Análise de Dinâmicas Governantes

O contexto institucional e até mesmo pessoal é cada dia mais pautado em interações externas, as quais podem assumir contornos de cooperação ou de competição. As decisões e as ações que envolvem o diálogo estratégico entre as organizações podem significar, não raramente, a diferença entre o fracasso, a sobrevivência ou o sucesso das mesmas.

A Análise de Dinâmicas Governantes (ADG), conforme preconizada pelo Instituto SAGRES – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, inclui técnicas de Inteligência, de Teoria dos Jogos e de Negociação, em dois módulos:

  • Módulo básico – 40 horas: Inclui uma apresentação conceitual (4 horas) e três submódulos teóricos, com exercícios práticos, de: Inteligência (12 horas), Teoria dos Jogos (12 horas) e Negociação (12 horas). O final, o aluno reconhecerá as principais técnicas e a importância das Dinâmicas Governantes para o contexto organizacional, e estará em condições de aprofundar seus conhecimentos em outras fontes.
  • Módulo avançado – 40 horas:Tem como pré-requisito o módulo básico. Consiste em um exercício que insere os alunos em um contexto organizacional contemporâneo, de modo que exerçam, alternadamente, o papel de decisores e condutores das interações necessárias com outras instituições do mundo corporativo. Ao final, os alunos terão internalizados os principais métodos e técnicas de aplicação das Dinâmicas Governantes.