Bicentenário em Revista

 

Carta ao Leitor

Raul Sturari (*)

Verônica Korilio (**)

 

Brasília, DF, março de 2022

 

No ano de 2004, um grupo de profissionais com ampla formação acadêmica e diversificada experiência em órgãos públicos e privados decidiu criar uma instituição orientada para a elaboração de cenários e para as melhores práticas de planejamento e gestão estratégica.

Surgia o Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, como associação de direito privado, sem fins lucrativos, com a finalidade de promover estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, bem como eventos, consultorias, capacitação, cursos, palestras, conferências, desenvolvimento e treinamento, nas áreas de Política e Estratégia; Prospectiva Estratégica (como subsídio à elaboração de Cenários); Planejamento e Gestão Estratégica, pública e empresarial; Desdobramento e Alinhamento, tático e operacional, da Estratégia organizacional; Relações internacionais; Defesa, preservação e conservação do Meio Ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; Segurança e Defesa; Inteligência Estratégica; Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; Cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; Promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; Logística e gestão de recursos; Ciência, tecnologia e inovação; e Comunicação Social e Gestão de Crises.

Nesses 18 anos, a trajetória do Instituto é motivo de orgulho para todos os que, direta ou indiretamente, participaram de nossos projetos. Profissionais de variadas áreas do conhecimento aportaram sólidas expertises. O SAGRES foi contratado e apoiado por instituições públicas e privadas reconhecidas em âmbito nacional e internacional, o que nos credencia a atuar com notória especialização em diversos setores.

Assim, chegamos ao ano de 2022 — Bicentenário da Independência do  Brasil — com o propósito de comemorar essa grandiosa epopeia, resgatando sentimentos de civismo e de patriotismo que, lamentavelmente, têm sido confundidos com proselitismo político-ideológico. Defendemos que a nacionalidade brasileira e os símbolos nacionais devem pairar acima de quaisquer antagonismos políticos, ideológicos e sociais. Desse modo, os objetivos do Projeto Bicentenário são:

  • Incentivar o civismo e patriotismo.
  • Promover o orgulho de ser brasileiro.
  • Valorizar a história e a cultura nacionais.
  • Resgatar o respeito e amor pelos símbolos nacionais.
  • Fortalecer o senso de união entre os cidadãos brasileiros.
  • Harmonizar história e tradição com a visão de futuro.
  • Contribuir para melhorar a imagem do Brasil no contexto internacional.

 

O lançamento do Projeto Bicentenário foi no dia 16 de dezembro de 2021, no auditório Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano, em Brasília, DF, e contou com as presenças do Vice-Presidente da República, General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão; do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e de muitas outras autoridades civis e militares, inclusive embaixadores de nações amigas.

Vale ressaltar que, na ocasião, foi lançado um dobrado em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil, criado pela Kwanza Produções (Recife/PE) em parceria com o Instituto Sagres. O dobrado foi magistralmente executado pela Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial e espetacularmente cantado pelo Coral de Alunos do Colégio Militar de Brasília.

A programação lançada nesse evento se estenderá durante todo o ano de 2022 e englobará diversas atividades, como:

  • Palestras e Oficinas.
  • Minicursos
  • Concursos de redação temática e de Bandas e Corais.
  • Criação de conteúdo (artigos, matérias, vídeos e podcasts) para divulgação em mídias sociais e website.
  • Produção e distribuição de livros e revistas.
  • Distribuição de brindes.
  • Visitas de alunos a monumentos e locais históricos.
  • Eventos de comemoração de datas importantes que antecederam e sucederam e independência do Brasil.

 

Como parte das atividades, o Instituto SAGRES entrega ao público o BICENTENÁRIO EM REVISTA, em formato digital, que já conta com destacados artigos, vídeos e outras matérias. Ao logo do ano, a Revista será enriquecida com novos produtos, não só de associados como também de convidados ilustres. Como bem expressamos no evento de lançamento, “todos são bem-vindos a participar do Projeto Bicentenário, seja como patrocinador, parceiro, apoiador ou divulgando e disseminando as ações, os eventos e as matérias publicadas”.

O BICENTENÁRIO EM REVISTA, portanto, é um site dinâmico, que agregará opiniões e conhecimentos não somente relativos ao processo de Independência do Brasil, como também à nossa rica trajetória nesses 200 anos. Liberdade e Independência são valores fundamentais para o povo brasileiro, e se colocam como aspirações nacionais juntamente com desenvolvimento e justiça. As novas gerações devem conhecer, entender e valorizar esses princípios, para poder identificar e se contrapor às ameaças que os afrontem.

Esperamos que gostem dos artigos, vídeos e matérias e pedimos a máxima divulgação em suas redes sociais, nesse período em que o Civismo e o Patriotismo revelam-se de suma importância no constante aperfeiçoamento e na consolidação da nacionalidade brasileira.

Boa Leitura!

 

(*) Presidente do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas.

(**) Vice- Presidente Executiva do Instituto Sagres.

 

 

Voltar para Bicentenário em Revista

Home