O Instituto Sagres e seus parceiros possuem mais de uma centena de consultores associados, representados por especialistas com expertise no setor público, iniciativa privada e terceiro setor, o que garante a presença da melhor equipe de profissionais para a maximização dos resultados entregues ao final de cada projeto.
Além disso, conta com parceiros nacionais e internacionais, entre pessoas físicas (personalidades de destaque) e jurídicas (instituições e organizações) de referência em atividades aderentes às suas áreas de atuação, alocados de acordo com o perfil de cada projeto, fortalecendo a formação de equipes interdisciplinares de trabalho.
A seguir, é apresentado extrato da equipe técnica principal do Sagres (clique nos nomes para conhecer um breve currículo).

Adrian Nicolaiev

Formado em Ciências Aeroespaciais pela Academia da Força Aérea (AFA). Pós-graduado em Análise de Sistemas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Analista Senior pelo Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER). Curso de Comando e Estado-Maior pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Possui o curso de Segurança das Comunicações da Escola Nacional de Inteligência. Ministra aulas e palestras nas áreas de Inteligência, Contrainteligência e Segurança de Tecnologia da Informação. Participou do Grupo de Trabalho do Ministério da Defesa (MD) para criação de Centro de Defesa Cibernética.

Alexandre Pires

Ana Paula Barbosa Pereira

Advogada, doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Buenos – Argentina; Especializando em Gestão de Serviços de Saúde – MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas/DF; Pós Graduada em Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia – ESA/GO; atua há mais de 20 anos na Gestão de Serviços de Saúde público e privado; foi Gerente Executiva de Negócios da CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil no Estado do Rio Grande do Norte e Gerente Estadual da ASSEFAZ no RN e Interina em SP. Foi Superintendente Executiva Adjunta da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda em Brasília-DF e Administradora da empresa controlada Drogaria Vitabel; Ex-Diretora de Integração da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – UNIDAS e Diretora Superintendente e Administrativo-Financeira Estadual por mais de 6 anos da entidade; Membro do Comitê Gestor Do Programa de Divulgação da Qualificação dos Prestadores de Serviços da Saúde Suplementar – ANS (Agência Nacional de Saúde), consultora e conferencista em Negócios, Assistência, Vigilância e Gestão em Saúde com ênfase na Metodologia para Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

Carlos Alex Florence Vargas

Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficias do Exército. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Especialista (pós-graduação “lato sensu”) em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco. Coronel da Reserva do Exército Brasileiro. Professor e Instrutor de Administração e Finanças na Academia Militar das Agulhas Negras (1987-90) e de Planejamento, Orçamento, Finanças e Controle Interno e Externo na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1993-96). Assessor no Gabinete do Ministro do Exército (1996-98). Chefe da Seção de Contabilidade e Finanças na Comissão do Exército Brasileiro em Washington – CEBW, EUA (1998-2000). Subdiretor de Finanças (2003-04) e Superintendente de Auditoria Interna (2004-05) na Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL. Analista contratado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica – ABIPTI (2006-07). Consultor contratado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, no âmbito do Projeto 914BRA5065-MCT para contribuir com a Secretaria-Executiva nas atividades de planejamento, coordenação e execução de Programas de Qualidade, Modernização e Reestruturação do Ministério da Ciência e Tecnologia (2008). Prestador de tarefa por tempo certo no Gabinete do Comandante do Exército, cedido ao Ministério da Ciência e Tecnologia para prestar assessoria à Secretaria-Executiva em assuntos inerentes às atividades de Defesa Nacional e de Controle Interno e Externo.

Artur de Melo Reis de Souza

Economista com Mestrado em Administração de Empresas nos EUA e MBA em Gestão para a Excelência. Mais de 30 anos de experiência acadêmica como professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino no Brasil. Sólida experiência como executivo de planejamento financeiro e gestor de marketing de empresas multinacionais: Texaco, Gillette, Pepsi-Cola, Kibon-Sorvane e Tintas Coral. Atuou por mais de 6 anos como Gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sesi PE. Reconhecida vivência como consultor e palestrante em planejamento estratégico, marketing, vendas e gestão empresarial. Foi Sócio-Diretor da Puma Comunicação e Marketing e da Prolev Indústria de Alimentos Saudáveis. Reconhecida participação como Presidente e Diretor de Associações como: Rotary Club do Recife, ADVB, Abrigo Cristo Redentor e G-10 Consultorias Associadas.

Carlos Roberto Porfirio Junior

Graduado pela Academia da Força Aérea (AFA) no Curso de Formação de Oficiais Aviadores, pós-graduado em Análise de Sistemas (latu-sensu) no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre (stritu-sensu) em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília. Possui todos os cursos de carreira militar da Aeronáutica, tendo chegado até o posto de Coronel quando exerceu o cargo de Chefe do Centro de Computação da Aeronáutica em Brasília. Exerceu várias funções de assessoria na Aeronáutica e Ministério da Defesa. Atua como Professor e Coordenador de cursos de graduação, pós-graduação e MBA relacionados à tecnologia da informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: data warehouse e apoio à decisão e gerenciamento de projetos de TI.

Eliana de Aquino

Fabiano Ferraz

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). MBA em Administração em Marketing pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa entre abril de 2008 até fevereiro de 2013 do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. Coordenador do Grupo Gestor Acadêmico do Projeto denominado “Orçamento Base Zero” do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul. Ingressou no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF em 2006, tendo exercido também os cargos de Assessor da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica, Coordenador da Assessoria de Comunicação Social e Coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica. Presidiu a Comissão responsável pela elaboração do Plano de Carreira Docente e do Plano de Carreira técnico-administrativo para as instituições de ensino superior do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Foi coordenador de Comissões de elaboração dos relatórios relativos às dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no UDF. Foi membro titular do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino e Pesquisa do UDF. Constituiu e presidiu o Comitê de Ética em Pesquisa do UDF. Atualmente é Professor na Pós-graduação do UDF de Metodologia Científica. De 2002 a 2006 exerceu os cargos de Coordenador de Projetos Acadêmicos e Assessor da Diretoria na Faculdade Frassinetti do Recife – Congregação Religiosa de Santa Dorotéia – FAFIRE. Nos últimos dez anos dedicou-se à gestão universitária, tendo sido anteriormente formado no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/R), onde permaneceu como Oficial Temporário do Exército Brasileiro até o ano de 2000. Em 2010 participou nos EUA do Higher Education Development Program, desenvolvido pela Georgetown College, Carta Consulta e a International Education Group, programa que teve como objetivo principal apresentar a experiência de universidades americanas na gestão de organizações educacionais que atuam no ensino superior e capacitar gestores de IES brasileiras.

Francisco Xavier Ballieiro Júnior

Formado em Ciências Econômicas, com curso de Pós Graduação em Planejamento do Desenvolvimento Nacional, pelo Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico (CENDEC). Exerceu diversas funções públicas de direção no Banco Central do Brasil, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, inclusive a de Coordenador da Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Território Nacional. Exerceu ainda a Presidência da Fundação de Assistência ao Estudante, vinculada ao Ministério da Educação. Foi responsável pela implantação de projetos-piloto de descentralização de recursos para a execução do programa nacional de merenda escolar e pelo acompanhamento, supervisão, controle e avaliação do Programa de Inteligência Nacional, do Plano Plurianual de Investimentos-PPA. Detém conhecimento das técnicas aplicáveis à análise de projetos (pesquisas de mercado, taxas de retorno, impactos econômicos, financeiros e sociais dos investimentos, etc.); experiência em licitações públicas, inclusive as das modalidades mais recentes (pregão presencial e eletrônico); na supervisão, acompanhamento e controle de contratos e convênios realizados pela Administração Pública e habilidade na condução de processos envolvendo equipes multidisciplinares e articulações institucionais.

