semiarido_brasil_banner

O FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO 2020 (FDS 2020) é um evento que tem a iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, realizado pelo Instituto Sagres em conjunto com a Codevasf e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Já conta com patrocínio de diversas empresas e instituições financeiras, tendo o apoio das embaixadas de Israel, da Espanha e dos Estados Unidos.

O Fórum pretende mudar a face do Semiárido Brasileiro, o que deve ocorrer por meio de diversas rodadas de discussão, análise e aprimoramento das propostas de soluções, incorporação de projetos inovadores e sustentáveis e, principalmente, com a participação efetiva das pessoas e instituições comprometidas com o futuro da Região. O Fórum busca, também, a promoção da integral implementação do PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO SEMIÁRIDO (PDS).

A proposta inicial do PDS foi fruto de um trabalho realizado sob a coordenação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) construído pelas mãos de representantes de diversas instituições, ministérios e especialistas, sendo concluída em 2002.  Suas soluções, no entanto, nunca foram executadas. Por iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, esta espera de quase duas décadas se encerra neste ano, com o FDS 2020, cuja metodologia de execução garantirá a participação de todos na construção de um Semiárido moderno, produtivo, gerador de emprego e renda, sustentável e fornecedor de alimentos para o mundo.

O Fórum teve seu pré-lançamento realizado em 28 de novembro de 2019, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, por iniciativa da citada Frente Parlamentar, presidida pelo Deputado General Girão Monteiro, tendo contado com a presença ilustre de parlamentares, embaixadores e representantes dos principais órgãos públicos federais e instituições envolvidas e comprometidas com o futuro do Semiárido Brasileiro.

O evento, em sua fase presencial, involuntariamente foi adiado em 6 meses, em função das medidas de contenção da pandemia do Covid-19, sendo transferido para os dias 03 a 05 de dezembro de 2020, na cidade de Mossoró – RN, Capital do Semiárido Brasileiro.

Agora, na fase pré evento físico, as discussões do Fórum já serão abertas em seu formato digital, sob coordenação técnica do Instituto Sagres e disponibilizadas ao público em geral, que poderá aportar ideias, propostas e projetos que contribuam para a atualização e para o aperfeiçoamento do PDS. O formato digital abordará 13 eixos temáticos e prosseguirá até fevereiro de 2021.

Com a consolidação e atualização do PDS, por meio dos trabalhos realizados no Fórum, espera-se:

Aproximar empresas, investidores, organizações de produtores, embaixadas, entidades internacionais de fomento, startups, universidades, aceleradoras e incubadoras, entre outras entidades, da realidade e dos desafios para o desenvolvimento sustentável do Semiárido Brasileiro, discutindo soluções e apresentando oportunidades para o fomento de investimentos privados em diversos setores da economia.

Apresentar um amplo programa de oportunidades de investimento em obras estruturantes para o desenvolvimento do Semiárido Brasileiro.

Promover o processo de desenvolvimento e oportunizar a consolidação de projetos que prevejam a construção e integração de infraestruturas multissetoriais, baseadas no PDS.

Fomentar a participação da iniciativa privada em investimentos nos setores dinâmicos da economia.

Abrir oportunidades para entidades e organismos, nacionais e internacionais, públicos e privados, interessados em participar de projetos e da elaboração do PDS.

O evento físico será aberto ao público em geral, mediante inscrição no site (para inscrição, clique aqui), e integrado por empresas de mercado, investidores, organizações de produtores, embaixadas, entidades nacionais e internacionais de fomento, câmaras de comércio, startups, aceleradoras, incubadoras, universidades, executivos do setor público e privado, imprensa, agentes de promoção comercial e de exportação, empresas de energia, agentes públicos federais, estaduais e municipais.

A abertura do FDS 2020 será feita pelo Sr. Vice-Presidente da República. Na sequência, Ministros de Estado, cujas pastas coordenarão as discussões temáticas, farão suas exposições.  No segundo dia do FDS 2020, especialistas e interessados discutirão, em 13 (treze) salas, os aspectos peculiares de cada eixo temático, seguida de uma apresentação em plenário e do encerramento, cuja previsão é ser feito pelo Sr. Presidente da Frente Parlamentar.

Em conjunto com o Fórum, será realizada uma exposição, denominada Feira Nacional do Semiárido 2020, um evento aberto à visitação pública, composto pelos patrocinadores e empresas interessadas em desenvolver atividades e parcerias na região do Semiárido, que se constituirá em ótima estratégia para associação da marca ao compromisso do desenvolvimento sustentável do Semiárido Brasileiro, além da oferta de produtos e serviços.

Nos meses de dezembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021 ocorrerá a consolidação final das ideias, propostas e projetos. O Instituto Sagres apresentará, então, as conclusões à Codevasf e à Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, conteúdo que dará base para a conversão do Plano em um Projeto de Lei, a ser levado para aprovação no Congresso Nacional, com o apoio de outras Frentes Parlamentares importantes e comprometidas com o Semiárido Brasileiro.

Artigo publicado na Revista da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão

Para maiores informações, visite Semiárido Brasileiro.