Curso e Oficina Gestão Estratégica de Competências

1. Apresentação

O Curso ou Oficina de Gestão Estratégica de Competências está fundamentado nas recentes abordagens teóricas e metodológicas de Administração, Neurociência e Educação que, integradas a outras áreas do conhecimento, dão ao evento um formato interdisciplinar e sistêmico. Sendo um evento customizado, sua formatação é diferenciada em cada demanda e sua realização ocorre em função dos objetivos propostos e pelo constante alinhamento às variações contextuais internas e externas.

O objetivo geral é capacitar gestores e outros profissionais no uso de métodos, técnicas e ferramentas adequadas à gestão estratégica por competências, para alcançar os melhores resultados individuais, organizacionais e sociais, gerando
satisfação de administradores, funcionários e clientes.

2. Público

Podem participar do curso ou da oficina administradores, gestores, especialmente os da área de gestão de pessoas, profissionais diversos que desejem identificar e gerir suas próprias competências para melhorar seu desempenho e alcançar melhores resultados no desempenho profissional.

3. Estrutura e carga horária:

Parâmetros para este programa, ressaltando que a definição final depende dos objetivos e especificidades de cada cliente.

  • Curso (C-H entre 16 e 40 horas): predomínio de abordagem teórica conceitual e metodológica.
  • Oficina (C-H entre 32 e 120 horas): abordagem teórica e metodológica colocada em prática.

4. Metodologia

A metodologia principal é a Sistêmico-participativa com dinâmica de grupo explícita que possibilita a aprendizagem vivencial, leitura, debate, propostas e construção coletiva, orientada pelos objetivos propostos. As turmas poderão ser formadas com um mínimo de 10 e um máximo de 25 participantes.

5. Conteúdo programático

O conteúdo programático inclui fundamentos legais, teóricos e metodológicos da gestão estratégica de competências podendo ser estudados desde os conceitos básicos aos mais avançados, relativos ao processo completo em suas diferentes etapas, ou poderá ser restrito a uma determinada fase da gestão por competências.

Principais tópicos:

  • Evolução conceitual desde as ciências sociais e humanas, bem como base legal da gestão por competências.
  • Tipologia e níveis de competências individuais, coletivas e organizacionais.
  • Fatores operacionais da gestão de competências.
  • Visão sistêmica de competências e gestão sistêmica por competências.
    1. Planejamento e Seleção
      Lotação e ambientação
      Desempenho e evolução – coaching
      Capacitação e desenvolvimento
      Remuneração e recompensas
  • A gestão por competências como processo e suas etapas:
    1. Definição e alinhamento da estratégia organizacional
      Identificação de competências e suas tipologias
      Avaliação de competências
      Métodos e técnicas de identificação e avaliação de competências
  • Principais aplicações do mapeamento de competências
  • O autodesenvolvimento e potencialização de competências individuais.

6. Facilitadora

Davina Maia é consultora organizacional sistêmica, Docente, Instrutora, Facilitadora de Aprendizagem e Coach de competências com experiência superior a 30 anos em organizações públicas e privadas, Escolas de Governo e Organismos internacionais; Psicopedagoga e Terapeuta de Família individual e grupal, utilizando métodos multidisciplinares. Consultora Associada do SAGRES, capacitada na poderosa Metodologia Fige – Ferramentas Integradas de Gestão Estratégica. Trabalhou mais de 25 anos na área de gestão de pessoas, tendo sido gestora da área de capacitação e desenvolvimento. Como consultora organizacional já capacitou mais de 5.000 pessoas nessa área e implantou a gestão por competências em organizações públicas e privadas. Já ministrou diversos cursos e oficinas sobre gestão de pessoas e, especificamente sobre gestão por competências, nas Escolas de Governo no Brasil. Vem realizando, internacionalmente, eventos e vivências para o desenvolvimento de neurocompetências e neurodidática.

7. Custo

Os valores serão definidos a cada demanda, tendo em vista a grande variação de fatores e elementos constitutivos de cada evento.

Tem interesse neste Curso? Fale com o SAGRES: