Meio
Ambiente do Paraná, onde idealizei e coordenei diversos projetos estaduais e nacionais, com
destaque para o Programa Verão Ambiental e I Encontro Nacional de Polícia Ambiental
Judiciária.
– De 2011 a 2013 atuei como coordenador-geral do resgate e salvamento de fauna e flora na
área de abrangência da Usina Hidrelétrica Mauá, no Paraná.
– De 2008 a 2010 fui colunista de meio ambiente do Jornal do Cidadão Curitibano.
Colunista de sustentabilidade da Revista Nova Família.
– Palestrante nas áreas de ESG, gestão empresarial em governança e compliance, gestão de
resíduos sólidos.
– Sustainable Urban Development (Amsterdam Institute for Advanced Metropolitan Solutions
– AMS Institute, 2021);
– Plataforma +Brasil -SICONV (Organização Paulista em Gestão Pública, 2022);
– Captação de recursos para prefeituras (Amaro, 2021);
– Lei Anticorrupção e Acordo de Leniência (UNICEUB 2019);
– Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas – PAR (CGU 2019);
– Compliance (FGV 2018);
– Recursos Jurídicos nos Tribunais Superiores (Escola Magistratura 2018);
– Mediação de Conflitos, FGV, 2016;
· Gestão de Parcerias Público Privadas, Escola da Magistratura do Estado do Paraná, 2016;
– Direito Civil e suas Aplicações na Legislação Ambiental, OAB/PR, 2015;
– Elaboração e Gestão de Projetos, Escola de Governo do Estado do Paraná, 2015;
– Gestão e articulações institucionais para o Terceiro Setor, Escola de Governo do Estado do
Paraná, 2014;
– Gestão Empresarial, Sebrae Curitiba, 2014;
– Perícia Judicial Ambiental (Rui Juliano Perícias, 2006);
– Gestão e Auditoria Ambiental (Inst. Brasileiro de Educação Ambiental, 2006).

Raul José de Abreu Sturari

Fundador

Graduado em Administração (Fac. Salesianas), pós-graduado em Educação (UFRJ), bacharel, mestre e doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares (Exército Brasileiro) e doutor em Política e Estratégia (Marinha do Brasil). Foi Secretário Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE/PR) e Assessor de Estratégia do DRCI (Ministério da Justiça). Ex-presidente do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas.

Coordenador e consultor em diversos projetos de Planejamento e Gestão Estratégica, com destaque para: Projeto Brasil 3 Tempos (NAE/PR); Cenários Ambientais 2020, para o Estado de São Paulo; Plano Goiás 2030; Redesenho do Sistema Estadual de Planejamento da Bahia. É consultor e professor nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Prospectiva Estratégica e Dinâmicas Governantes.

É Diretor de Prospectiva Estratégica do Instituto SAGRES.

Ricardo Pucci Magalhães

Brigadeiro do Ar da Reserva de Força Aérea Brasileira, possui os Cursos Acadêmicos de Oficial Aviador (Bacharel em Ciências Aeronáuticas), de Tática Aérea, de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Comando e Estado-Maior e de Política e Estratégia Aeroespaciais.
É também Pós-Graduado em Inteligência Estratégica na Universidade Euroamericana e tem MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado – Gestão em Política e Defesa na Universidade Federal Fluminense.
Durante a sua vida operacional, alcançou as qualificações de Líder de Esquadrilha e Líder de Esquadrão na Aviação de Caça, formou-se Mission Commander, bem como realizou os cursos de Electronic Warfare Simulation e de Air Battle Planning and Management, respectivamente na École Militaire e no Centre D’ Analyse et de Simulation por la Préparation aux Opérations Aériennes, ambos na França.
Como Oficial Superior, comandou o 1º Esquadrão do 3º Grupo de Avaiação, em Boa Vista, RR, serviu na III Força Aérea e no Comando-Geral de Operações Aéreas, com atuação nas áreas de Operações, Inteligência, Guerra Eletrônica, Planejamento e Comando e Controle.
Já como Oficial-General da ativa, foi Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, Subchefe de Comando e Controle do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e Adido de Defesa e Aeronáutico nos Estados Unidos e Canadá.
Na reserva,assumiu os cargos de Assessor da Comissão de Reestruturação da FAB, de Assessor do Grupo de Assessoramento Especial do Estado-Maior da Aeronáutica e de Chefe da Assessoria de Planejamento Baseado em Capacidades do EMCFA.

