Hamilton Mourão abre Simpósio sobre a Amazônia na Câmara

Simpósio sobre a Amazônia Brasileira – presença do vice-presidente da República Hamilton Mourão

Lançamento do Curso de Extensão em Comunicação e Gestão de Crises

Na sexta-feira, dia 27 abril, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do DF ocorreu o lançamento do Curso de Extensão em Comunicação e Gestão de Crises.

O evento constou de uma palestra do jornalista e escritor Mário Rosa, um dos professores do curso, na qual abordou o tema “Memórias de um consultor de crises”. Um dos primeiros profissionais de gerenciamento de crises e gestão de reputação do país, Mário é autor de quatro livros sobre o tema: “A Síndrome de Aquiles” (2001), “A Era do Escândalo” (2003), “A Reputação na Velocidade do Pensamento” (2006) e “Entre a glória e a vergonha” (2017).

O Curso de Extensão em Comunicação e Gestão de Crises é uma iniciativa do Instituto Sagres em parceria com a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais – Abrig. Trata-se de um curso de extensão interdisciplinar nas áreas de Comunicação e de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) aplicado à gestão de crises políticas, institucionais ou empresariais, relacionadas com acusações de corrupção, de danos ao meio ambiente ou, ainda, de violações às boas práticas de cidadania. Assim, o objetivo é obter informações, conceitos e técnicas que permitam prevenir ou gerenciar crises de imagem de autoridades, instituições ou corporações privadas.

Eleições e posse da nova diretoria para o biênio 2018/2019

Dia 22 de novembro de 2017, quarta-feira, foi realizada Assembleia Geral Extraordinária para eleição e posse da nova Diretoria, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo. Cerca de 80% dos associados manifestaram seu voto — presencialmente ou a distância, elegendo, por unanimidade, a chapa única apresentada a seguir:

Após as eleições, em um jantar de confraternização, associados, familiares e convidados participaram de breve exposição sobre as últimas realizações, bem como das expectativas da nova presidente, Verônica Korilio, para o próximo período de gestão.

Na oportunidade, ficaram evidenciadas as importantes conquistas do SAGRES, desde a sua fundação, mas também as perspectivas sobre a possibilidade de explorar melhor o excelente potencial do Instituto, como referência nacional em melhores práticas de Planejamento e Gestão.

Sagres lança livro com a Metodologia FIGE

No dia 19 de setembro, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, no Lago Norte em Brasília, foi lançado o livro Metodologia Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica (FIGE), escrito por sete integrantes do Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas. O livro foi organizado pelos professores Raul Sturari e Verônica Korilio e já está a disposição nas principais livrarias do País.

Como atitudes simples ajudam a preservar o meio ambiente e aumentar a qualidade de vida de todos

O projeto “Ipês do Cerrado” é uma iniciativa do Instituto Sagres que está sendo desenvolvida em parceria com organizações públicas, privadas e do terceiro setor, com o objetivo de fortalecer a consciência ambiental junto à população do Distrito Federal.

Assista ao vídeo do nosso associado Rodolfo Prado para o Viver Melhor:

Saiba mais sobre o Projeto

Diálogos e discussões. Tema: uma nova Constituinte

Prof. Rossana Pavanelli lança Curso de Post-MBA em Gestão da Inovação na FGV

O curso — desenhado e coordenado pela associada do Sagres Rossana Pavanelli — é 100% prático e com foco na inovação e em ferramentas a serem aplicadas no setor público e na iniciativa privada. Aulas quinzenais – sexta à noite e sábado de manhã. Início: 22 de setembro de 2017. Primeira turma do país em Brasília.

Critérios para seleção: ter realizado pós-graduação lato sensu ou MBA, independentemente da área de especialização, e ter experiência profissional para aplicação dos conceitos e ferramentas compartilhados.

Serão aceitos alunos egressos de outras instituições, não sendo o curso restrito a alunos da FGV. Apresentação de currículo, de carta(s) de referência (preferencialmente vinda do mercado de trabalho/da organização em que atue) e entrega de defesa, em uma lauda/página, do porquê participar do curso, de como o curso poderá colaborar para a formação profissional e de como o(a) candidato(a), como aluno(a) pode contribuir às discussões ao longo do programa.

Informações adicionais e pré-inscrições no link (sem custo):
http://m.mgm-brasilia.fgv.br/cursos/post-mba-gestao-inovacao

Dra. Rossana Pavanelli ministra palestra do INSS

O Futuro do Trabalho

No último dia 24 de maio, a associada Dra. Rossana Pavanelli — também professora da Fundação Getulio Vargas — participou do Seminário “Automação – Impacto na Sociedade de seus Reflexos no Setor Previdenciário”, promovido pelo INSS, em Brasília, DF. Na ocasião, abriu o evento com palestra versando sobre o futuro do trabalho e suas implicações para a economia e a previdência, abordando aspectos dos cenários prospectivos mais prováveis e de maior impacto, especialmente para o Brasil.

Prof. Verônica Korilio participa do Encontro Institucional dos Magistrados do TRT da 10ª Região

O evento aconteceu no dia 17 de maio de 2017, com o tema geral “Planejamento e Ação Institucional”. A conferência versou sobre “Visão Sistêmica no TRT-10: Interconexão de Estratégia, Pessoas e Produtividade” e despertou a atenção de magistrados e servidores, tendo em vista a intrincada conjuntura que envolve a Justiça do Trabalho, no Brasil, e a importância do pensamento sistêmico e da gestão estratégica para o sucesso das organizações contemporâneas.