kmspico download 2023 ✓ Ativador Windows e Office ★ 2023
Faça o Download do KMSpico 2023 para Ativar Windows e Office Gratuitamente
O KMSpico é uma ferramenta de ativação que permite ativar o Microsoft Office de forma gratuita. Com o KMSpico, você pode ativar o Microsoft Office free e também o Windows, seja a versão para Windows 10 ou Windows 7. Para obter o KMSpico, você pode procurar em vários KMSPico download sites disponíveis na internet. No entanto, é importante garantir a KMSPico download safety para evitar problemas de segurança no seu computador.
Se você está procurando uma versão recente, o KMSpico download 2023 free é a melhor opção. Essa versão mais nova traz melhorias e maior compatibilidade com as últimas atualizações do Windows e do Office. Lembre-se de sempre baixar de fontes confiáveis para garantir que você está utilizando a ferramenta de forma segura e eficaz.
O que é o KMSpico?
O KMSpico é um software que serve como um emulador KMS para Windows. Ele é utilizado para ativar produtos da Microsoft, como o Windows e o Office, sem a necessidade de uma chave de ativação. Muitas pessoas buscam o KMSpico como uma solução prática e rápida para ativar seus sistemas operacionais e aplicativos.
Existem também ferramentas alternativas ao KMSpico, conhecidas como KMSPico alternative tools, que oferecem funcionalidades semelhantes. No entanto, é importante entender a legalidade do software KMSpico. A utilização do KMSpico pode ser considerada ilegal em alguns países, pois ele contorna as medidas de ativação da Microsoft.
Como o KMSpico funciona?
O funcionamento do KMSpico é baseado na simulação do servidor KMS da Microsoft. Quando você inicia o KMSpico, ele cria um ambiente que faz o sistema acreditar que está se conectando a um servidor de ativação legítimo.
O processo de ativação do KMSpico é simples. Após a instalação, você precisa executar o software, e ele automaticamente inicia a ativação do Windows ou do Office. A taxa de sucesso da ativação do KMSpico é bastante alta, o que o torna uma opção popular entre os usuários.
Quais são os requisitos do sistema?
Para utilizar o KMSpico, é importante verificar a compatibilidade do software com seu sistema. O KMSpico é compatível com várias versões do Windows, incluindo o KMSpico for Windows 11. Além disso, ele também pode ser utilizado para ativar o KMSpico for Office 2016.
Aqui estão alguns requisitos básicos:
- Sistema Operacional: Windows 7, 8, 10, e 11
- Office: Versões compatíveis incluem Office 2010, 2013, e 2016
- Espaço em Disco: Pelo menos 100 MB livres
Esses requisitos garantem que o KMSpico funcione corretamente e ative os produtos da Microsoft sem problemas.
Guia de Instalação do KMSpico
O KMSpico é uma ferramenta útil para ativar o Microsoft Office e o Windows. Para instalar o KMSpico corretamente, siga as instruções abaixo. Este guia de instalação do KMSpico ajudará você a configurar o software sem complicações.
Passo a passo para instalar o KMSpico
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Baixar o KMSpico: Primeiro, você precisa encontrar um link seguro para o KMSpico download guide. Certifique-se de que o site é confiável.
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Desativar o Antivírus: Antes de instalar, desative temporariamente seu antivírus. Isso é importante para evitar bloqueios durante a instalação.
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Executar o Instalador: Clique duas vezes no arquivo baixado para iniciar a instalação. Siga as KMSPico setup instructions na tela.
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Concluir a Instalação: Após a instalação, você verá uma mensagem de confirmação. O KMSpico for Office 2021 e KMSpico for Office 2019 devem estar prontos para uso.
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Ativar o Produto: Abra o KMSpico e clique no botão de ativação. O software começará a ativar seu Office ou Windows.
O que fazer se a instalação falhar?
Se você encontrar problemas durante a instalação, não se preocupe! Aqui estão algumas dicas para resolver os KMSPico activation errors.
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Verifique a Conexão com a Internet: Uma conexão instável pode causar falhas na ativação.
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Leia o Feedback dos Usuários: O KMSPico user feedback pode oferecer soluções para problemas comuns.
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Siga as KMSPico troubleshooting tips: Se a ativação não funcionar, consulte as dicas de solução de problemas para resolver a situação.
Lembre-se, a instalação pode variar dependendo do seu sistema, mas seguindo essas etapas, você deve conseguir ativar o KMSpico com sucesso!
Consequências do Uso do KMSpico
O uso do KMSpico pode trazer várias consequências que os usuários devem considerar. É importante entender os risks of using KMSPico antes de decidir utilizá-lo. Muitas pessoas não estão cientes dos KMSPico virus risks que podem afetar seus dispositivos. Além disso, existem KMSPico legal issues que podem surgir ao usar esse software.