Fernando do Carmo Fernandes

Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército. Especialista em Inteligência pela Escola de Inteligência Militar do Exército e pós-graduado em Inteligência Estratégica, pela Universidade Euroamericana de Brasília e em Gestão Estratégica Corporativa pela Universidade Católica de Brasília. Possui os cursos Básico, Intermediário e Avançado de Inteligência do Exército e de Técnica de Entrevista pela Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência. Possui os seguintes cursos da Academy of Competitive Intelligence (ACI): Intelligence Sources & Collection Techniques; Competitive Benchmarking & Tactical Analysis; Competitive Blindspots; Cross Competitor Analyiys e Creating & Running a World Class Intelligence Operation. É certificado no Competitive Intelligence Professional ( CIP™-I) pela ACI. É consultor qualificado e experiente em Análise de Inteligência, Operações de Inteligência, Técnica de Entrevista e Contrainteligência. Foi instrutor de Operações de Inteligência da Escola de Inteligência Militar do Exército de 1998 a 2003 e da Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência de 2003 a 2006. Integrou o Joint Staff Intelligence (J2) da International Forces East Timor  (INTERFET) e da United Nations Transitional Administration in East Timor (UNTAET), quando comandou o 1º Contingente brasileiro naquele país (Set de 1999 a Mar de 2000). Foi instrutor de Operações de Inteligência em curso para o Serviço de Inteligência Angolano, em Angola. Ministrou Técnica de Entrevista e Técnicas Operacionais em cursos para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Banco do Brasil, Banco Central, Ministério Público de São Paulo, Ministério Público do Distrito Federal, Policia Civil do Distrito Federal, entre outros. Foi professor dos Cursos de Pós-Graduação em Inteligência Estratégica da Universidade Euroamericana e da faculdade Albert Einstein, ambas em Brasília. Foi professor do assunto Técnicas Operacionais do Curso de Pós-Graduação Gestão da Segurança Pública – Foco Em Inteligência, da Universidade do Distrito Federal. Foi Presidente da Associação Brasileira de Inteligência Competitiva (ABRAIC). Possui diversos trabalhos publicados dos quais se destaca o livro Fundamentos da Inteligência Competitiva (Ed. Thesaurus, 2010) e os artigos “Inteligência ou Informações?” e “ Inteligência e Gestão Estratégica: uma relação sinérgica”, publicados pela Revista Brasileira de Inteligência (Vol.3 e Vol 7, respectivamente), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). De abril de 2009 a maio de 2010, atuou como consultor no Projeto para criação e implementação da Unidade de Inteligência Estratégica no Ministério Público do Estado de Goiás. Em 2010 foi Coordenador Temático de Inteligência Estratégica no Projeto para implementação do Núcleo de Inteligência e Prospectiva Estratégica (NIPE) e elaboração do Plano Estratégico de longo prazo (2030) para o Estado de Goiás. Foi também coordenador de Inteligência no projeto para a construção e implementação do Sistema de Inteligência Estratégica Institucional do Ministério Público do Trabalho – SIMPT, em âmbito nacional. Atualmente é Vice-presidente e Diretor de Inteligência do SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas e sócio-diretor da SLA Consultoria em Estratégia.

Homero José Zanotta Vieira

Assessor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de 2004 a 2007. Professor do Centro de Pós Graduação JK, do IBMEC-DF e da Fundação Universa, Brasília-DF, nas áreas de Comunicação Social, Administração Pública, Planejamento, Cultura e Ambiente Organizacional e Inteligência Competitiva. Doutor em Política e Estratégia pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército e Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. MBA pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília) em Gestão Estratégica da Informação e MBA Executivo pela Fundação Getulio Vargas (RJ). É palestrante do Centro Universitário do Distrito Federal (UNIDF) na área de gestão de riscos e tem cursos de Planejamento Estratégico da Comunicação pela ENAP- Brasília e pós-graduação em Comunicação e Marketing Institucionais pela Universidade Castelo Branco, RJ.

