Curso de Gestão Estratégica de Crises

O estudo da gestão de crises analisa e deixa à mostra algo que é temido pelo grau de incerteza, por seu nível de imprevisibilidade, em função do obscuro final que não se consegue ver e pelo que já ocorreu em casos clássicos, sem comentar a inexistência de fórmula determinista de solução.

1. OBJETIVO DO CURSO

Desenvolver nos participantes a competência estratégica voltada para gestão em situações de crises, capacitando-os ao exercício da macrogestão de instituições em contextos organizacionais complexos – públicos e privados – sujeitos a processos de mudanças contínuas.

2. PÚBLICO ALVO

Servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário; aspirantes a cargos de direção e assessoramento no setor público; empresários e acadêmicos interessados no estudo da gestão estratégica de instituições, cujos resultados dependam fundamentalmente de capacitação na administração de sistemas complexos.

3. CONTEÚDO GERAL (ementa)

Estudo e gestão (gerenciamento) de crises; concepção de crise, como se faz a gestão de uma crise e suas ocorrências; histórico e estudo de casos; tipologia das crises e níveis de tratamento (estratégico, tático e operacional); estrutura e cargos/funções na gestão de crises; estudo acerca dos indicadores gerais de crises (IGC) e a visão de que o inusitado pode acontecer; possíveis e repercussões; condutas mais eficazes antes, durante e após as crises; análises de risco e a continuidade do negócio; principais temas atuais e novas vulnerabilidades; características das crises e os impactos do inesperado; planos de ação, de emergência e de assistência a familiares; a comunicação nas crises e técnicas de relacionamento com a mídia; Centro de Gerenciamento de Crises e o Op-Center; oficinas de estratégia de gestão de crises (EGC).

4. MÓDULOS DE APLICAÇÃO

O curso voltado para a gestão de crises é flexível em sua aplicação. Os temas podem ser tratados especificamente para determinadas contingências ou situação próprias de cada Da mesma forma como outros cursos do Instituto Sagres, podemos pensar em módulos de aplicação e capacitação.

  • Módulo Básico de 12 horas, no qual se trataria de conceitos gerais e princípios de atuação
  • Módulo Intermediário de 24 horas, onde seriam abordados além do módulo anterior, características das crises e os impactos do inesperado; planos de ação, de emergência e de assistência a familiares; a comunicação nas crises e técnicas de relacionamento com a mídia;
  • Módulo Avançado de 36 horas, onde toda a ementa prevista seria abordada.

5. INVESTIMENTO

  • Cursos abertos e palestras
  • Cursos in company: mediante consulta
  • Datas: a determinar

6. PROFESSOR/FACILITADOR

(O curso pode incorporar outros especialistas conforme for o caso)

Homero José Zanotta Vieira é Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Possui experiência na condução de grupos de gerenciamento de crises nas esferas pública e privada. Possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (Brasília) em Gestão Estratégica da Informação e MBA e pela FGV RJ na temática de estratégia executiva. Qualificado, também, para análise organizacional, elaboração de diagnósticos comunicacionais e desenvolvimento de planos, projetos e programas.

Endereço:

SHCN CL Qd 309, bloco B, sala 211/A, Asa Norte 70.755-520 – Brasília, DF

Telefone:

(61) 3272-7078

e-mail: