O Instituto Sagres e seus parceiros possuem dezenas de associados, representados por especialistas com expertise no setor público, iniciativa privada e terceiro setor, o que garante a presença da melhor equipe de profissionais para a maximização dos resultados entregues ao final de cada projeto. Além disso, conta com parceiros nacionais e internacionais, entre pessoas físicas (personalidades de destaque) e jurídicas (instituições e organizações) de referência em atividades aderentes às suas áreas de atuação, alocados de acordo com o perfil de cada projeto, fortalecendo a formação de equipes interdisciplinares de trabalho. A seguir, é apresentado extrato da equipe técnica principal do Sagres (clique nos nomes para conhecer um breve currículo).

Adrian Nicolaiev

Formado em Ciências Aeroespaciais pela Academia da Força Aérea (AFA). Pós-graduado em Análise de Sistemas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Analista Senior pelo Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER). Curso de Comando e Estado-Maior pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Possui o curso de Segurança das Comunicações da Escola Nacional de Inteligência. Ministra aulas e palestras nas áreas de Inteligência, Contrainteligência e Segurança de Tecnologia da Informação. Participou do Grupo de Trabalho do Ministério da Defesa (MD) para criação de Centro de Defesa Cibernética.

Carlos Alex Florence Vargas

Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficias do Exército. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Especialista (pós-graduação “lato sensu”) em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco. Coronel da Reserva do Exército Brasileiro. Professor e Instrutor de Administração e Finanças na Academia Militar das Agulhas Negras (1987-90) e de Planejamento, Orçamento, Finanças e Controle Interno e Externo na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1993-96). Assessor no Gabinete do Ministro do Exército (1996-98). Chefe da Seção de Contabilidade e Finanças na Comissão do Exército Brasileiro em Washington – CEBW, EUA (1998-2000). Subdiretor de Finanças (2003-04) e Superintendente de Auditoria Interna (2004-05) na Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL. Analista contratado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica – ABIPTI (2006-07). Consultor contratado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, no âmbito do Projeto 914BRA5065-MCT para contribuir com a Secretaria-Executiva nas atividades de planejamento, coordenação e execução de Programas de Qualidade, Modernização e Reestruturação do Ministério da Ciência e Tecnologia (2008). Prestador de tarefa por tempo certo no Gabinete do Comandante do Exército, cedido ao Ministério da Ciência e Tecnologia para prestar assessoria à Secretaria-Executiva em assuntos inerentes às atividades de Defesa Nacional e de Controle Interno e Externo.

Artur de Melo Reis de Souza

Economista pela PUC/RJ, Mestre em Administração de Empresas pela St. Mary´s Universities of San Antonio, Texas, MBA em Gestão para a Excelência pelo SENAI SC e Mestrando em Inovação e Desenvolvimento pela FG Laureate International Universites. Mais de 30 anos de experiência acadêmica como professor de graduação e pós-graduação em diversas instituições de ensino no Brasil. Sólida experiência como executivo de planejamento financeiro e gestor de marketing de empresas multinacionais: Texaco, Gillette, Pepsi-Cola, Kibon-Sorvane e Tintas Coral. Atuou por mais de 6 anos como Gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sesi PE. Reconhecida vivência como consultor e palestrante em planejamento estratégico, marketing, vendas e gestão empresarial. Foi Sócio-Diretor da Puma Comunicação e Marketing e da Prolev Indústria de Alimentos Saudáveis. Reconhecida participação como Presidente e Diretor de Associações como: Rotary Club do Recife, ADVB, Abrigo Cristo Redentor e G-10 Consultorias Associadas.

Eliana de Aquino

Fabiano Ferraz

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). MBA em Administração em Marketing pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa entre abril de 2008 até fevereiro de 2013 do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. Coordenador do Grupo Gestor Acadêmico do Projeto denominado “Orçamento Base Zero” do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul. Ingressou no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF em 2006, tendo exercido também os cargos de Assessor da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica, Coordenador da Assessoria de Comunicação Social e Coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica. Presidiu a Comissão responsável pela elaboração do Plano de Carreira Docente e do Plano de Carreira técnico-administrativo para as instituições de ensino superior do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Foi coordenador de Comissões de elaboração dos relatórios relativos às dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no UDF. Foi membro titular do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino e Pesquisa do UDF. Constituiu e presidiu o Comitê de Ética em Pesquisa do UDF. Atualmente é Professor na Pós-graduação do UDF de Metodologia Científica. De 2002 a 2006 exerceu os cargos de Coordenador de Projetos Acadêmicos e Assessor da Diretoria na Faculdade Frassinetti do Recife – Congregação Religiosa de Santa Dorotéia – FAFIRE. Nos últimos dez anos dedicou-se à gestão universitária, tendo sido anteriormente formado no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/R), onde permaneceu como Oficial Temporário do Exército Brasileiro até o ano de 2000. Em 2010 participou nos EUA do Higher Education Development Program, desenvolvido pela Georgetown College, Carta Consulta e a International Education Group, programa que teve como objetivo principal apresentar a experiência de universidades americanas na gestão de organizações educacionais que atuam no ensino superior e capacitar gestores de IES brasileiras.