Humberto de Sá Garay

Consultor em Inteligência e Desenvolvimento de Sistemas Estratégicos e professor de pós-graduação na Faculdade de Desenvolvimento Cultural – IDC e professor de pós-graduação na Faculdade de Desenvolvimento Cultural – IDC. Pós-graduado em Estratégias, Políticas e Gestão da Segurança Publica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Foi Comandante da Academia de Policia Militar da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, Gestor de Inteligência e Administrador do Sistema Guardião de 2001 a 2008 na Secretaria de Segurança Pública RS. Consultor do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, integrou e coordenou a comissão para a construção da matriz curricular nacional nos assuntos relacionados à inteligência e contra inteligência. Como adido militar da Procuradoria-Geral de Justiça, participou da implantação do Núcleo de Inteligência do MP/NIMP onde administrou o Sistema Guardião de Interceptações Telefônicas e atuou como professor em diversos cursos de inteligência para membros e servidores do Ministério Público. Atua como design e modelagem de sistemas organizacionais para a gestão do conhecimento, de riscos e concepção de politicas de proteção e segurança da informação – ISO/IEC 27001 em conjunto com a metodologia de SO&M – Sistemas, Organização e Métodos e BMP – Business Process Management otimizadas pelas melhores práticas da ISO 22301 – Norma Internacional para Gestão da Continuidade dos Negócios tendo atuado como Consultant In Intelligence And Analysis Of Social Medias FIFA – World Cup Organising Committee Brazil – RIO DE JANEIRO-RJ, por ocasião da Copa do Mundo 2014. Possui os curso de Operações de Paz e Policiamento Internacional/ONU, Inteligência e ações contra terrorismo na Agencia Brasileira de Inteligência – ABIN, Curso Social Networking Analyst – SNA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/SUL, sendo certificado pela IBM nas ferramentas de inteligência Analyst’s Notebook – AVANÇADO e PatternTracer – law enforcement organizations/police intelligence. É palestrante, professor e coordenador de diversos cursos relacionados à inteligência e a gestão estratégica da informação em vários seguimentos corporativos do setor público nas áreas de Defesa e da Segurança e do setor privado, em Inteligência Empresarial no Brasil e América Latina.

Jacintho Lopes Júnior

Formado em Ciências Aeroespaciais pela Academia da Força Aérea (AFA). Pós-graduado em Análise de Sistemas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Mestrato em Informática pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Curso de Comando e Estado-Maior pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Curso de Política e Estratégia Aeroespacial (CPEA). Consultor do PNUD – Projeto Brasil 3 Tempos – Segurança Cibernética. Conhecimentos nas áreas de Simulação, Especificação de Requisitos, Desenvolvimento de Software, Modelagem de Processos, Comando e Controle, Segurança da Informação e Gestão de Riscos.

José de Fátima Moura Leal

Oficial do Exército da Reserva, Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Augusto Motta (Rio, RJ) e Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília, DF). Foi oficial de ligação do Exército Brasileiro no Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (Nova Iorque – EUA) e assessor técnico do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Brasília –DF). Exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Licitações da Prefeitura de Campinas e de Diretor Financeiro da empresa Informática de Municípios Associados, que atua na área de soluções de informática para o setor governamental. Correntemente, presta consultoria na área de contratos, licitações, parcerias e concessões conduzidas pela Administração Pública.

José do Carmo Ferreira

É administrador, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – Fundação Álvares Penteado, em 1974. Participou como instrutor no treinamento e implantação de vários sistemas do segmento contábil financeiro no SERPRO, bem como do desenvolvimento do SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal e sua implantação no SERPRO, EMBRAPA e CONAB. Participou também de vários encontros, cursos, seminários, fóruns, workshops e outros eventos voltados principalmente às áreas orçamentária, financeira, contábil, de investimentos, atuarial e previdenciária, tais como, Problemas do Desenvolvimento Brasileiro, Administração Regional do Distrito Federal, Seminário sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, Seminário Intensivo de Factoring, Fórum Transformando Organizações – Paul Kennedy IBM, Atualização Gerencial – Amana-Key, II e III Encontro Nacional de Gestão de Investimentos e Fundos, Modelo de Gestão do Prêmio Qualidade Rio – PQRio, A Responsabilidade Civil de Dirigentes e Profissionais das Entidades de Previdência Privada, 22º e 23º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão – ABRAPP. Possui os seguintes cursos profissionalizantes: Administração de Material, Administração Financeira, Administração Orçamentária e Financeira, Análise de Crédito e Cobrança, Análise Estruturada de Sistema, Auditoria e Controle Interno no Setor Público, Desenvolvimento e Capacitação Profissional, Desenvolvimento Gerencial, Elaboração e Análise de Projetos, Fluxo de Caixa Diário – como Projetar e Gerenciar, Gerenciamento de Processos Organizacionais, Internet como Ferramenta de Negócios e de Trabalho, Investimentos no Mercado de Renda Fixa, Licitações e Contratos Administrativos, Matemática Financeira, Negociação Inteligente – Influenciando a Tomada de Decisão, Organização e Racionalização de Serviços, Organizações e Métodos, Perícia e Assistência Técnica Judicial. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Gerente de Orçamento e Finanças da CODHAB em 2011, Consultor Tributário no âmbito Municipal de 2006 a 2010, Funcionário concursado do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO Brasília, Diretor de Investimentos do SERPROS – Fundo Multipatrocinado, de 2001 a 2003, Membro e vice-presidente do Conselho de Administração da empresa Kepler Weber no biênio 2002 / 2003. Empresa de capital aberto atuando no setor de agronegócios, especializada no desenvolvimento de soluções para armazenagem, líder na América Latina nesse segmento e exportadora para vários países, Presidente do Conselho Fiscal do SERPROS – Fundo Multipatrocinado no biênio 1995 / 1996, Funcionário concursado do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica – CNPq – Brasília – de 1978 a 1980, Contador geral do Grupo Imobiliário Onísio Ludovico – Brasília – de 1977 a 1978, Funcionário concursado do Banco do Estado de São Paulo S.A. – BANESPA –de 1972 a 1977, Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Sacramento – MG – em 1971, Possui conhecimento e domínio amplo das ferramentas básicas utilizadas na gestão empresarial e domínio intermediário da língua inglesa.