As consequências do uso do KMSpico
Quando alguém usa o KMSpico, pode enfrentar KMSPico safety concerns. Isso inclui a possibilidade de infecções por vírus e malware. Além disso, o KMSpico não é uma solução oficial, o que levanta questões sobre KMSPico vs official license. Muitos usuários relatam experiências variadas, como mostram as KMSPico user reviews. Algumas pessoas tiveram sucesso, enquanto outras enfrentaram problemas.
Existem alternativas legais ao KMSpico?
Sim, existem KMSPico download alternatives que são legais e seguras. Uma opção popular é usar métodos de ativação do Office 365 activation methods. Outra ferramenta que pode ser considerada é o KMS Auto, que oferece uma maneira diferente de ativar produtos da Microsoft sem os riscos associados ao KMSpico.
Perguntas Frequentes
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o KMSpico. Aqui estão algumas perguntas comuns e suas respostas.
O KMSpico é seguro para usar?
A segurança do KMSpico é uma preocupação para muitos usuários. Existem KMSPico safety concerns que devem ser considerados. O uso do KMSpico pode expor seu computador a KMSPico virus risks, que podem causar danos ao seu sistema. Além disso, é importante estar ciente dos KMSPico legal issues, pois a ativação não oficial pode ter consequências legais.
“Sempre verifique a segurança de qualquer software antes de usá-lo!” 😊
O KMSpico funciona com Windows 10 e 7?
Sim, o KMSpico é compatível com várias versões do Windows. Você pode usar o KMSPico for Windows 10 e também o KMSPico for Windows 7. A compatibilidade do KMSpico é um dos seus pontos fortes, permitindo que muitos usuários ativem seus sistemas operacionais sem problemas.
Versão do Windows | Compatibilidade |
---|---|
Windows 7 | Sim |
Windows 8 | Sim |
Windows 10 | Sim |
As atualizações do Windows funcionarão após o uso do KMSpico?
Após usar o KMSpico, as KMSPico software updates devem funcionar normalmente. O KMS activation é feito de maneira que não afeta as atualizações do sistema. O KMSPico activation process é projetado para permitir que você continue recebendo atualizações do Windows sem interrupções.
Curso de Negociação Avançada com base em Modelos Mentais
O Curso de Extensão em Gerenciamento de Riscos, Negociações e Crises, nacionais e internacionais, tem como objetivo proporcionar conhecimentos e experiências práticas aos participantes, capacitando-os a: identificar, prevenir e gerenciar situações de risco e de crise; e empregar estratégias, técnicas, ferramentas, modelos e melhores práticas para a prevenção e o gerenciamento dessas situações, com ênfase nas disputas por direitos e interesses e na preservação da imagem e da reputação de empresas e instituições. Se propõe a apresentar bases teóricas e a exercitar atividades práticas aplicáveis em variadas situações da vida profissional, com vistas a tornar os participantes mais preparados para os desafios dos cenários altamente competitivos do presente e do futuro
Público-alvo
O curso destina-se, principalmente, à capacitação de profissionais das áreas de Liderança, Gestão Estratégica, Inteligência, Relações Internacionais, Diplomacia, Ciência Política, Monitoramento e Avaliação de Cenários de Negócios e Relacionamento com Stakeholders, bem como profissionais das áreas de Comunicação e Relações Institucionais e Governamentais que buscam aperfeiçoamento e melhores resultados em suas respectivas áreas de atuação.
Ementa do curso
- Contextualização das negociações − condicionantes culturais, comunicacionais e normativos;
- Aspectos Substantivos e Relacionais;
- Negociações baseadas em princípios de Harvard até as baseadas em Modelos Mentais;
- Modelo de Características do Bom Negociador;
- Estrutura e Processo;
- Modelos Mentais de Planejamento e de Posicionamentos Estratégicos;
- Informação e Resultado Ótimo;
- Abordagens Integrativas e Distributivas;
- Simulações com base em casos;
Objetivos
- Contextualizar as negociações com base em seus mais relevantes fatores condicionantes
- Discutir a relevância dos Modelos Mentais como referências fundamentais da eficácia negociadora
- Identificar as principais habilidades requeridas como negociador e um Modelo de Características do Bom Negociador
- Abordar as negociações de forma estratégica fazendo uso de movimentos táticos, com base no Modelo de Posicionamentos – Estratégicos, considerando a situação, os objetos em questão, e os interesses das partes envolvidas – stakeholders
- Desenvolver e testar, por meio de atividades, as habilidades e associadas às energias presentes nas negociações, visando fortalecer as intervenções nos processos de negociação dos quais participa
Professor da Disciplina:
Eugênio do Carvalhal
Período:
18 e 19 de outubro
Carga Horária:
12 Horas
Horários:
Na sexta-feira, dia 18, das 19:30 às 22:30 e no sábado das 9:00 às 18:00.