Ricardo Vogel

  • Experiência em consultoria, conselho de empresas e mentoria empresarial para mais de 15 empresas, com foco em finanças, precificação, transformação digital com e-commerce em todas as plataformas integradas com delivery e dark-stores;
  • Diversos projetos realizados em diferentes áreas de atuação na multinacional Nestlé[1] onde trabalhou por mais de 21 anos – inclusive como Vice-Presidente – em nível nacional e global;
    • Responsável pela operação Empório Nestlé, operação de varejo que inclui e-commerce, B2C todos os produtos e brands, com mais de 1.500 produtos;
    • Simplificação, padronização e otimização dos processos end-to-end do pedido ao caixa;
    • Formação e multiplicação de equipes para operar o melhor atendimento aos mercados;
    • Maior eficiência de custo para capturar e alavancar escalas e análises de equipe multidisciplinar.
  • Ampla experiência com estabelecimento de metas, inovações e estudos de projetos de mercado, além de vendas comerciais on-line e off-line, trade marketing e planejamento e controle tributário;
  • Profissional de finanças, vendas e varejo com experiência em planejamento e análise financeira, precificação, planejamento de negócios, análise estratégica e de viabilidade e controles internos;
  • Vasta experiência em consultoria e assessoria para diferentes empresas de diferentes áreas, que inclui alimentos, engenharia, construção, paisagismo e jardins verticais, universidade, laboratório;
  • Vasta experiência em potencialização de resultados corporativos;
  • Forte vivência e expertise em gestão de pessoas, trabalho em equipe, solução de problemas empresariais, gestão de negócios e geração de resultados;
  • Tem vivência e atuação no gerenciamento estatístico de resultados alcançados (entregas contratadas versus entregas realizadas);
  • Alcance de objetivos e lucratividade a diversas empresas de diferentes áreas por meio de consultoria, com implementação de ferramentas específicas para cada caso;
  • Gestor de processos com técnica administrativa capaz de otimizar custos e potencializar resultados de forma bastante expressiva nos âmbitos pessoal, material, serviços e outras despesas de uma empresa;
  • Atuação como responsável pela gestão das seguintes atividades:
    • Líder de Preços;
    • Gerente Nacional de Crédito;
    • Gerente de Controladora da Unidade de Negócios;
    • Gerente Regional da Controladoria de Vendas e Marketing.
  • Direção e coordenação das atividades do pessoal envolvido na compra, venda e
  • distribuição de materiais, equipamentos, máquinas e suprimentos;
  • Profissional com altíssima capacidade de trabalhar com equipes multidisciplinares, coordenar negociações, trabalhar em ambiente cultural multitarefa e diversificado e se comunicar em diferentes níveis na organização;
  • Sabe desenvolver e implementar instruções, políticas e procedimentos de gerenciamento de compras e contratos;
  • Ampla experiência em entrevistar e contratar funcionários e supervisionar o treinamento de funcionários;
  • Grande habilidade em localizar fornecedores de materiais, equipamentos ou suprimentos e entrevistá-los para determinar a disponibilidade do produto e os termos de vendas;
  • Experiência em manter registros de mercadorias encomendadas e recebidas, além de administrar de forma exímia sistemas de compras online;
  • Grande habilidade em treinamento de equipes, incluindo excelente comunicação que mantém com gestores dos demais setores, engenheiros, supervisores e outros, além de incentivar e construir confiança mútua, respeito e cooperação entre os membros da equipe;
  • Forte base técnica em coordenar propostas e contratos comerciais incluindo revisão, discussão e negociação de termos legais, riscos e responsabilidades, escopo de serviços, custos e aspectos operacionais dos contratos;
  • Habilidade em colaborar para garantir uma comunicação clara das especificações e expectativas da empresa;
  • Conhecimento avançado em metodologia de gerenciamento de projetos com forte habilidade em antecipar eventos desfavoráveis por meio da análise de dados;

Ridauto Lúcio Fernandes

Militar, deixou o serviço ativo no posto de General de Brigada. Ao longo de 37 anos de serviço, realizou cursos militares na área de operações especiais e paraquedismo. Comandou tropas na Amazônia, no Planalto Central, no Nordeste, na Região Sudeste e no Sul do País. No exterior, realizou curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos da América e de altos estudos militares na Espanha. Tem mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na área de Defesa – Gestão de Pessoal. Comandou o 63º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Florianópolis e a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal. Em 2017/2018, foi encarregado de Operação de Garantia da Lei e da Ordem no Rio Grande do Norte, ocasião em que assumiu o controle operacional da Secretaria de Segurança Pública daquele Estado

