RESPOSTA SAGRES RELATIVA AO PROJETO DE NAÇÃO ENVIADA A ALGUNS ÓRGÃOS DE IMPRENSA

Carta enviada ao Fórum de Leitores no dia 24 de maio de 2022.

No tocante ao artigo de Marcelo Godoy sob o título “Projeto de Militares prevê manter o poder até 2035”, o Instituto Sagres esclarece o seguinte.

– O Projeto não foi encomendado e nem orientado ou apoiado financeiramente pelo governo. Sua elaboração foi independente, voluntária e sem remuneração, não tendo como propósito a manutenção ou a ascensão ao poder de nenhuma liderança política.

– Não foi elaborado somente por militares, tendo em vista a participação de um número predominante de civis, seja de forma permanente, seja eventual.

– Teve como premissas, entre outras: estar alinhado à Constituição Federal e demais conteúdos do marco legal; ser apartidário; e não alinhar-se a ideologias radicais de qualquer natureza.

– Foi disponibilizado ao governo simplesmente por ser o único ente com estrutura e autoridade para implementar o Projeto como um todo. O governo poderá aprimorar ou modificar o Projeto e instituí-lo, se julgar conveniente, como Projeto de Estado. Futuros governos, de qualquer linha de pensamento (exceto os radicais de qualquer matiz) não terão dificuldades em adequá-lo, aperfeiçoá-lo e dar-lhe continuidade.

– As críticas feitas pelo articulista — em especial as que classificam o Projeto como de extrema direita, antidemocrático, contra a globalização e contra a preservação ambiental — não encontram respaldo no texto do documento, desde que seja lido de forma imparcial. Por outro lado, algumas delas revelam um total desconhecimento do que seja um trabalho verdadeiramente estratégico, feito com base na elaboração de Cenários Prospectivos.

 

Raul Sturari

Presidente do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas.

 

 

Outrossim, a presente carta responde também a maior parte das colocações incorretas apresentadas em outras matérias veiculadas, reiterando que a leitura do texto é a melhor resposta a esses comentários distorcidos.

 

Verônica Korilio

Vice-Presidente do Instituto Sagres

 

Home