O Instituto Sagres realizará no período de 27 a 29 de maio de 2020 o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 – Oportunidades de Investimentos, que ocorrerá na cidade de Mossoró/RN, capital do Semiárido Brasileiro.

O Fórum, iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido em conjunto com a CODEVASF e o Ministério do Desenvolvimento Regional, já conta com patrocínio de diversas empresas e instituições financeiras, tendo o apoio das Embaixadas de Israel, da Espanha e dos Estados Unidos.

O evento pretende reunir um público de cerca de 2.000 participantes e integrar empresas, instituições públicas, investidores, universidades, startups, aceleradoras, incubadoras e outros atores na discussão dos desafios para o desenvolvimento sustentável do Semiárido Brasileiro, bem como nas soluções que apoiarão a construção do PDS – Plano de Desenvolvimento do Semiárido. O Fórum contará com o apoio de diversas organizações públicas e privadas e pode ser descrito como um momento para identificação de sinergias e de oportunidades de negócio, contando, para isso, com espaços específicos onde ocorrerão reuniões, exposições, networking e palestras.

Feira Nacional do Semiárido

Integrando o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020, será realizada uma exposição denominada de Feira Nacional do Semiárido 2020, um evento aberto à visitação pública, composto pelos patrocinadores e empresas interessadas em desenvolver atividades e parcerias na região do Semiárido, que se constituirá em ótima estratégia para associação da marca ao compromisso do desenvolvimento sustentável do Semiárido Brasileiro, além da oferta de produtos e serviços.

A Feira também se apresenta oportuna para a ampliação da rede de networking da empresa e da discussão de novos projetos com instituições públicas e privadas participantes do Fórum.

O Semiárido brasileiro, por ser o único semiárido tropical do mundo, provou ter grande vantagem competitiva na agricultura irrigada, especialmente na fruticultura. Chegou o momento de potencializar o sucesso obtido na agricultura irrigada, ampliando-o para outros setores da economia. São várias as oportunidades de investimento que se apresentam, notadamente nos setores de gestão de recursos hídricos, mineração, turismo, logística e transporte, energia, agronegócio, tecnologia, dentre outros, que se constituem nos Eixos Temáticos a serem tratados no Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020, conforme detalhados a seguir:

Recursos Hídricos: a água é o principal desafio do Semiárido. O Rio São Francisco é o grande fornecedor para os sistemas energético, irrigação e consumo humano, animal e industrial. O aproveitamento e gerenciamento da água é parte fundamental para o desenvolvimento da região. O fomento ao planejamento e ao investimento em sistemas de abastecimento de usos múltiplos é condição essencial para o desenvolvimento socioeconômico local e, ao mesmo tempo, oportunidade de negócio para o investidor privado. O investimento em sistemas de abastecimento urbano e rural com base em novas tecnologias é uma realidade presente, com vasto potencial.

Energia: o investimento na produção de energias alternativas – eólica, fotovoltaica, termo solar, e outras – tem se mostrado uma ótima opção para o setor privado. Novas oportunidades se apresentam, especialmente junto aos setores produtivos e do agronegócio do Semiárido.

Agronegócio: o momento é da abertura de oportunidades de investimento para os diversos setores do agronegócio em função das novas tecnologias, novas soluções, novos mercados e da rentabilidade apresentada pelas cadeias produtivas em desenvolvimento na região do Semiárido, especialmente na fruticultura irrigada, pecuária, ovinocaprinocultura, aquicultura, apicultura, etc.

Mercados: abrir oportunidades para identificação de novos e potenciais compradores e distribuidores para produtos do Semiárido. Os produtos da fruticultura irrigada já são referência mundial. Ampliar e diversificar esta rede de compradores, incorporando outros produtos, como minerais, turismo, geração de energia, logística, transportes e novas tecnologias é oportunidade que se apresentará no Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020.

Relações Exteriores (comércio): otimizar o acesso aos mercados existentes e a abertura de novos mercados serão temas discutidos e potencializados. Novos acordos bilaterais e multilaterais serão demandados, planejados e consolidados.

Recursos Minerais: incentivar e fortalecer a exploração mineral proporcionará oportunidades de investimento com possibilidade de grande retorno e elevado potencial de desenvolvimento social regional.

Turismo: oportunidade de fortalecer a exploração do turismo no Semiárido, buscando atrair pessoas do mundo inteiro, por meio da estruturação e fomento de diversas modalidades turísticas, dentre elas o ecoturismo, turismo rural, turismo de aventura, turismo esportivo, turismo cultural, turismo histórico, turismo de saúde, turismo de agronegócios, turismo de sol e praia, turismo religioso, turismo gastronômico e geoturismo.

Transporte e Logística: ampliar a discussão sobre as soluções e os investimentos no transporte e na logística de movimentação de cargas e de passageiros, a partir da identificação de rotas multimodais viáveis e da adoção das estratégias de sincromodalidade.

Novas tecnologias e Inovação: identificar e promover a inovação e a transferência de tecnologias voltadas ao fomento de processos produtivos nos diversos setores da economia do Semiárido Brasileiro.

Educação/Capacitação: incentivar a implantação de novos centros de capacitação voltados para a economia formal baseada nas vocações e demandas da população do Semiárido.

Comunicação/TI: promover o acesso à internet no campo, a infraestrutura de telecomunicações e de informática.

Meio Ambiente: implementar ações que promovam ganho ambiental, através da recuperação e conservação ambiental, com adoção de práticas, conhecimentos e tecnologias limpas disponíveis para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Semiárido.

Informações complementares e sobre patrocínios

Para maiores informações sobre o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 e sobre a Feira Nacional do Semiárido, entrar em contato com o Instituto Sagres, com Verônica Korilio, no fone (61) 3272-7978 ou email fds2020@sagres.org.br