Dinâmicas Governantes

A administração voltada para objetivos, indicadores e metas do ambiente interno tem se mostrado insuficiente nas modernas conjunturas organizacionais que exigem, cada vez mais, atitudes e comportamentos diferenciados perante os demais atores que podem, direta ou indiretamente, influenciar seu negócio.

Os adversários de hoje poderão ser os parceiros de amanhã. Fusões, concorrências, joint ventures, ações judiciais e parcerias se alternam em velocidades cada vez maiores entre as mesmas organizações e com novos atores. O próprio ambiente de negócios varia de acordo com a conjuntura e enseja a necessidade de reinventar a organização, muitas vezes como forma de melhor se posicionar no mercado e outras por uma questão de sobrevivência.

Conceitualmente, é válido afirmar que as Dinâmicas Governantes (DG) são parte das Ciências Sociais que estuda os atores e as forças que modificam seus comportamentos, oferecendo subsídios à Gestão Estratégica, a partir da combinação de disciplinas diretamente relacionadas à Inteligência, à Teoria dos Jogos e às Técnicas de Negociação.

Trata-se de um novo e mais profundo olhar sobre o que outros autores chamam de Jogo de Atores, Gestão de Stakeholders, Articulação Institucional ou Relações Institucionais.

A palestra é destinada a gestores, acadêmicos e profissionais que atuam em ambientes de negócios sujeitos a constantes mudanças conjunturais.

Conheça o palestrante

Raul Sturari – Doutor em Política e Estratégia pela Escola de Guerra Naval; doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; especializado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Administração pela Faculdades Salesianas de Lins. Foi Secretário Executivo do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e coordenador do Projeto “Brasil 3 Tempos”, de Prospectiva Estratégica. Professor de pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo, e consultor coordenador em diversos projetos públicos e privados de Planejamento e Gestão Estratégica com o apoio da Prospectiva, com destaque para: Cenários Ambientais 2020 (Estado de São Paulo); Plano Goiás 2030 (Estado de Goiás) e Redesenho do Sistema Estadual de Planejamento da Bahia.