No ano de 2004, um grupo de profissionais com ampla formação acadêmica e diversificada experiência em órgãos públicos e privados decidiu criar uma instituição orientada para as melhores práticas de planejamento e gestão. O Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por finalidade promover estudos e pesquisas, desenvolvimento de soluções tecnológicas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, bem como eventos, consultorias, capacitação, desenvolvimento e treinamento, em suas áreas de conhecimento. Desenvolve suas atividades por intermédio da execução direta de projetos, programas ou planos de ação, bem como da prestação de serviços a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos públicos e privados que atuam em áreas afins. Está qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n. 9.790, de 23 de março de 1999, conforme despacho da Secretaria Nacional de Justiça, publicado no Diário Oficial de 15 de agosto de 2006.

INTENÇÃO ESTRATÉGICA

MISSÃO: oferecer base conceitual consistente e melhores práticas em nossas áreas de conhecimento.

VISÃO: ser polo de excelência, nacional e internacional, em política e gestão estratégica aplicadas.

VALORES: Ética e Legalidade; Independência Intelectual; Eficiência, Eficácia e Efetividade; Excelência; Respeito à Diversidade; Responsabilidade Socioambiental; Retidão nas relações sociais e profissionais

PRESIDENTES:

– de novembro de 2004 a outubro de 2007:

JOSÉ OLAVO COIMBRA DE CASTRO

– de outubro de 2007 a janeiro de 2012:

RAUL STURARI

– de janeiro de 2012 a novembro de 2015:

MÁRIO ANDREUZZA

DIFERENCIAL: As experiências e expertises reunidas nos últimos anos permitem afirmar que os métodos e técnicas de Prospectiva, Inteligência e Análise de Dinâmicas Governantes (ADG) constituem hoje o cerne que faz, do SAGRES, referência em Planejamento e Gestão Estratégica.

Prospectiva, derivada do latim prospectivus (aquele que faz ver adiante ou ao longe), é a disciplina que permite visualizar futuros múltiplos, oferecendo subsídios para atuar no presente. Por serem os cenários de longo prazo complexos e incompatíveis com as percepções de previsão e projeção, a prospectiva se torna estratégica na medida em que se propõe a trabalhar sobre as incertezas, de modo a concretizar as hipóteses mais favoráveis na construção do melhor futuro possível.

Inteligência, do latim intelligere (saber estabelecer ligações entre os elementos para produzir um conteúdo significativo), é a atividade de produção de conhecimentos em apoio à decisão, que acompanha o presente, identificando e monitorando atores e eventos de relevância, com foco em seus prováveis desdobramentos futuros — tendências e rupturas — possibilitando à alta gestão ações proativas.

ADG é uma das principais marcas do Instituto. Oferece subsídios para interação com os atores de interesse, a partir da análise de suas estratégias e fatores de influência. Integra, ainda, fundamentos de Teoria dos Jogos e Negociação.

POR QUE SAGRES

Trata-se de uma homenagem a um dos mais significativos exemplos de projeto estratégico bem sucedido da história mundial, ressaltando a ligação atávica entre as nações brasileira e portuguesa.

O promontório de Sagres abrigou o mais completo e inovador centro de estudos náuticos do Séc. XV, sob a direção do infante dom Henrique, tesoureiro da Ordem de Cristo e filho do Rei Dom João I.

O Projeto permitiu a Portugal o domínio das rotas comerciais do Atlântico Sul, da África e da Ásia, a ponto de fazer do idioma lusitano a língua franca da época, usada em portos dos três continentes.

NOSSAS LOGOMARCAS: