A metodologia FIGE — Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica — tem como princípio básico a possibilidade de adaptar e integrar diversas ferramentas de gestão disponíveis na literatura e praticadas por destacadas instituições, públicas e privadas, de modo a atender aos anseios e às expectativas dos demandantes.

O cerne da metodologia está baseado na ferramenta iterativa PDCA, utilizada no controle e melhoria contínua de processos e produtos. Vem do inglês Plan – Do – Check – Act, ou seja, Planejar – Executar – Verificar – Agir. O planejamento está consubstanciado nas etapas Intenção Estratégica, Avaliação Diagnóstica, Plano Estratégico, Planos Táticos e Planos Operacionais. A execução dos planos é submetida a constantes atividades de Monitoramento e Avaliação, as quais resultam em ações corretivas sobre as citadas etapas do planejamento. Por vezes, contudo, será preciso iniciar um novo ciclo, com base em profunda revisão da Intenção Estratégica.

Esse sofisticado PDCA, todavia, deve ser apoiado em técnicas e ferramentas proporcionadas por disciplinas que, na atualidade, subsidiam as melhores práticas de planejamento e gestão. Assim, o Plano Estratégico e a Avaliação Diagnóstica terão como base a prospectiva estratégica, incluindo, sempre que oportuno, cenários futuros. Do mesmo modo, o Balanced Scorecard (1), foi adaptado para oferecer instrumentos de gestão adequados ao longo prazo e, quando necessário, a instituições públicas. Também as Dinâmicas Governantes — que incluem conhecimentos oriundos da Teoria dos Jogos, dos Jogos de Atores e das técnicas de Negociação — a Inteligência Estratégica, a Comunicação Social e as Tecnologias de Informação e Comunicação interagem para proporcionar consistência e pragmatismo à gestão institucional.

Conforme as necessidades, a metodologia FIGE sugere que outras ferramentas sejam agregadas, tais como:

  • Gestão de processos
  • Gestão por projetos
  • Indicadores de satisfação de clientes
  • Liderança e Comportamento Organizacional
  • Metodologia do Processo Decisório
  • Gestão de Mudanças Organizacionais
  • Gerenciamento de Crises

(1) KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. The Office of Strategy Management: emerging roles and responsibilities. Balance Scorecard Report, July- August 2008. Vol. 10. Number 4.