Fernando do Carmo Fernandes

Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército. Especialista em Inteligência pela Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEX)e pós-graduado em Inteligência Estratégica, pela Universidade Euroamericana de Brasília e em Gestão Estratégica Corporativa pela Universidade Católica de Brasília. Possui os cursos Básico, Intermediário e Avançado de Inteligência do Exército e de Técnica de Entrevista pela Escola de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Esint/Abin). É certificado no Competitive Intelligence Professional ( CIP™-I) pela Academy of Competitive Intelligence (ACI). É consultor qualificado e experiente em Análise de Inteligência, Operações de Inteligência, Técnica de Entrevista e Contrainteligência. Foi instrutor de Operações de Inteligência da ExIMEx e da Esint/Abin. É coautor dos livros Fundamentos da Inteligência Competitiva (Ed. Thesaurus, 2010) e Metodologia FIGE – Ferramentas integradas de Gestão Estratégica, além de possuir artigos publicados na Revista Brasileira de Inteligência da Abin. É o criador da metodologia Análise da Dinâmica de Atores, publicada na revista eletrônica “o Debatedouro”(Ed. 84 de maio de 2014). Presta consultoria em Inteligência, Contrainteligência, Planejamento e Gestão estratégicos desde 2009.
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3394395284756024

Humberto de Sá Garay

Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas em Inteligência Empresarial, é especialista em Políticas e Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar. É consultor para o desenvolvimento de relações com o mercado de tecnologias, aplicadas às atividades de Inteligência, pública e corporativa, e na elaboração de metodologias para aplicação de data Analytics. Atua como design de sistemas de informação, bem como na constituição do planejamento estratégico institucional para a gestão do conhecimento e produção de Inteligência. Nas atividades profissionais, voltadas às políticas institucionais de proteção ao conhecimento e compliance, opera na criação da sistematização e normas para a proteção dos ativos de informação, na elaboração de diagnósticos de vulnerabilidades e na implantação de políticas para gestão de riscos e segurança da informação.

Jacintho Lopes Júnior

Formado em Ciências Aeroespaciais pela Academia da Força Aérea (AFA). Pós-graduado em Análise de Sistemas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Mestrado em Informática pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Curso de Comando e Estado-Maior pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Curso de Política e Estratégia Aeroespacial (CPEA). Consultor do PNUD – Projeto Brasil 3 Tempos – Segurança Cibernética. Conhecimentos nas áreas de Simulação, Especificação de Requisitos, Desenvolvimento de Software, Modelagem de Processos, Comando e Controle, Segurança da Informação, Governança (COBIT Foundation) e Gestão de Riscos..
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4188221829064256

Jorge Corrêa Neto

Possui graduação, pós-graduado e mestrado em Administração de Empresas e reúne vasta experiência em gestão empresarial, em especial na área de gestão hospitalar. Ocupou cargos gerenciais em grandes empresas e no Governo de Minas Gerais. Prestou consultoria e assessoramento a instituições públicas e privadas em MG e foi Diretor Executivo no Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato e Secretário Municipal de Saúde em Sete Lagoas – MG. Foi também Diretor do Hospital Regional de Barbacena / Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG e Diretor Geral das Santas Casas de Misericórdia de Piumhi e de Barbacena – MG. Atuou como Secretário Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão e de Assistência Social de Piumhi – MG. Realizou trabalhos de consultoria no segmento de Gestão em Saúde Pública e Privada, voltada para o alcance de resultados, metas e indicadores estabelecidos no planejamento estratégico, bem como no desenvolvimento de ações gerenciais de fortalecimento institucional através da racionalização de processos de trabalho, qualificação de gestores e corpo de colaboradores e na identificação de novas oportunidades de negócio. Prestou consultorias na formulação, estruturação e execução de Planos de Governo em Saúde Pública, com o desenvolvimento e acompanhamento da execução de projetos para captação de recursos. É Diretor de Gestão em Saúde do Instituto Sagres.

José Alexandre Pires

Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval e Graduado em Administração de Sistemas pela Escola Naval. No Hospital Naval Marcílio Dias, Chefe do Departamento de Contabilidade e Gerente da Organização Militar Prestadora de Serviços (OMPS). No Depósito Naval de Manaus, Diretor e Ordenador de Despesa. No Hospital das Forças Armadas, Encarregado do Setor de Contas Hospitalares, Agente Financeiro, Encarregado do Centro de Informações Gerenciais, Chefe do Departamento de Administração e Ordenador de Despesa. No Ministério da Defesa, Assessor do Diretor do Departamento de Organização e Legislação, na Secretaria de Organização Institucional, para a gerência do Banco de Informações Estratégicas e Gerenciais, tendo participado da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias referente ao estudo financeiro e atuarial dos militares da ativa, inativos e seus pensionistas e Assessor do Secretário-Geral. Na Autoridade Pública Olímpica, foi o Superintendente da Gestão Corporativa da Diretoria Executiva. Participou na condição de “Voluntário” nos Jogos Paralímpicos, que ocorreu na Cidade do Rio de Janeiro, em 2016.

José de Fátima Moura Leal

Oficial do Exército da Reserva, Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Augusto Motta (Rio, RJ) e Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília, DF). Foi oficial de ligação do Exército Brasileiro no Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (Nova Iorque – EUA) e assessor técnico do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Brasília –DF). Exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Licitações da Prefeitura de Campinas e de Diretor Financeiro da empresa Informática de Municípios Associados, que atua na área de soluções de informática para o setor governamental. Correntemente, presta consultoria na área de contratos, licitações, parcerias e concessões conduzidas pela Administração Pública.

José do Carmo Ferreira

É administrador, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo – Fundação Álvares Penteado, em 1974. Participou como instrutor no treinamento e implantação de vários sistemas do segmento contábil financeiro no SERPRO, bem como do desenvolvimento do SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal e sua implantação no SERPRO, EMBRAPA e CONAB. Participou também de vários encontros, cursos, seminários, fóruns, workshops e outros eventos voltados principalmente às áreas orçamentária, financeira, contábil, de investimentos, atuarial e previdenciária, tais como, Problemas do Desenvolvimento Brasileiro, Administração Regional do Distrito Federal, Seminário sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, Seminário Intensivo de Factoring, Fórum Transformando Organizações – Paul Kennedy IBM, Atualização Gerencial – Amana-Key, II e III Encontro Nacional de Gestão de Investimentos e Fundos, Modelo de Gestão do Prêmio Qualidade Rio – PQRio, A Responsabilidade Civil de Dirigentes e Profissionais das Entidades de Previdência Privada, 22º e 23º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão – ABRAPP. Possui os seguintes cursos profissionalizantes: Administração de Material, Administração Financeira, Administração Orçamentária e Financeira, Análise de Crédito e Cobrança, Análise Estruturada de Sistema, Auditoria e Controle Interno no Setor Público, Desenvolvimento e Capacitação Profissional, Desenvolvimento Gerencial, Elaboração e Análise de Projetos, Fluxo de Caixa Diário – como Projetar e Gerenciar, Gerenciamento de Processos Organizacionais, Internet como Ferramenta de Negócios e de Trabalho, Investimentos no Mercado de Renda Fixa, Licitações e Contratos Administrativos, Matemática Financeira, Negociação Inteligente – Influenciando a Tomada de Decisão, Organização e Racionalização de Serviços, Organizações e Métodos, Perícia e Assistência Técnica Judicial. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Gerente de Orçamento e Finanças da CODHAB em 2011, Consultor Tributário no âmbito Municipal de 2006 a 2010, Funcionário concursado do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO Brasília, Diretor de Investimentos do SERPROS – Fundo Multipatrocinado, de 2001 a 2003, Membro e vice-presidente do Conselho de Administração da empresa Kepler Weber no biênio 2002 / 2003. Empresa de capital aberto atuando no setor de agronegócios, especializada no desenvolvimento de soluções para armazenagem, líder na América Latina nesse segmento e exportadora para vários países, Presidente do Conselho Fiscal do SERPROS – Fundo Multipatrocinado no biênio 1995 / 1996, Funcionário concursado do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica – CNPq – Brasília – de 1978 a 1980, Contador geral do Grupo Imobiliário Onísio Ludovico – Brasília – de 1977 a 1978, Funcionário concursado do Banco do Estado de São Paulo S.A. – BANESPA –de 1972 a 1977, Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de Sacramento – MG – em 1971, Possui conhecimento e domínio amplo das ferramentas básicas utilizadas na gestão empresarial e domínio intermediário da língua inglesa.

