Maj. OLAVO MENDONÇA

Olavo Mendonça é Major da Polícia Militar do Distrito Federal. Nasceu em Brasília e mora em Águas Claras, cidade satélite da Capital da República.

Desde a tenra idade sentia a vocação para ser policial. Era comum em seus desenhos retratar-se como um policial fardado. Isso aos cinco anos. Passou a infância na cidade de Taguatinga, depois mudou-se para o Bairro do Cruzeiro novo onde formou-se como técnico em administração.

Começou a trabalhar aos 15 anos no comércio do bairro até que finalmente pôde fazer o tão sonhado concurso para a Polícia Militar. Depois de três tentativas, finalmente foi aprovado e começou a cursar o CFO (Curso de Formação de Oficiais) em 1998, aos 21 anos.

No primeiro ano do curso foi indicado para pertencer ao NEPREC, Núcleo de Estudos para a Prevenção do Crime, da Academia de Polícia. No segundo ano assumiu a Direção do Núcleo até o ano de 2000. Foi graças ao NEPREC que o então Cadete Olavo começou a ter contato com os conhecimentos teóricos que fundamentam os estudos do crime, dos criminosos e da suas ações na Sociedade e, por consequência, como combatê-las.

Em 2000, foi declarado Aspirante a Oficial, terminando a fase de estudos e treinamento. Foi lotado no Primeiro Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento da Asa Sul do Plano Piloto, parte central de Brasília. Durante a sua atuação no Batalhão se destacou pelo atendimento de ocorrências graves, com prisões de criminosos perigosos e comandou equipes de serviço na escala noturna e diurna, além de chefia de várias seções como Manutenção de frota, PCSV, GTOP 21 (do qual foi fundador), dentre outros.

Em 2004, foi convocado para participar da fundação de uma nova unidade de policiamento especializada da PMDF, com o foco operacional em atendimento de ocorrências de grande potencial ofensivo e de combate ao crime de roubo com restrição de liberdade da vítima, apelidado pela população de “sequestro relâmpago”. Essa nova Unidade se chamaria ROTAM, hoje a tropa mais conceituada de combate ao crime na Capital Federal. Assumindo o segundo pelotão, ou equipe B, o então Tenente Olavo deu prosseguimento ao cumprimento das missões participando do atendimento de várias ocorrências graves com sucesso, recebendo inclusive um elogio por escrito do Comandante Geral, Coronel Azevedo, pela localização e liberação de uma vítima de sequestro relâmpago, com a prisão dos criminosos.

Especialista em tecnologias de uso operacional, com aplicação direta no combate ao crime, ele também trabalhou nos convênios que deram acesso aos dados administrativos de trânsito e dos mais de 250 mil mandados de prisão fornecidos pelo CNJ, Conselho Nacional de Justiça, para os Terminais Remotos e para a intranet da PMDF, que permitem que esses dados fundamentais para o serviço policial estejam à mão do policial militar, garantindo assim maior eficiência e eficácia do serviço policial.

É professor no Instituto Superior de Ciências Policiais nas matérias de Criminalística policial militar, Criminologia e das matérias de Uso Progressivo da Força e Tecnologias Menos que Letais. Também é pós graduado em Ciências Policiais pelo mesmo Instituto tendo o seu trabalho de conclusão de curso o tema de modelo de polícia comparada entre o Brasil e os Estados Unidos, artigo esse que foi publicado nos sites da FENEME (Federação Nacional dos Militares Estaduais), da FENAPEF (Federação Nacional dos Policiais Federais), dentre outros.

Desde 2003 Olavo tem se dedicado a estudos mais aprofundados em áreas como filosofia, política, história, teologia, eclesiologia, dentre outros.

Estudioso do tema segurança pública, no seu recorte prevenção e repressão crime, e tem, por volta, de 100 artigos publicados na internet, em vários sites e publicações, além de entrevistas e participações em congressos como palestrante, dentro e fora do Brasil.

Em 2016 foi um dos especialistas entrevistados para o Canal Brasil Paralelo.

Voltar à página Professores