Valor do Curso:
R$ 500,00 (quinhentos reais).
Distribuição da carga horária:
Abertura do Curso (20m); Contextualização e Base Teórica (2h40m); Continuação da Base Teórica e Simulações a partir de Estudo de Casos (9h).
Informações e Inscrição:
Instituto Sagres: Tel/Fax (61) 3272-7078 – Verônica Korilio – WhatsApp (61) 98155-4801. veronica.korilio@sagres.org.br
Espaço Físico:
será decidido, em função do efetivo de docentes, em local situado no Plano Piloto
Dúvidas? Fale com a gente
Gerenciamento de riscos, negociações e crises – uma abordagem sistêmica
O Curso de Extensão em Gerenciamento de Riscos, Negociações e Crises, nacionais e internacionais, tem como objetivo proporcionar conhecimentos e experiências práticas aos participantes, capacitando-os a: identificar, prevenir e gerenciar situações de risco e de crise; e empregar estratégias, técnicas, ferramentas, modelos e melhores práticas para a prevenção e o gerenciamento dessas situações, com ênfase nas disputas por direitos e interesses e na preservação da imagem e da reputação de empresas e instituições. Se propõe a apresentar bases teóricas e a exercitar atividades práticas aplicáveis em variadas situações da vida profissional, com vistas a tornar os participantes mais preparados para os desafios dos cenários altamente competitivos do presente e do futuro.
Público-alvo
O curso destina-se, principalmente, à capacitação de profissionais das áreas de Liderança, Gestão Estratégica, Inteligência, Relações Internacionais, Diplomacia, Ciência Política, Monitoramento e Avaliação de Cenários de Negócios e Relacionamento com Stakeholders, bem como profissionais das áreas de Comunicação e Relações Institucionais e Governamentais que buscam aperfeiçoamento e melhores resultados em suas respectivas áreas de atuação.
Carga horária
9 módulos de 12 horas
(108 horas presenciais)
Período
A ser determinado
Horários
A ser determinado, com dois módulos por mês.
Valor do curso
Por favor, solicite cotação.
Informações e inscrições
Instituto Sagres: (61) 3272-7078
Verônica Korilio: (61) (61) 98155-4801 (WhatsApp)
Espaço físico
será decidido, em função do efetivo de docentes, em local situado no Plano Piloto.
Professores das Disciplinas
- Luiz Eduardo Rocha Paiva (Coordenador)
- Ridauto Lúcio Fernandes (Coordenador)
- Jacintho Mendes Lopes Júnior
- Paulo Gregório
- Maria Verônica Korilio Campos
- Raul José de Abreu Sturari
- Homero José Zanotta Vieira
- Carlos Alberto Cunha Couto

Módulos e Ementas
Módulo 1:
Negociação Avançada com base em Modelos Mentais
Ementa: Contextualização das negociações − condicionantes culturais, comunicacionais e normativos; Aspectos Substantivos e Relacionais; Negociações baseadas em princípios de Harvard até as baseadas em Modelos Mentais; Modelo de Características do Bom Negociador; Estrutura e Processo; Modelos Mentais de Planejamento e de Posicionamentos Estratégicos; Informação e Resultado Ótimo; Abordagens Integrativas e Distributivas; Simulações com base em casos.
Objetivos:
- Contextualizar as negociações com base em seus mais relevantes fatores condicionantes.
- Discutir a relevância dos Modelos Mentais como referências fundamentais da eficácia negociadora.
- Identificar as principais habilidades requeridas como negociador e um Modelo de Características do Bom Negociador.
- Abordar as negociações de forma estratégica fazendo uso de movimentos táticos, com base no Modelo de Posicionamentos Estratégicos, considerando a situação, os objetos em questão, e os interesses das partes envolvidas – stakeholders.
- Desenvolver e testar, por meio de atividades, as habilidades e associadas às energias presentes nas negociações, visando fortalecer as intervenções nos processos de negociação dos quais participa.
Módulo 2:
Conflito e Crise – Fundamentação Teórica
Ementa: Conceitos e conhecimentos fundamentais sobre prevenção e gerenciamento de conflitos e crises; Negociação como Fundamento de conflitos e crises; Modelo Básico de estudo de situação, planejamento, preparação e condução de negociações, conflitos e crises; Inteligência e Contrainteligência como ferramentas para prevenir e gerenciar negociações e crises; Análise e Discussão de uma crise real, à luz dos fundamentos apresentados (a crise é tema de um filme histórico a ser exibido aos alunos).