Luís Henrique Sganzella Lopes

Consultor em projetos de cooperação técnica internacional, com mais de 20 anos de experiência em planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas direcionadas à Agricultura Familiar e a Empreendimentos Familiares Rurais. Engenheiro Agrônomo com Especialização em Administração de Comércio Exterior (IEL/UFMT) e Agronegócio (UnB). Mestrando em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha, com parceria da Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI, Puerto Rico. Experiência em formulação, monitoramento e gestão de Programas e Projetos voltados ao desenvolvimento rural de Cadeias Produtivas Sustentáveis; no desenvolvimento de estudos e análises específicas de mercado de terras; na coordenação de pesquisas de campo e mercadológicas relacionadas a promoção da inserção competitiva da produção agrícola familiar nos mercados. Atuou como Monitor de Crédito Rural e comercialização do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Agroambiental do Estado de Mato Grosso – PRODEAGRO. Foi Presidente da Comissão Técnica do Sistema Estadual de Crédito Alternativo – SECRA/MT. Atuou como Especialista em informação de mercado da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional. Coordenou o Programa de Capacitação em Agronegócio Frutícola: Mercados Interno e Externo, com a formação de Professores de Escolas Agrotécnicas em Plano de Negócio para a Gestão Empresarial no âmbito do convênio IBRADEC/MEC. Atualmente é consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, atuando no Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, realizando estudos e análises específicas relativas a dinâmica do mercado de terras nacionais de forma a proporcionar mais transparência no atual processo de aquisição de terras do PNCF.

Luiz Eduardo Rocha Paiva

Possui cursos de nível graduação, mestrado e doutorado na área de Ciências Militares, respectivamente, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). É pós-Graduado pelo MBA Executivo do Exército Brasileiro – Especialização – na Fundação Getúlio Vargas. Realizou o Curso de Altos Estudos Militares da Escola Superior de Guerra do Exército Argentino, nível pós-graduação, e o Curso de Assalto Aéreo, técnico-operacional, na 101ª Divisão de Assalto Aéreo do Exército dos EUA. Foi Instrutor na AMAN, EsAO e ECEME e Observador Militar da ONU em El Salvador – América Central.  Como oficial superior, serviu no Estado-Maior do Exército, na Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, no Comando
Militar do Planalto, no Gabinete do Ministro do Exército e no Gabinete do Comandante do Exército. Comandou do 5º Batalhão de Infantaria Leve (Regimento Itororó), da Força de Ação Rápida do Exército. Na oportunidade, comandou missão de pacificação no Sul do Pará em conflito entre o MST e fazendeiros locais. Como oficial-general, foi Gerente da implantação do Programa Excelência Gerencial do Exército, Secretário-Geral do Exército e Comandante da ECEME. É
professor emérito da ECEME, Diretor da Área de Geopolítica e Conflitos do Sagres e membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil. Realiza palestras e escreve artigos, publicados em livros, jornais e revistas nacionais e estrangeiras, sobre geopolítica, estratégia, liderança, política nacional e segurança.

Luiz Alberto de Almeida e Silva

Graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduado em Aplicações Operacionais (Sistemas de Defesa) pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Communications-Computer Systems (USAF/USM), Planejamento Estratégico Institucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Comando e Estado-Maior (CCEM) e Política e Estratégia Aeroespaciais, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). Especialização em Mission Assurance na National Aeronautics and Space Administration (NASA) e Opérations de Lacement na European Space Agency (ESA). Experiência profissional nas áreas de: Pesquisa e Desenvolvimento (Atividades Espaciais e Sistemas de Defesa), Gestão de Sistemas de Informação e Telecomunicações, Relações Institucionais e Ensino Superior (Professor do Curso de Pós-graduação em Aplicações Operacionais do ITA.