Rodolfo de Melo Prado

Bacharel em Direito pela UFMG (1963), inscrito na OAB/DF. Administrador, inscrito no CRTA do D.F. Especialização em “Management”, pelo International Institute for Management Development-IMD, da Universidade de Lausanne, Suíça(1979 e 1999). Especialização em Recursos Humanos pela Escola Brasileira de Administração Pública – EBAP/FGV/Rio. Especialização em Planejamento Estratégico pela Fundação João Pinheiro (professores da Graduate School of Business Administration/Columbia University, NY); pelo Tavistock Institute of Operational Research, de Londres, em convênio com a Fundap, S.P., e em Planejamento overnamental pelo CENDEC. Especializado em Desenvolvimento Organizacional e credenciado como Consultor pela Organization Development Associates – USA. Especialização em Análise Gerencial de Problemas e Tomada de Decisões pela Kepner-Tregoe, International, de Princeton, New Jersey, USA. Como executivo, foi Diretor do Instituto de Administração Pública – InAP – de M.G.; Diretor Administrativo da FUB/UnB; Secretário Adjunto da Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste – SUDECO e Secretário Adjunto da Secretaria de Modernização Administrativa – SEMOR/SEPLAN da Presidência da República. Fundador (1991) e Presidente da Prado & Consultores Associados, empresa de consultoria na área de micro e pequenas empresas. Como consultor, atuou como responsável direto na condução de diagnóstico organizacional e planejamento de entidades e programas públicos de grande porte (Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN (1978); Programa Nacional de Centros Sociais Urbanos (1980); Procuradoria Geral da República (1981); Programa de Expansão da Educação Profissional –PROEP – MEC (2002). Ex-consultor do SEBRAE, atuou, nacionalmente, como facilitador em mais de 120 seminários Empretec. Conta com mais de 10.000 horas em sala de aula, conduzindo programas de qualificação gerencial e empreendedorismo.
Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Sagres de Política e Gestão Estratégicas Aplicadas”.

Sérgio Ferreira de Lima

Valério Luiz Lange

O General-de-Brigada LANGE é oficial-general da reserva do Exército Brasileiro. Nascido em Santa Maria, RS, é oficial de Artilharia graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1989, tendo sido promovido ao generalato em 31 de março de 2019.

O Gen LANGE possui os cursos de Instrutor de Educação Física, de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Gestão de Recursos de Defesa pela Escola Superior de Guerra (ESG), de Preparo e Emprego de Mísseis e Foguetes, de Comando e Estado-Maior pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e pelo Command and General Staff College (CGSC), Fort Leavenworth, KS, do Exército dos EUA (2009), com especialidade em estratégia militar (6Z). É doutor em turma pioneira de Ciências Militares pela ECEME (2007), com ênfase no relacionamento entre o Exército e a Base Industrial de Defesa. Possui os cursos de Altos Estudos Militares e de Mestrado em Estudos Estratégicos pelo US Army War College, Carlisle, Pensilvânia (2016).

Como oficial subalterno e capitão serviu no Regimento Mallet, em Santa Maria – RS e no Grupo Barão de Jundiaí, SP, assim como foi instrutor do Curso de Artilharia, na AMAN. Ainda no posto de capitão, comandou a 1a Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes, em Brasília, DF, em 2001 e 2002. Foi oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto à Força Tarefa Argentina 13 no Chipre/ONU (UNFICYP) em 1999 e junto à empresa AVIBRAS Aeroespacial em 2003 e 2004. No posto de major, ele foi oficial de ligação junto ao COMDEFESA/FIESP, quando em comissão como oficial de estado-maior (E2) na 2a Região Militar, São Paulo, no biênio 2007 e 2008, assim como também foi ligação do Exército Brasileiro quando em comissão junto ao Exército Sul do US Army, San Antonio, Texas, em 2010. Foi Supervisor do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020 no Escritório de Projetos do Exército (EPEx) nos anos de 2013 e 2014, após ter comandado o 6o Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes (ASTROS) e Campo de Instrução de Formosa (GO) em 2011-2012. Desempenhou a função de Chefe do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, na 3a Subchefia do Estado-Maior do Exército (EME) entre 2016 e 2018.

O Gen Lange foi o Comandante do Comando de Artilharia do Exército no biênio 2019 e 2020, oportunidade de inauguração de sua nova sede no Forte Santa Bárbara (FSB), Formosa, Goiás, após transferência de Porto Alegre, RS. O Gen Lange exerceu também a chefia do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/CMO) em Campo Grande, MS, entre dezembro de 2020 e agosto de 2022, oportunidade em que ingressou na reserva do Exército Brasileiro.