Prospectiva Estratégica

No contexto cambiante que caracteriza a atual era do conhecimento, planejar simplesmente com base em análises conjunturais, apoiadas em passado recente, tem sido a principal receita para o fracasso dos planos estratégicos organizacionais. Daí a importância da Prospectiva Estratégica, oferecendo cenários de longo prazo que permitam reduzir as incertezas e identificar rupturas de tendência, induzindo medidas proativas a serem adotadas no curto e no médio prazos, para a construção do melhor futuro possível.

A Prospectiva, portanto, não está isolada no contexto organizacional, e sim colocada como base para a elaboração do Planejamento Estratégico, conforme preceitos não somente estabelecidos por renomados autores, mas também codificados a partir das experiências vivenciadas pela equipe do SAGRES.

A palestra é destinada a gestores, acadêmicos e profissionais que atuam em ambientes de negócios sujeitos a constantes mudanças conjunturais.

Conheça o palestrante

Raul Sturari – Doutor em Política e Estratégia pela Escola de Guerra Naval; doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; especializado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Administração pela Faculdades Salesianas de Lins. Foi Secretário Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e coordenador do Projeto “Brasil 3 Tempos”, de Prospectiva Estratégica. Professor de pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e consultor coordenador em diversos projetos públicos e privados de Planejamento e Gestão Estratégica com o apoio da Prospectiva, com destaque para: Cenários Ambientais 2020 (Estado de São Paulo); Plano Goiás 2030 (Estado de Goiás) e Redesenho do Sistema Estadual de Planejamento da Bahia.