Objetivos:
- Identificar os conceitos fundamentais sobre gerenciamento de negociações e crises
- Empregar uma técnica de estudo de situação, planejamento, preparação e condução de negociações e crises
- Valorizar a Inteligência e a Contrainteligência como bases seguras para a prevenção e o gerenciamento de crises
- Aplicar a teoria ensinada na análise de um caso de crise real
Módulo 3:
Riscos – Gestão e Compliance
Ementa: Gestão de riscos – base teórica; modelos de gestão de riscos: Gestão de Riscos da ISO 31.000; COSO – Commitee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission – seu papel normativo; estudo de caso: portfólio de riscos potenciais para o surgimento de crises; imposição legal da gestão de riscos na Administração Pública; compliance como indutor das boas práticas e as boas práticas na esfera Federal; riscos corporativos: fraude, ética e corrupção
Objetivos:
- Utilizar o processo de gestão de riscos como base para o mapeamento de ações necessárias à prevenção e à gestão de crises
- Valorizar as ferramentas de compliance para prevenir e tratar crises
Módulo 4:
Prospectiva Estratégica para prevenção de Crises
Ementa: Século XXI e mudanças; gerenciamento do imprevisível; Prospectiva Estratégica e as correntes mais praticadas no mundo; Metodologia FIGE – Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica e o Método Áugures (SAGRES) de elaboração de Cenários Prospectivos; propostas de políticas, programas, projetos e iniciativas para prevenção e enfrentamento de crises; indicadores de crises e o ”semáforo” das crises; esquematização e descrição de cenários prospectivos de crise; o papel, os desafios e a importância do acompanhamento de cenários, para a organização de um gabinete de crises
Objetivos:
- Gerar cenários prospectivos para a prevenção e gestão de crises
- Valorizar a prospectiva como ferramenta para a gestão de riscos e crises
- Aplicar os requisitos básicos para a organização de um Gabinete de Crise
Módulo 5:
Gerenciamento de Crises de Imagem
Ementa: Técnicas de comunicação social e relacionamento com as mídias; construção e fortalecimento da reputação; criação de um sistema de notificação; inteligência, contrainteligência e compliance na gestão de crises; estudo de vulnerabilidades; plano de gerenciamento de crises; sistema de monitoramento e exercício de operação do “radar de crises”; ligações com o escalão enquadrante; gabinete de crise; exercício prático de gerenciamento e comunicação durante a crise (redação de Nota à Imprensa e entrevistas às mídias
Objetivos:
- Empregar técnicas de interação e de comunicação social com as distintas mídias
- Empregar um modelo de gerenciamento de crises de imagem
- Valorizar os cuidados para o relacionamento eficaz com as mídias e outros atores presentes em negociações e crises de imagem
Módulo 6:
Negociação em Situações de Crise no País
Ementa: Revisão sintética da teoria de gerenciamento de negociação e crise e das técnicas de persuasão com foco em crise; composição básica e requisitos essenciais para a composição do gabinete de crise; o centro de operações (Op-Center) interagências na condução de crises; prática de negociação com aplicação, passo a passo, do Modelo Básico (Módulo 1) de planejamento, preparação e condução de negociações e crises; ações a realizar antes durante e após a crise; análise pós ação; crises que não têm fim
Objetivos:
- Aplicar os requisitos para a composição de um Gabinete de Crise
- Entender o funcionamento do Op-Center no gerenciamento de crise
- Aplicar o Modelo Básico em um exercício prático, conduzido pelos professores, com os alunos constituindo um grupo com a missão de gerenciar uma crise em cenário hipotético de conflito interno
- Valorizar a negociação como ferramenta para a gestão de crises
Módulo 7:
Painel sobre Negociação e Crise e Exercício Individual ou em Grupo
Ementa: O Painel terá a participação de palestrantes convidados, que apresentarão experiências vividas em situações de crise, seguindo-se um tempo para perguntas; na sequência, os alunos farão um exercício individual/em grupo identificando e “traduzindo”, à luz do Modelo Básico (Módulo 1), uma negociação real de que tenham participado; segue-se a discussão, nos grupos, para selecionar o trabalho a ser apresentado; exposição dos trabalhos escolhidos no âmbito dos grupos; e, ao final, ambientação do Exercício Prático dos Módulos 7 e 8.