Juliana Bonvini

Com mais de quinze anos atuando nos setores público e privado, conta com habilidades em relações institucionais para a promoção/implantação de convênios, elaboração de planos de trabalho e joint ventures. Experiência em gestão administrativa com grande vivência na coordenação de equipes, atuando na formação, treinamento e acompanhamento de profissionais incluindo atividades de análise organizacional, revisão e implantação de processos, estruturação de indicadores e normatização de procedimentos. Possui larga vivência em planejamento, elaboração e coordenação de projetos sociais nas esferas federal, estadual e municipal e também setor privado, com experiência em assistir e apoiar a execução especializada de atividades de desenvolvimento em trabalhos comunitários, incluindo aldeias indígenas e remanescente de quilombos, mapeando necessidades locais. Em educação, atua em projetos de formação de conteúdo e capacitação a distancia além de apoiar a execução das atividades de controle e acompanhamento. Sócia-diretora e coordenadora de projetos da FI CONSULTING – Consultoria e Gestão Empresarial. Formada em Comunicação Institucional e Relações Públicas.

Luiz Alberto de Almeida e Silva

Graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduado em Aplicações Operacionais pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Communications-Computer Systems (USAF/USM) e Planejamento Estratégico Institucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) e Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Especialização em Mission Assurance na National Aeronautics and Space Administration (NASA/GSFC) e Opérations de Lacement na European Space Agency (ESA/CSG). Experiência profissional em Pesquisa e Desenvolvimento (Atividades Espaciais e Sistemas de Defesa), Gestão de Sistemas de Informação e Telecomunicações, Relações Institucionais, Ensino: Professor do ITA (Pós-graduação em Aplicações Operacionais) e Gestão de Programas e Projetos de Captação de Recursos Federais.

Maria Verônica Korilio Campos

Graduada em Economia e em Administração de Empresas; pós-graduada em Adm. Pública, Gestão Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública e em Gestão Estratégica de Pessoas. MBA em Gestão Empresarial e especialista em Educação com Docência Superior pela Universidade de Brasília. É professora Universitária nas Áreas de Planejamento e Orçamento do Setor Público, Administração Financeira e Orçamentária, Finanças Públicas e Gestão de Pessoas desde 1992. Instrutora da Escola de Administração Fazendária – ESAF, do Ministério da Fazenda na área de Planejamento e Orçamento Público e Instrutora do Programa de Desenvolvimento Gerencial da Escola de Administração Pública – ENAP, nos Módulos Ciclo de Gestão (PPA, LDO, LOA, PAC, BGU e LRF) e Gestão de Pessoas. Durante 19 anos, foi Analista de Finanças e Controle, carreira de Estado do Ministério da Fazenda. No período, foi Conselheira Fiscal do IBGE, da EMPRAPA, da RADIOBRÁS e do SISTEMA TELEBRÁS. Coordenadora do Comitê Interministerial de Securitização do FCVS e FGTS e representante do Tesouro Nacional no PND – Programa Nacional de Desestatização. Foi Assessora de Responsabilidade Fiscal das Empresas Estatais, na Secretaria do Tesouro Nacional e Coordenadora do PND – Programa Nacional de Desestatização na SPE – Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Participou da modelagem do Plano Plurianual – PPA no período de 2000 a 2007 e do Projeto dos Eixos de Desenvolvimento, elaborado para subsídio à formulação dos Planos de Governo. Participou do Plano Brasil 2020 com a equipe de consultores da Monitor do Brasil. Faz parte do corpo de Professores e de Tutores do PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (nas modalidades presencial e a distância), de responsabilidade dos Ministérios da Fazenda e da Educação, executado pela ESAF e Secretarias de Estado da Educação e da Fazenda. Faz parte também da Rede EuroBrasil de estudos e tendências no campo da Gestão de Pessoas no Setor Público. Possui experiência em Consultoria e Instrutoria nas áreas de Planejamento Estratégico com aplicação da ferramenta Balanced Scorecard (BSC), Mapeamento e Melhoria de Processos, Gestão de Pessoas por Competências e Reestruturação Organizacional.

