FUNDADORES

Em 2004, um grupo de profissionais decidiu criar um Think Tank orientado para Política, Estratégia, Planejamento, Gestão e Prospectiva, com capacidade para articular e mobilizar atores em âmbito nacional e internacional. Surgia o Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, cujos fundadores e seus breves currículos são a seguir apresentados.

Da esquerda para a direita:  Mário Andreuzza; Sérgio Cirillo; Homero Zanotta; Raul Sturari; Olavo de Castro; Moura Leal

Homero José Zanotta Vieira

Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (1993). Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1986). Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (2002). Pós-graduado em Comunicação e Marketing Institucionais pela Universidade Castelo Branco, RJ; Curso de Gestão Estratégica da Informação pela FGV/Escola de Administração Pública, Brasília, DF. MBA Executivo na FGV-RJ (2002). Bacharel em Administração pela UNISUL, Universidade Sul de Santa Catarina (2010). Bacharel em Ciências Militares (Infantaria) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1976).
Coronel Veterano do Exército Brasileiro. Coautor do Livro FIGE – Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica. Fundador (2004) e Presidente do Instituto Sagres (2015-2016); Foi Comandante 3º Batalhão de Polícia do Exército, Porto Alegre, RS (2000-2001); Professor do Centro de Pós-graduação JK, Brasília, DF; Professor do IBMEC-DF; Professor da Fundação Universa, Brasília, DF; Assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2019-2020).

José de Fátima Moura Leal

Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (1992). Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1986). Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, Brasília, DF (2004). Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ (1982); Bacharel em Ciências Militares (Material Bélico) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1976).
Coronel Veterano do Exército Brasileiro. Fundador do Instituto Sagres (2004). Foi Sócio da empresa Scopi Consultoria – Campinas, SP. Consultoria econômico-financeira e administrativa na área de licitações e contratos com a Administração Pública (2011-2021); Diretor do Departamento Central de Compras da Prefeitura Municipal de Campinas (2005-2011); Consultor no Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), Brasília, DF – Condução de Projetos do UNODC junto ao Governo Brasileiro na área de prevenção de drogas e crimes internacionais (2003-2004); Oficial de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas, Nova Iorque, EUA, para assuntos de emprego de unidades militares em Operações de Paz conduzidas pela ONU (1997-1999); Instrutor na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, RJ (1990).

José Olavo Coimbra de Castro

Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (1992). Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1986). Diplomado pela Escola Superior de Guerra (2006); Bacharel em Ciências Militares (Infantaria) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1976).
Coronel Veterano do Exército Brasileiro. Fundador (2004) e Presidente do Instituto Sagres (2004-2006). Exerceu cargos na Agência Brasileira de Inteligência – Abin, onde foi o primeiro Diretor da Escola de Inteligência (1999). Integrou a Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais (SAEI) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR). Atuou como consultor em Inteligência do Grupo de Trabalho e Cooperação em Segurança Regional da Fundação Friedrich Ebert e da Universidade de Brasília. Instrutor e consultor habilitado junto ao SEBRAE Nacional. Foi professor de Gestão Estratégica e Inteligência da Fundação Getúlio Vargas, Brasília, do Ibmec – Rio de Janeiro, da Anhembi Morumbi e da BSP – Business School São Paulo, onde coordenou o Centro de Estudos de Estratégias Corporativas. Na Petrobras, no biênio 2015-16, criou e implantou a Gerência Executiva de Inteligência e Segurança Corporativa. Atua nas áreas de Gestão Estratégica, Inteligência, Contrainteligência Empresarial, Conformidade e Gestão de Riscos. É sócio-diretor da empresa Soumei – Integração de Sistemas de Proteção.

Mário Giussepp Santezzi Bertotelli Andreuzza

Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (1992). Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1986). Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (2002). MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas, RJ. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela PUC/RS. Especializado em Planejamento, Gestão Estratégica e Gestão de Projetos pela Escola Nacional de Administração Pública, Brasília, DF. Bacharel em Ciências Militares (Cavalaria) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1976).
Coronel Veterano do Exército Brasileiro. Coautor do Livro FIGE – Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica. Fundador (2004) e Presidente do Instituto Sagres (2011-2014). Foi professor da Universidade Católica de Brasília; da Fundação Armando Alvares Penteado, SP; da Fundação Getúlio Vargas de Brasília e do Instituto Eckart, RS. Possui o curso da Academy of Competitive Intelligence (ACI) e atuou como coordenador geral e consultor em vários projetos, tanto na área pública quanto na área privada. Coordenador e consultor em diversos projetos de Planejamento e Gestão Estratégica, com destaque para: Projeto Brasil 3 Tempos (NAE/PR); Cenários Ambientais 2020, para o Estado de São Paulo; Plano Goiás 2030; e redesenho do Sistema Estadual de Planejamento da Bahia. De 2015 a 2018, chefiou no Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul. Atualmente desenvolve suas atividades na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Raul José de Abreu Sturari

Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (1992). Doutor em Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval (2002). Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1985). Pós-graduado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins, SP (1984). Bacharel em Ciências Militares (Infantaria) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1976).
Coronel Veterano do Exército Brasileiro. Organizador e coautor do Livro FIGE – Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica. Fundador (2004) e Presidente do Instituto Sagres (2007-2010, 2017 e 2022). Foi professor militar convidado da Força Armada de El Salvador, na América Central (1995-1997); Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (2000-2001); Secretário Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2006-2007); Assessor de Estratégia do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (2004). Coordenador e consultor em diversos projetos de Planejamento e Gestão Estratégica, com destaque para: Projeto Brasil 3 Tempos (NAE/PR); Cenários Ambientais 2020, para o Estado de São Paulo; Plano Goiás 2030; e redesenho do Sistema Estadual de Planejamento da Bahia. É consultor e professor nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica, Prospectiva Estratégica e Dinâmicas Governantes.

Sérgio de Sousa Cirillo

Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (Rio de Janeiro, RJ). Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas (Resende, RJ). Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, Arma de Infantaria. Especialista em Operações em Montanha e Guerra na Selva, tendo comandado o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (Humaitá – AM). Possui curso de extensão e intensa experiência profissional na área de Inteligência e Contra-Inteligência, tendo servido no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (Brasília – DF) e realizado Estágio de Prevenção, Repressão e Combate ao Uso e Tráfico de Drogas, na Polícia Federal. Foi Observador das Nações Unidas em El Salvador, na América Central (1992-93). Capacitado pela Disater Recvery International no planejamento, implantação e gerenciamento de Programas de Continuidade de Negócios e Recuperação de Atividades Produtivas. Possui o curso de Elaboração de Currículos e Avaliação de Medidas de Aprendizagem, do Centro de Estudos de Pessoal, tendo atuado como avaliador junto ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CNI), nas atividades de capacitação em Inteligência Competitiva, Vice-presidente da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil).

 

HOME