Objetivos:
- Avaliar contextos de negociação e crises reais, a partir das experiências de palestrantes experientes
- Ampliar os conhecimentos adquiridos sobre gerenciamento de negociações e crises, identificando-os em experiências próprias ao vivenciar situações dessas naturezas
- Desenvolver autoconfiança para participar dos Módulos 7 e 8, bem como para suas atividades pessoais e profissionais no futuro
Módulo 8:
Práticas em Gerenciamento de Crises Internacionais (Parte 1)
Período: 18 e 19 de outubro de 2019
Ementa: Será apresentada aos alunos uma situação hipotética de crise internacional, resultante da escalada ocorrida em contenciosos no território nacional. Os alunos serão divididos em grupos, sendo um deles o grupo controlador, este último com atribuições docentes. Todos os grupos cumprirão tarefas respondendo a pedidos, que visam à prática dos conhecimentos sobre gerenciamento de negociações e crises, adquiridos ao longo dos Módulos anteriores do Curso
Objetivos:
- Praticar habilidades adquiridas para gerenciar negociações e crises, aplicando-as em situação de um conflito hipotético internacional com componentes nacionais.
- Aprimorar a capacidade de trabalhar em grupo
- Exercitar a capacidade de argumentação
- Desenvolver a capacidade de análise e avaliação de situações sensíveis
- Desenvolver atributos de liderança
Módulo 9:
Práticas em Gerenciamento de Crises Internacionais (Parte 2)
Ementa: Crise Internacional na Prática (continuação do Módulo 7).
Objetivos: Idem ao Módulo 7.
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Lançamento do Curso de Extensão em Comunicação e Gestão de Crises
Na sexta-feira, dia 27 abril, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do DF ocorreu o lançamento do Curso de Extensão em Comunicação e Gestão de Crises.
O evento constou de uma palestra do jornalista e escritor Mário Rosa, um dos professores do curso, na qual abordou o tema “Memórias de um consultor de crises”. Um dos primeiros profissionais de gerenciamento de crises e gestão de reputação do país, Mário é autor de quatro livros sobre o tema: “A Síndrome de Aquiles” (2001), “A Era do Escândalo” (2003), “A Reputação na Velocidade do Pensamento” (2006) e “Entre a glória e a vergonha” (2017).
O Curso de Extensão em Comunicação e Gestão de Crises é uma iniciativa do Instituto Sagres em parceria com a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – Abrig. Trata-se de um curso de extensão interdisciplinar nas áreas de Comunicação e de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) aplicado à gestão de crises políticas, institucionais ou empresariais, relacionadas com acusações de corrupção, de danos ao meio ambiente ou, ainda, de violações às boas práticas de cidadania. Assim, o objetivo é obter informações, conceitos e técnicas que permitam prevenir ou gerenciar crises de imagem de autoridades, instituições ou corporações privadas.
Eleições e posse da nova diretoria para o biênio 2018/2019
Dia 22 de novembro de 2017, quarta-feira, foi realizada Assembleia Geral Extraordinária para eleição e posse da nova Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo. Cerca de 80% dos associados manifestaram seu voto — presencialmente ou a distância, elegendo, por unanimidade, a chapa única apresentada a seguir:
Após as eleições, em um jantar de confraternização, associados, familiares e convidados participaram de breve exposição sobre as últimas realizações, bem como das expectativas da nova presidente, Verônica Korilio, para o próximo período de gestão.
Na oportunidade, ficaram evidenciadas as importantes conquistas do SAGRES, desde a sua fundação, mas também as perspectivas sobre a possibilidade de explorar melhor o excelente potencial do Instituto, como referência nacional em melhores práticas de Planejamento e Gestão.
Comunicação e Gestão de Crises
Curso de extensão interdisciplinar nas áreas de Comunicação e de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) aplicado à gestão de crises políticas, institucionais ou empresariais, relacionadas com acusações de corrupção, de danos ao meio ambiente ou, ainda, de violações às boas práticas de cidadania. Assim, o objetivo é obter informações, conceitos e técnicas que permitam prevenir ou gerenciar crises de reputação de autoridades, e de imagem de instituições ou corporações privadas.
Público
Destina-se à capacitação de profissionais da Comunicação (jornalistas e assessores de imprensa) e de Relações Institucionais e Governamentais (RIG), como também aos profissionais das áreas de Ciência Política, Ciência da Informação e similares que buscam encontrar oportunidades nessa nova especialidade do mercado de trabalho.
Confira o evento de lançamento do último curso realizado
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Apresentação
A consolidação da Democracia no Brasil — com a combinação da autonomia do Ministério Público e a independência operacional de órgãos como Polícia Federal, Receita Federal, COAF e Banco Central — aliada à liberdade de expressão da imprensa, têm aumentado de modo substancial a capacidade de investigação sobre entes públicos e privados. Assim, o país vem sendo transformado em permanente cenário de crises, envolvendo autoridades do governo, políticos e, mais recentemente, empresas privadas e estatais.
Em outra vertente, demandas crescentes da sociedade por questões como cidadania e meio ambiente têm provocado crises corporativas, com acusações de trabalho escravo nas indústrias, homofobia e, ainda, desastres ambientais. Para gerir essa profusão de crises, são necessários profissionais especializados e qualificados.
Vínculo Institucional (Certificação)
Instituto Sagres
O SAGRES é um instituto que reúne um grupo de profissionais com formação acadêmica diversificada, orientados a produzir e difundir conhecimentos em campos como planejamento e gestão estratégica, cenários prospectivos, inteligência, política e gestão de crise, dentre outros. Fundado em 2004, já realizou consultoria e capacitação para 33 parceiros, entre órgão públicos e empresas privadas, como o Ministério Público do Trabalho, o Banco Central, a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Euvaldo Lodi, da Confederação Nacional da Indústria.
Parceria:
Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – Abrig
Conselho Regional de Economia do DF – Corecon
Corpo docente:
Homero Zanotta (Coordenador) – Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, especialista em Inteligência e em gerenciamento de crises nas esferas pública e privadas. Possui MBA em Gestão Estratégica da Informação pela Fundação Getúlio Vargas – DF e em Estratégia Executiva pela FGV-RJ. Especialista em Comunicação Social, atuou no Centro de Comunicação Social do Exército e no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de 2004 a 2011, onde participou de grupos de gerenciamento de crises. Experiência em análise organizacional, elaboração de diagnósticos comunicacionais e desenvolvimento de planos, projetos e programas de gestão pública e privada.
Hugo Studart (Coordenador) – Doutor e mestre em História Política pela Universidade de Brasília, jornalista, professor e executivo de Relações Institucionais. Atuou como repórter investigativo, editor ou colunista em veículos como O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo; revistas Veja e Dinheiro; como Diretor e colunista da IstoÉ; e editor-chefe da Desafios do Desenvolvimento, do Ipea. Agraciado em diversos prêmios, como o Esso de Jornalismo e o Herzog de Direitos Humanos. Lecionou jornalismo na Fundação Cásper Líbero (SP) e na Universidade Católica de Brasília; e, também, no MBA em Relações Institucionais no Ibmec e na Pós em Ciência Política na Upis. É professor associado do Núcleo de Estudos da Paz e dos Direitos Humanos da UnB.
Mário Rosa – Jornalista, escritor e palestrante, é o primeiro consultor do país em gerenciamento de crises e gestão de reputação. Como jornalista, atuou nas principais redações do país: Jornal do Brasil, O Globo, revista Veja, TV Globo, Globonews. Como consultor de crises e de imagem, auxiliou em grandes corporações como: Grupo Cassino, Confederação Brasileira de Futebol, Ambev, Grupo Iguatemi, OAS, Camargo Correa e Opportunity. Prestou consultoria para políticos e figuras públicas de destaque, entre elas os ex-presidentes Fernando Henrique e Lula. É autor de quatro livros sobre gestão de crises: “A Síndrome de Aquiles” (2001), “A Era do Escândalo” (2003), “A Reputação na Velocidade do Pensamento” (2006) e “Memórias de um Consultor de Crises” (2017).
Egberto Ribeiro Salóes Do Amor – Analista e gestor de riscos e de fraudes, especialista em prevenção de crises no setor público. É Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército e auditor formado pelo Institute of Internal Auditors. Atuou como assessor do Controle Interno do Exército para os Jogos Olímpicos Rio 2016, como assessor do Controle Interno e Gestão de Riscos na Administração de Alto Nível do Exército e na Gestão de Riscos do Hospital das Forças Armadas. No Exército, foi comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro e do 18º Batalhão Logístico, Campo Grande, MS. Possui vivência como docente em cursos de formação e especialização.
Raul Sturari – Doutor em Política e Estratégia pela Escola de Guerra Naval. Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Militares pelo Exército; Pós-Graduado em Pedagogia pela UFRJ; e Bacharel em Administração. Foi Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Secretário-Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e coordenador do Projeto “Brasil 3 Tempos”, de Prospectiva Estratégica. Professor de pós-graduação e consultor em projetos públicos e privados nas áreas de Planejamento e Gestão, Prospectiva e Dinâmicas Governantes. Organizador do livro Metodologia FIGE – Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica.
Romaly de Carvalho – Especialista em Psicologia Comportamental no Trabalho, consultora em Comunicação Interpessoal, Marketing Pessoal, Etiqueta Profissional e de Carreira. Possui MBA em Gestão da Ciência e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como professora convidada na FGV e como consultora do Programa VIP, da TV Gazeta, discutindo técnicas comunicação interpessoal e etiqueta profissional. Trabalhou como Coordenadora de Gabinete no Ministério da Ciência e Tecnologia; e como Coordenadora de Processos da FGV-Brasília. Autora do livro “A sua imagem ajuda ou prejudica seus esforços para crescer na carreira?”
Conteúdos Didáticos:
Módulo 1
A pedra e a vidraça: como lidar com a mídia (12 horas)
A relação entre jornalistas (as pedras) e assessores de comunicação (as vidraças) diante de escândalos e crises institucionais. O jornalismo investigativo e as crises políticas; o fetiche pelo jornalismo “denúncia”; o interesse econômico por trás das investigações jornalísticas. A gestão cotidiana da mídia pelo assessor de comunicação. As demandas do repórter, do editor e do colunista. Panorama dos grandes grupos de mídia brasileiros e a dependência econômica dos governos e dos bancos. Anatomia dos jornalistas influentes: quem é quem entre os editores, colunista, repórteres investigativos. Como influir na construção da pauta. Éticas e práticas: ou como funciona a cabeça dos jornalistas. A redução de danos em caso de escândalos. Diálogo entre um jornalista investigativo com grande experiência em provocar crises e um especialista em comunicação com largo expertise na gestão de crises. (Professores: Hugo Studart e Homero Zanotta)
Módulo 2
Metodologias e ferramentas de gestão de crise de imagem (12 horas)
O que é uma crise. Características e diferenças de escândalos, desastres, situações emergenciais e crises. A metáfora do calcanhar de Aquiles. As mídias e as crises. Novos conflitos éticos. Reflexões sobre a percepção da verdade e os escândalos públicos. Apresentação de metodologias e de ferramentas para a gestão de crises de imagem em escândalos de corrupção, envolvendo agentes públicos e corporações privadas. A relação de confiança entre o sujeito-alvo e o assessor de crise. Visão dos públicos estratégicos: interno e de interesse. Comunicação pública, institucional, governamental e corporativa. Assessorias de Comunicação: onde a comunicação não atua e novas possibilidades: explorando pontos fortes e colaborando para minimizar vulnerabilidades. Quanto pode custar gerenciar uma crise. Os possíveis impactos das crises nas instituições e empresas. As novas tecnologias e a realidade dos olhos que tudo registram. (Prof Mário Rosa)
Módulo 3
Formação de um Gabinete de Crise (12 horas)
O gerenciamento do imprevisível. Níveis de tratamento das crises. Os indicadores de crises e o “semáforo” das crises. A composição básica e os requisitos essenciais necessários para composição do gabinete de crises. As características do Op-Center como sala de crises ou o centro de operações. Ações a realizar antes, durante e após as crises. Análise pós ação e as crises que não têm fim. Metodologias e ferramentas para a Gestão de Crise. Os “Pês” das crises: Prevenção, Planejamento, Papel (da imprensa), a Próxima (crise). O mapeamento dos stakeholders. As atitudes e os posicionamentos das instituições e empresas. Planos de condução de crises. Cuidados para não surgir uma crise dentro de outra. Cenários possíveis, uma crise pode surgir exatamente quando tudo parece estar sob controle. (Prof Homero Zanotta)
Módulo 4
Prospecção estratégica para prevenção de crises (12 horas)
O Século XXI e as mudanças, cada vez mais intensas e frequentes. A Prospectiva Estratégica e as correntes mais praticadas no mundo. A Metodologia FIGE – Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica e o Método SAGRES de elaboração de Cenários Prospectivos. Identificação, esquematização e descrição de Cenários Prospectivos de Crise. Propostas de políticas, programas, projetos e iniciativas para prevenção de crises ou reações a elas. (Prof Raul Sturari)
Módulo 5
Ferramentas de gestão de riscos (12 horas)
Razões de gerenciar riscos; Compliance como indutor das boas práticas; COSO – Commitee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission: seu papel normativo. Riscos: definições, tipos e o apetite ao risco. Análise de riscos: Matriz SWOT, fixação de objetivos e identificação de eventos potenciais para o desencadeamento da crise, estudo de caso: O portfólio de riscos potenciais para o surgimento de crises. Apresentação da sistemática de um gerenciamento de riscos. Imposição legal da gestão de riscos na Administração Pública. A nova legislação de apoio. Compliance e as boas práticas na esfera federal. Riscos Corporativos: fraude, ética e corrupção. Consequências da Operação Jato no contexto da análise de risco. A judicialização do administrator público. As metodologias de análise de riscos. A construção de uma matriz de risco e seus produtos. (Prof Egberto Salóes)
Módulo 6
Novos atores das crises de cidadania: minorias, gênero, ecologia (12 horas)
A construção dos Direitos do Homem e do Cidadão. Desafios do Século XXI: Minorias étnicas e as ações afirmativas no Brasil. Gênero: A luta pela liberdade afetiva das mulheres e dos homossexuais. O desafio dos vulneráveis e dos esquecidos. Mídia e novos atores das crises de cidadania: minorias, gênero, ecologia. Construção e desafios do movimento ecológico. Culturalismo e relativismo. A tese da solidariedade entre as gerações e o conceito jurídico de direito dos não nascidos. Os novos movimentos sociais: A construção dos grupos sociais organizados com viés ideológico. As estratégias de luta no Século XXI: O dilema entre ativismo de confronto versus de negociação. A busca pelo politicamente-correto e pelas as boas práticas sócio-ambientais nas empresas. (Prof Hugo Studart)
Módulo 7
Inteligência e contrainteligência na Gestão de Crises (12 horas)
A Inteligência Empresarial Estratégica – IE². O papel do Gestor de Inteligência. O Universo prático de Inteligência Competitiva (IC) e o trabalho de IC nas organizações. Planejamento e prática de pesquisa para explicar ou justificar denúncias. Memória, conhecimento técnico e gestão de dados. A relação com o Ministério Público e as técnicas de “lavagem de informação suja”. A questão das fake News e o engajamento em aplicativos e redes sociais como fontes de informação. Tratamento da “comunicação de risco”. Técnicas de redução de danos por meio de contrainformações. A contrainteligência e os riscos ocasionados pela perda de informações sensíveis. Estudos de casos. (Prof Homero Zanotta e Hugo Studart)
Módulo 8
Técnicas de persuasão e gestão de network (12 horas)
Os modelos de persuasão. Técnicas de abordagem de fontes de informação. Noções de PLN e de linguagem do corpo. Modelos de rede de contatos. Organização da agenda e hierarquização das fontes. As características, diferentes demandas e persuasão de autoridades do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público e da polícia. Os bons e os maus momentos para iniciar a relação com as autoridades. Persuasão de assessores e subalternos. Técnicas apuração de informações de campo. A entrevista jornalística e a entrevista de inteligência. Pesquisa e preparação das entrevistas. O uso do off e o sigilo da fonte: éticas, práticas e violações. Gestão do deeptroath. Técnicas de apuração de campo aplicadas aos profissionais de RIG. Estudos de caso. (Prof Hugo Studart)
Módulo 9
Comunicação Interpessoal aplicada às Relações Institucionais (12 horas)
A Comunicação Interpessoal, o comportamento pessoal e os protocolos de etiqueta profissional como ferramentas para formação da imagem pessoal, da credibilidade e da autoridade. Noções de psicologia comportamental do trabalho. A psicologia do traje e da apresentação pessoal: como agregar valor à imagem por meio da roupa; vestimentas e acessórios em diferentes situações; os sabotadores de imagem. Técnicas de comunicação interpessoal: comunicação verbal e não verbal associada às técnicas de persuasão. Protocolos no dia a dia do trabalho: cumprimentos, reuniões de negócios, cartões de visita, o uso do celular, gafes, festa de trabalho, e-mail no trabalho, almoços de negócios. Noções de etiqueta à mesa. (Prof Romaly de Carvalho).
Módulo 10
Análise de 20 crises bem (ou mal) gerenciadas (12 horas)
Análise histórica de casos clássicos crises bem ou mal gerenciadas. Temas para posições positivas em situações de crise. Casos a serem estudados: 1) Exxon Valdez; 2) British Petroleum, a plataforma Deepwater Horizon e o maior desastre ambiental dos EUA; 3) Coca Cola: quanto vale uma marca? 4) Tylenol; Union Carbide (Bhopal, Índia); 5) Dick Cheney, vice-presidente dos EUA; 6) Aspartame; 7) A história não tão secreta da retirada do amianto do porta-aviões Clemenceau 8) O tsunami na Ásia: um caso clássico de apoio 9) As charges muçulmanas e a liberdade de imprensa; 10) Volkswagen: um caso de globalização da crise. Estudos de Caso no Brasil: 1) O caso dos gatos do Planalto: assessoria na vidraça e a situação de crise; 2) Escola Base de São Paulo 3) Situação da crise da Varig: a morte da empresa. 4) As empresas aéreas do Brasil: qual a próxima crise; 5) A gripe aviária e o assessor “profeta do apocalipse”; 6) Inferno na P36: uma crise bem gerenciada e a “reunião da Ave Maria”; 7) A morte da irmã Dorothy na Terra do Meio: crise na Amazônia; 8) Parmalat Brasil; 9) Microvilar, da Shering do Brasil. 10) A onda de água no sertão: um gabinete de crises de longa duração. (Prof Homero Zanotta).
Especificações
Estrutura: Curso de 120 horas, com 10 módulos (disciplinas) de 12 horas
Duração: 4 meses
Período: Oferta de 1 módulo a cada 15 dias (sextas-feiras à noite e aos sábados)
Investimento (Curso Completo, 10 Módulos):
Favor contactar veronica.korilio@sagres.org.br para maiores detalhes.
Programação:
A ser divulgada quando da ativação do curso.
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