Marilene Antunes Nogueira Lopes

Consultora em projetos de cooperação técnica internacional, com mais de 15 anos de experiência em planejamento, análise e gestão financeira de projetos e programas governamentais. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas-DF; Pós-graduada em Administração Pública; e Mestranda em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha, com parceria da Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI, Puerto Rico. Contabilista de profissão, com ampla experiência em gestão administrativa, orçamentária e financeira. Vivência em análise de prestações de contas de convênios vinculados a projetos de cooperação técnica internacional de grande complexidade. Expertise em elaboração e avaliação de indicadores de desempenho, em planejamento e análise financeira de programas governamentais e gestão pública. Competência em sistemas de gerenciamento de informações financeiras, orçamentárias e análises contábeis, nos setores público e privado. É consultora no Programa de Restauração do Patrimônio Histórico (UNESCO-IPHAN) desde 2010 e atuando no Programa PAC Cidades Históricas deste 2013. Foi responsável pelo planejamento e acompanhamento orçamentário e financeiro do Programa Monumenta (UNESCO – Ministério da Cultura), com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Atuou como técnico-financeiro no projeto Prodeagro/MT, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Mario Andreuzza

Doutor em Política, Estratégia e Alta Administração pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Mestre em Ciências Militares. Possui MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas – RJ e é pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especializado em Planejamento, Gestão Estratégica e Gestão de Projetos, pela Escola Nacional de Administração Pública (Brasília – DF). Possui o curso de Análise de Inteligência da Escola Nacional de Inteligência e os cursos de: Fontes de Inteligência e Técnicas de Coleta; Benckmarking Competitivo e Análise Tática; Análise de Pontos Cegos; Analise Cross-Competitor e Criação e implementação de Operação de Inteligência de Classe Mundial, da “Strategic and Competitive Intelligence Professional” (SCIP). Na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, gerenciou o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro de 1994 a 1998. De 1999 a 2001 foi Comandante do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Uruguaiana – RS. Em 2003 integrou o Estado Maior do Exército – Órgão de Direção Geral da Exército Brasileiro – onde participou da criação do Centrro de Estudos Estratégicos. De 2004 a 2006 foi Coodenador do Centro de Competência em Gestão Administrativa do Ministério da Defesa. Professor de Inteligência Competitiva na Universidade Católica de Brasília e de Gerenciamento de Projetos, na FGV/Brasília (2005 e 2006) e na Fundação dos Administradores do Rio Grande do Sul (2007 e 2008). Em 2007, foi coordenador do Projeto de Capacitação em Inteligência Competitiva para os Centros Internacionais de Negócios, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2008 prestou serviços de consultoria, capacitação, desenvolvimento e treinamento nas áreas de Prospectiva Estratégica e Inteligência Estratégica em apoio aos estudos dos Observatórios de Desenvolvimento Industrial (ODI), do Instituto Euvaldo Lodi de seis Estados da Federação. No mesmo ano atuou como consultor no Projeto Cenários Ambientais 2020, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Em 2009, participou do Projeto de Pesquisa Aplicada Desenvolvimento de Indicadores Prospectivos de Competitividade Industrial (IPCI) para a Confederação Nacional da Indústria e atuou como coordenador e como consultor no Projeto para criação e implementação da Unidade de Inteligência Estratégica no Ministério Público do Estado de Goiás. Em 2010 foi coordenador do Projeto para implementação do Núcleo de Inteligência e Prospectiva Estratégica (NIPE) e elaboração do Plano Estratégico de longo prazo (2030) para o Estado de Goiás e consultor no projeto sobre as potencialidades de inclusão produtiva do público inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal para subsidiar a elaboração de política pública de geração de trabalho e renda.
Em 2011 foi coordenador geral do projeto para a construção e implementação do Sistema de Inteligência Estratégica Institucional do Ministério Público do Trabalho – SIMPT, em âmbito nacional. Atualmente é coordenador institucional do projeto para redesenho do Sistema Estadual de Planejamento do Estado da Bahia. É Presidente do Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas e sócio da SLA CONSULTORES EM ESTRATÉGIA LTDA.