Maria Verônica Korilio Campos

Doutoranda em Educação (UCB). MBA em Gestão Empresarial, com Docência Superior (UDF). Pós-Graduada em Administração Financeira, Orçamentária e Contabilidade Pública (FGV) e em Educação a Distância (UnB). Graduada em Administração de Empresas e em Ciências Econômicas (UDF). Habilitada como Personal e Leader Coach (SBC). Foi servidora pública do Departamento de Polícia Federal (DPF), da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério da Fazenda (Secretaria do Tesouro Nacional, Secretaria de Política Econômica e Delegacia da Fazenda Nacional), na carreira de Finanças e Controle. Consultora e Professora nas áreas de Administração Pública, Gestão de Pessoas, Planejamento e Gestão.
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3374651291797150

Marilene Antunes Nogueira Lopes

Consultora em projetos de cooperação técnica internacional, com mais de 15 anos de experiência em planejamento, análise e gestão financeira de projetos e programas governamentais. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas-DF; Pós-graduada em Administração Pública; e Mestranda em Desenho, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha, com parceria da Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI, Puerto Rico. Contabilista de profissão, com ampla experiência em gestão administrativa, orçamentária e financeira. Vivência em análise de prestações de contas de convênios vinculados a projetos de cooperação técnica internacional de grande complexidade. Expertise em elaboração e avaliação de indicadores de desempenho, em planejamento e análise financeira de programas governamentais e gestão pública. Competência em sistemas de gerenciamento de informações financeiras, orçamentárias e análises contábeis, nos setores público e privado. É consultora no Programa de Restauração do Patrimônio Histórico (UNESCO-IPHAN) desde 2010 e atuando no Programa PAC Cidades Históricas deste 2013. Foi responsável pelo planejamento e acompanhamento orçamentário e financeiro do Programa Monumenta (UNESCO – Ministério da Cultura), com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Atuou como técnico-financeiro no projeto Prodeagro/MT, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Mario Andreuzza

Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército onde realizou também o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Possui o MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas – RJ e é pós-graduado em Gestão Empresarial, pela PUC/RS. Especializado em Planejamento, Gestão Estratégica e Gestão de Projetos, pela Escola Nacional de Administração Pública (Brasília – DF). Foi professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), da Fundação Armando Alvares Penteado – SP (FAAP), da Fundação Getúlio Vargas (BSB) e do Instituto Eckart (RS). Possui o curso da Academy of Competitive Intelligence (ACI) e atuou como coordenador geral e consultor em vários projetos, tanto na área pública quanto na área privada. Ex-Presidente do Instituto SAGRES.
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9429105098212909.

Ridauto Lúcio Fernandes

Militar, deixou o serviço ativo no posto de General de Brigada. Ao longo de 37 anos de serviço, realizou cursos militares na área de operações especiais e paraquedismo. Comandou tropas na Amazônia, no Planalto Central, no Nordeste, na Região Sudeste e no Sul do País. No exterior, realizou curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos da América e de altos estudos militares na Espanha. Tem mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, na área de Defesa – Gestão de Pessoal. Comandou o 63º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Florianópolis e a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal. Em 2017/2018, foi encarregado de Operação de Garantia da Lei e da Ordem no Rio Grande do Norte, ocasião em que assumiu o controle operacional da Secretaria de Segurança Pública daquele Estado

Roberto Carvalho de Medeiros

É Doutor em Ciências Navais – Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval (EGN – 2002). Possui o Mestrado Profissional em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (1993-1994) e Especialização em Negociações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM – 2001). Na área acadêmica foi Instrutor na EGN das disciplinas de Política, Inteligência e Assuntos Psicossociais; Chefe da Área de Estudos III (Política, Estratégia, Inteligência e Assuntos Psicossociais); e Árbitro e Coordenador de Jogos de Manobra de Crise Político-Estratégicas Internacionais. Atualmente é colaborador para o Curso de Relações Internacionais da Faculdade Integrada do Recife (FIR) e membro visitante da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) para Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado Profissional. É palestrante em seminários e encontros nacionais, Instituições Públicas e Empresas Privadas, Fundações e Organizações Não-Governamentais (nacionais e internacionais).

