Capa do projeto elaborado em 2009 e que pode ser acessado em nossa biblioteca

Capa do projeto elaborado em 2009 e que pode ser acessado em nossa biblioteca

O documento “Cenários Ambientais 2020” foi elaborado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do estado de São Paulo em 2009 e contou com a colaboração de mais de 200 especialistas, entre eles consultores do Instituto SAGRES Política e Gestão Estratégica Aplicadas, que foi a consultoria contratada do projeto. O documento tinha como missão “realizar um planejamento integrado e inserir a temática ambiental de forma transversal na agenda pública do estado de São Paulo (…) propondo medidas de médio e longo prazo, permitindo à questão ambiental se tornar uma oportunidade no modelo de desenvolvimento sustentável.” A metodologia adotada no Projeto foi composta por três fases – diagnóstico, prospectiva e solução estratégica e buscava antecipar as ações do Estado frente aos desafios futuros.

O documento de 166 páginas pode ser consultado na íntegra na biblioteca de trabalhos realizados por nosso Instituto, disponível para consulta assim como tantos outros dentro de nossas áreas de atuação.

As técnicas para a elaboração de cenários, a estrutura metodológica do projeto e outras informações também podem ser consultadas no documento Uma análise do Projeto “Cenários Ambientais 2020” proposto pela Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo

  1. Vanessa 23/02/2015

    Qual a data das reportagens? Atualização, fonte…

    • sagres_pgea 25/02/2015

      Obrigado pelo comentário. Clicando sobre as manchetes, você será direcionado para os originais, com os respectivos dados de publicação, o que dispensa a citação das fontes.

Comments

Seu comentário é importante

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*