Nádia Gabriele M. Lopes

Pós-graduanda em Gestão de Negócios no IBMEC-DF e bacharel em Relações Internacionais pelo UniCEUB, atua na área de Comércio Exterior há mais de três anos, sendo atualmente consultora no Ministério da Saúde, além de outros órgãos públicos e empresas privadas.

Paulo Hopf

Com mais de vinte e cinco anos de vivência em gestão administrativa e financeira, sua experiência envolve planejamento estratégico e gestão operacional, englobando a gestão de projetos, revisão e implantação de processos, análise de resultados e avaliação de indicadores de gestão. Possui sólidos conhecimentos em implantação e administração de controles financeiros, estruturação e administração de fluxo de caixa (com volume circulante de até US$ 3,5 bi aa), negociações de contratos e operações estruturadas com fornecedores nacionais e multinacionais, negociações com agentes financeiros e bancos de fomento. Como executivo e consultor participou de projetos em instituições privadas e públicas de diversos setores com exposição nacional e internacional, tais como: General Motors, SEBRAE Nacional, Wal-Mart, Banco do Brasil, Confederação Nacional da Agricultura, Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA, Brasil Telecom S/A, Claro S/A, Tele Centro Oeste S/A, Amazônia Mineração, Embraer Prev, SUBWAY, Terracap – Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Exército Brasileiro, Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Secretaria de Planejamento do Governo do Estado de Goiás, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e Educação – IPDE, Opinião Consultoria, Instituto Publix, Neocom Informação Aplicada, CDS – Condomínio de Soluções, Gama Consultores Associados, Grupo Sarkis, Grupo Petropar S/A, Grupo Olvebra S/A, ONG Friends of the Earth (Amigos da Terra), entre outros. É fundador e sócio-diretor da FI CONSULTING – Consultoria e Gestão Empresarial. Engenheiro químico formado pela PUC/RS.

Raul Sturari

Doutor em Política e Estratégia pela Escola de Guerra Naval. Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Especializado em Pedagogia (pós-graduação) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins (Lins, SP). Consultor e Conselheiro do Instituto “Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas”. Professor de pós-graduação da Fundação Universa (Universidade Católica de Brasília). Professor convidado do Laboratório de Estudos de Futuro (LEF) da Universidade de Brasíia (UnB). Coordenador Institucional do Projeto de Capacitação em Inteligência Competitiva, conduzido pelo Sagres junto ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Sistema Indústria (CNI). Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, arma de Infantaria. Foi Secretário Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2006-07). Consultor de Estratégia junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para desenvolvimento do “Projeto Brasil 3 Tempos”, conduzido no âmbito da Presidência da República (2005-2006). Assessor de Estratégia do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional – DRCI, do Ministério da Justiça (2004). Chefe de Assessoria do Ministro/Comandante do Exército (1997-99/2003). Comandante e Diretor de Ensino da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, SP (2000-01). Professor convidado da Escola de Comando e Estado-Maior da Força Armada de El Salvador, América Central (1995-96). Possui os títulos de Professor Militar da Força Armada de El Salvador, na América Central, de Professor Honorário da Universidade Privada do Norte, do Peru, e de Hóspede Distinto da Universidade Nacional de Trujillo, no Peru.

Roberto Carvalho de Medeiros

É Doutor em Ciências Navais – Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval (EGN – 2002). Possui o Mestrado Profissional em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (1993-1994) e Especialização em Negociações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM – 2001). Na área acadêmica foi Instrutor na EGN das disciplinas de Política, Inteligência e Assuntos Psicossociais; Chefe da Área de Estudos III (Política, Estratégia, Inteligência e Assuntos Psicossociais); e Árbitro e Coordenador de Jogos de Manobra de Crise Político-Estratégicas Internacionais. Atualmente é colaborador para o Curso de Relações Internacionais da Faculdade Integrada do Recife (FIR) e membro visitante da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) para Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado Profissional. É palestrante em seminários e encontros nacionais, Instituições Públicas e Empresas Privadas, Fundações e Organizações Não-Governamentais (nacionais e internacionais).