Rodolfo de Melo Prado

Bacharel em Direito pela UFMG (1963), inscrito na OAB/DF. Administrador, inscrito no CRTA do D.F. Especialização em “Management”, pelo International Institute for Management Development-IMD, da Universidade de Lausanne, Suíça(1979 e 1999). Especialização em Recursos Humanos pela Escola Brasileira de Administração Pública – EBAP/FGV/Rio. Especialização em Planejamento Estratégico pela Fundação João Pinheiro (professores da Graduate School of Business Administration/Columbia University, NY); pelo Tavistock Institute of Operational Research, de Londres, em convênio com a Fundap, S.P., e em Planejamento overnamental pelo CENDEC. Especializado em Desenvolvimento Organizacional e credenciado como Consultor pela Organization Development Associates – USA. Especialização em Análise Gerencial de Problemas e Tomada de Decisões pela Kepner-Tregoe, International, de Princeton, New Jersey, USA. Como executivo, foi Diretor do Instituto de Administração Pública – InAP – de M.G.; Diretor Administrativo da FUB/UnB; Secretário Adjunto da Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste – SUDECO e Secretário Adjunto da Secretaria de Modernização Administrativa – SEMOR/SEPLAN da Presidência da República. Fundador (1991) e Presidente da Prado & Consultores Associados, empresa de consultoria na área de micro e pequenas empresas. Como consultor, atuou como responsável direto na condução de diagnóstico organizacional e planejamento de entidades e programas públicos de grande porte (Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN (1978); Programa Nacional de Centros Sociais Urbanos (1980); Procuradoria Geral da República (1981); Programa de Expansão da Educação Profissional –PROEP – MEC (2002). Ex-consultor do SEBRAE, atuou, nacionalmente, como facilitador em mais de 120 seminários Empretec. Conta com mais de 10.000 horas em sala de aula, conduzindo programas de qualificação gerencial e empreendedorismo.
Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Sagres de Política e Gestão Estratégicas Aplicadas”.

Rubens Fidalgo

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC, MBA Controller pela USP e graduado em Administração pela UPIS. Funcionário Aposentado do Banco do Brasil (Diretoria de Controladoria). Atualmente é Diretor Corporativo da AB1 Projetos, Consultoria e Treinamentos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Bancária. Diplomado pela Escola Superior de Guerra, onde concluiu o curso de Gestão de Recursos de Defesa (CEGERD).

Said Brandão Sayd

Mestre em APLICAÇÕES MILITARES (stricto senso) pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), Rio de Janeiro-RJ, em 1992 e em CIÊNCIAS MILITARES (stricto senso) pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Rio de Janeiro-RJ, em 2003; Em 2004 foi o Gerente de implantação do Programa de Excelência Gerencial (PEG) em 13 Organizações Militares da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada – Recife-PE; m 2005 foi o Gerente de implantação do Programa de Excelência Gerencial (PEG) em 48 Organizações Militares do Comando Militar do Nordeste, Recife-PE; em 2006 e 2007 comandou o Colégio Militar de Manaus-AM, onde implantou o Programa de Excelência, com resultados excepcionais; em 2008 e 2009 chefiou o Escritório do Projeto de Implantação e Organização do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), em Brasília-DF, coordenando o trabalho da equipe do Projeto; em 2010 e 2011, servindo no CCOMGEX, em Brasília-DF, foi o Supervisor do Projeto Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON). O SISFRON é um sistema integrado de sensoriamento, de apoio à decisão e de emprego operacional cujo propósito é fortalecer a presença e a capacidade de ação do Estado na faixa de fronteira, coordenando o trabalho da equipe do Projeto; e em 2015 foi o Supervisor do Projeto de implantação do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC), no Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, coordenando o trabalho da equipe do Projeto.

Sérgio de Sousa Cirillo

Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (Rio de Janeiro, RJ). Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas (Resende, RJ). Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, Arma de Infantaria. Especialista em Operações em Montanha e Guerra na Selva, tendo comandado o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (Humaitá – AM). Possui curso de extensão e intensa experiência profissional na área de Inteligência e Contra-Inteligência, tendo servido no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (Brasília – DF) e realizado Estágio de Prevenção, Repressão e Combate ao Uso e Tráfico de Drogas, na Polícia Federal. Foi Observador das Nações Unidas em El Salvador, na América Central (1992-93). Capacitado pela Disater Recvery International no planejamento, implantação e gerenciamento de Programas de Continuidade de Negócios e Recuperação de Atividades Produtivas. Possui o curso de Elaboração de Currículos e Avaliação de Medidas de Aprendizagem, do Centro de Estudos de Pessoal, tendo atuado como avaliador junto ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CNI), nas atividades de capacitação em Inteligência Competitiva.