Rodolfo de Melo Prado

Bacharel em Direito pela U.F.M.G., Administrador, inscrito no C.R.T.A, 1ª
Região, presidente do Conselho Consultivo do Instituto “Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas”. Especializado em Recursos Humanos pela EBAP (FGV, RJ); em “Management”, pelo International Institute for Management Development-IMD, em Lausanne, Suíça; Cursos de Planejamento Estratégico pela Fundação João Pinheiro, de Belo Horizonte, MG., pela Fundação Altadir/ Cendec: Gobierno y Planificación; pelo Tavistock Institute of Operational Research: Estratégias para o Planejamento. Credenciado consultor organizacional pela Organization Development Associates – USA. Experiência consolidada como executivo, empresário, consultor de empresas e professor nas áreas de empreendedorismo e de “management.”

Rossana Pavanelli

Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com Certificação MBA Internacional em Business e Marketing pela The Chinese University of Hong Kong e a FGV. Pós-graduada em Marketing e Graduada em Administração de Empresas. Professora de MBA da FGV, atuando nacionalmente; junto a EAESP/FGV integra o time de professores dos Programas de Educação Continuada (GV PEC) em Economia Criativa e Cidades Criativas. Palestrante ativa em Gestão de Desempenho (SMADs e BSC), Avaliação de Programas e de Projetos, Públicos e Privados, Estratégia Avançada, Marketing e Economia e Indústrias Criativas. Foi responsável pelo desenvolvimento da Metodologia de Avaliação do Impacto da Gestão Pública e da Desburocratização junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Coordenou vários projetos, em âmbito nacional, relacionados a empresas de grande porte de diversos segmentos da indústria e do governo para clientes como Confederação Nacional da Indústria (CNI), Bauducco, Nutrimental, Votorantim, Souza Cruz do Brasil, Banco Central do Brasil e Tribunal de Contas da União (TCU). Participou, com a FGV Projetos, do Projeto de Modernização do Judiciário como a consultora responsável pelo acompanhamento dos trabalhos com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o Tribunal Regional Federal da 1a Região e com o Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região. Coordenou trabalhos, em parceria com o Sagres, para subsidiar e estruturar planejamento estratégico com aplicação da metodologia de BSC, para a Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e para o Ministério de Minas e Energia (abrangendo todas secretarias, em alinhamento à DN 119 do TCU), além de ações de alinhamento organizacional e de indicadores (performance) realizadas para o TRF da 1a. Região. Membro da Federação Nacional de Economia Criativa (FNEC). Foi jurada, à convite da ADVB, do Prêmio de Marketing de 2011. Consultora-sênior associada à FGV Projetos há quase 20 anos. Sócia-diretora da HOJE/EMP Consulting desde 2001. Consultora-sênior associada ao Instituto Sagres.

Rubens Fidalgo

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, MBA Controller pela USP e graduado em Administração pela UPIS. Funcionário Aposentado do Banco do Brasil (Diretoria de Controladoria). Atualmente é Diretor Corporativo da AB1 Projetos, Consultoria e Treinamentos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Bancária. Diplomado pela Escola Superior de Guerra, onde concluiu o curso de Gestão de Recursos de Defesa (CEGERD).

Sérgio de Sousa Cirillo

Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (Rio de Janeiro, RJ). Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas (Resende, RJ). Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, Arma de Infantaria. Especialista em Operações em Montanha e Guerra na Selva, tendo comandado o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (Humaitá – AM). Possui curso de extensão e intensa experiência profissional na área de Inteligência e Contra-Inteligência, tendo servido no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (Brasília – DF) e realizado Estágio de Prevenção, Repressão e Combate ao Uso e Tráfico de Drogas, na Polícia Federal. Foi Observador das Nações Unidas em El Salvador, na América Central (1992-93). Capacitado pela Disater Recvery International no planejamento, implantação e gerenciamento de Programas de Continuidade de Negócios e Recuperação de Atividades Produtivas. Possui o curso de Elaboração de Currículos e Avaliação de Medidas de Aprendizagem, do Centro de Estudos de Pessoal, tendo atuado como avaliador junto ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CNI), nas atividades de capacitação em Inteligência Competitiva.